A Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), com sede em Uauá, no Território do Sertão do São Francisco, se prepara para a 10ª edição do Festival do Umbu, que vai acontecer nos dias 27 e 28 deste mês. Com o tema "Alimentação e Sustentabilidade", nesta edição, o Festival promoverá espaços de discussão e valorização dos potenciais produtivos da sociobiodiversidade da Caatinga, no âmbito do extrativismo sustentável e da agricultura familiar.
O Festival do Umbu é um importante espaço de articulação, troca de saberes, divulgação e comercialização dos produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Com programação variada, o evento conta com oficinas de formação, apresentações culturais, apresentação de tecnologias sociais, shows culturais e exposições. Também promove o fortalecimento de empreendimentos da agricultura de base familiar através do espaço de divulgação e comercialização da Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Na edição em que comemora 10 anos de existência, o Festival consolida a força do Cooperativismo e da organização comunitária. O momento que começou como uma celebração de agricultores e agricultoras, no final das safras de umbu, ganhou proporções de um Festival símbolo da organização de um semiárido rico e diverso. A presidente da cooperativa, Denise Cardoso, ressaltou a relevância social que o Festival adquiriu ao longo das edições e reforçou sobre a dimensão política do evento. "A gente passou a fazer um evento muito mais chamativo a nível de discutir políticas públicas e questões sociais. No Festival, um evento realizado por nós, construímos um espaço de discussão política na dimensão social que possibilita a inclusão e fortalecimento da agricultura familiar".
A programação está sendo pensada para fortalecer e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela Coopercuc e entidades parceiras na consolidação das políticas públicas de Segurança e Soberania Alimentar. Com foco no potencial socioeconômico e cultural da agricultura familiar, o evento acontece para despertar a necessidade de uma produção limpa e justa, com foco na qualidade alimentar e respeito ao meio ambiente.
Criada em 2004, a Coopercuc contribui para a organização social das comunidades onde atua para o fortalecimento da produção, através do beneficiamento de frutas e comercialização de doces, sucos, geleias, compotas, cervejas e licores. A 10ª edição do Festival do Umbu é organizada pela Coopercuc e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, das prefeituras de Uauá, Canudos e Curaçá e de organizações sociais parceiras.
Ascom Coopercuc
2 comentários
13 de Apr / 2018 às 02h38
Festival de umbu de exportação sem indicadores de impacto. São incompetentes pra isso.
22 de Dec / 2019 às 15h37
gostaria de noticias e seminários relacionados com umbu