Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (17) receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com isso, o senador será transformado em réu pela primeira vez.
Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) acolheram a denúncia de corrupção da Procuradoria Geral da República e, por 4 votos a 1, a de obstrução de Justiça – neste caso, o único voto contrário foi o de Alexandre de Moraes.
Com a aceitação da denúncia, Aécio passa a responder ao processo penal na condição de réu e poderá contestar a acusação com novas provas. Só ao final da ação poderá ser considerado culpado ou inocente, em julgamento a ser realizado pela mesma turma do Supremo.
O julgamento começou no início da tarde com as manifestações da acusação e da defesa do parlamentar.
O advogado de Aécio, Alberto Zacharias Toron, contestou as acusações de corrupção e obstrução de Justiça. O subprocurador da República Carlos Alberto Coelho, responsável pela acusação, disse haver “farto material probatório” para incriminar o senador (leia mais abaixo).
Aécio foi acusado em junho do ano passado, em denúncia da Procuradoria Geral da República, de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores políticos; e também de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Uma conversa entre os dois foi gravada pelo empresário.
Junto com o parlamentar, foram denunciados pela PGR a irmã dele, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG), todos por corrupção. A primeira teria pedido o dinheiro a Joesley e os outros dois teriam recebido e guardado quatro parcelas de R$ 500 mil em espécie.
Após as manifestações da procuradoria e dos advogados, os ministros rejeitaram, por unanimidade, um pedido da defesa para ter acesso a provas que integram outras investigações, relacionadas a Marcello Miller.
Rádio Inconfidência MG
6 comentários
17 de Apr / 2018 às 17h54
CHEIROU PÓ ESTRAGADO, ENCHEU A MEIA DE MERDA E COMECOU A GIRAR, GIRAR, GIRAR. OLHA NO QUE DEU, MELOU TODO MUNDO. KKKKKKKKKKKKKKK É A TRISTE SINA DE UM TUCANALHA
17 de Apr / 2018 às 18h38
Quem matou Teori ??
17 de Apr / 2018 às 20h33
Senhores,é fácil ser político com dinheiro público.Vivemos em uma nação em que que deveria nós representar,vive no bolso do empresário. Porém, que todos nós saibamos a nação que queremos, é a que VOTAMOS.Pensem nisso.
17 de Apr / 2018 às 21h17
o ministro alexandre de moraes do psdb votou a favor de aecio neves o juiz moro tambem do psdb . vejam as coisas gente como funciona ?
17 de Apr / 2018 às 22h33
E XARA SUA HORA TA PERTO,VAI FAZER COMPANHIA A SEU AMIGO LULA.KKKKKKK
17 de Apr / 2018 às 22h48
É perseguição política. Não há provas. Ele também é mais honesto que Jesus.