Para evitar a reintrodução do vírus causador do sarampo no estado de Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) recomendou aos municípios que reforcem as ações de controle e de vigilância da doença. Por isso, a Prefeitura de Petrolina destaca a importância de intensificar as ações de imunização para que os pernambucanos atualizem sua situação vacinal e fiquem protegidos.
Em Petrolina, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município. A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, com um reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
Para crianças acima de dois anos, além de jovens e adultos até os 29 anos, não vacinados anteriormente ou que não se lembram, devem ser feitas duas doses da tríplice viral, com intervalo de 30 dias entre elas. Adultos entre 30 e 49 anos (não imunizados ou que não lembram) devem tomar uma dose da tríplice. Profissionais de saúde não vacinados devem tomar duas doses com a vacina tríplice viral, independente da idade. É importante que a população vá a um posto de saúde, munido da caderneta de vacinação, para saber se é preciso fazer a atualização de alguma dose.
“De acordo com a nota da SES, o fluxo de pessoas circulando entre os estados pode facilitar a introdução de vírus em territórios que ele não esteja presente. Por isso, é importante que os petrolinenses verifiquem sua situação vacinal e atualizem sua caderneta”, salienta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.
SARAMPO
Após dois anos de erradicação da doença no Brasil, o estado de Roraima está com 234 casos notificados de sarampo no estado. Desses, 59 foram confirmados, 166 permanecem em investigação e nove foram descartados para a doença. De acordo com autoridades sanitárias, o vírus entrou através dos venezuelanos que se refugiaram no Brasil.
O sarampo é uma doença que causa febre e manchas vermelhas no corpo, acompanhado de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse, coriza ou conjuntivite. Caso haja esses sinais, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde.
Ascom
0 comentários