Empreendedores do setor alimentício do distrito de Juremal participaram nesta sexta-feira (13), na sede da comunidade, do lançamento do projeto “Fortalecendo o Semiárido”, uma realização da Prefeitura de Juazeiro através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade – SEDES em parceria com o CETEP - SF, e as secretarias estaduais da Educação - SEC e de Desenvolvimento Rural – SDR.
Cerca de vinte pessoas participaram da capacitação em boas práticas de manipulação e produção, primeira etapa do curso que abrange desde o processo de segurança alimentar, transporte do alimento, embalagem, manuseio, armazenamento, e higienização. “Esta é a primeira capacitação do curso que engloba todo o processo de beneficiamento da carne de bode, das frutas e hortaliças. Estamos ensinando como fazer o uso correto do material para garantir um produto final seguro e de qualidade para o consumidor. Teremos mais nove capacitações dentro desse curso, totalizando dez”, explicou a tecnóloga em alimentos da ADEAP, Ataildes Pinheiro.
Para Carla Nunes de Macedo, dona de uma pequena padaria no distrito de Juremal, o curso é de grande importância para todos que trabalham ou desejam trabalhar com alimentos. “Estou empolgada com o que vimos até aqui, são informações primordiais para quem trabalha com alimentos. Vou passar tudo que estou aprendendo para meu esposo, meu sócio na padaria, e melhorar cada vez mais a qualidade dos nossos produtos”, disse.
Segundo a doceira Edneide Raimunda da Conceição Duarte, essa é uma oportunidade para todos da comunidade se especializar. “Há oito anos faço e vendo meus doces em casa e em feiras da cidade, mas nunca tive a oportunidade de me especializar na fabricação dos mesmos. Participar de um curso e ainda por cima gratuito, é uma grande felicidade”, declarou.
Vale destacar que uma das finalidades da ação é reduzir as desigualdades regionais, através de capacitações profissionais em caráter estratégico de políticas regionais que possam incorporar incentivos para proporcionar o desenvolvimento regional da produção da agricultura família.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, além de Juremal outros distritos também serão agraciados com o projeto alimentício. “O objetivo é promover o desenvolvimento econômico dos produtores da agricultura familiar, bem como qualificar, valorizar e padronizar a cadeia produtiva de forma sistemática e continuada, sustentável, participativa e descentralizada. Estamos felizes com esse primeiro momento e acredito que os cursos serão de grande valia para desenvolvimento econômico das comunidades da zona rural”, afirmou.
Lene Radina/ ASCOM ADEAP
3 comentários
13 de Apr / 2018 às 21h14
Que esse projeto possa torna-se presente em várias localidades do município. Parabéns a toda equipe!!
15 de Apr / 2018 às 14h34
Parabéns pelo projeto , pois é de grande importância para o semiárido nordestino e que abranja para outras localidades e municípios. Um alimento de seguro e de qualidade garante a saúde dos consumidores. A equipe tá de parabéns, em especial minha amiga e colega de faculdade Ataides... Sou toda orgulho!!
15 de Apr / 2018 às 14h35
Parabéns pelo projeto , pois é de grande importância para o semiárido nordestino e que abranja para outras localidades e municípios. Um alimento de seguro e de qualidade garante a saúde dos consumidores. A equipe tá de parabéns, em especial minha amiga e colega de faculdade Ataides... Sou toda orgulho!!