Com o objetivo de divulgar os serviços e o perfil do atendimento especializado da UPAE/IMIP de Petrolina, a gerência do ambulatório deu início a uma série de palestras que apresentarão setores específicos da Unidade. O primeiro a ser exposto foi o trabalho da fisioterapia.
A equipe, composta por quatro profissionais (Rosemary Gonçalves, Mizia Ferraz, Renato Mariano e Carla Santos), realizou, na última semana, uma breve explanação para os pacientes dessa especialidade não médica, que trabalha na UPAE com a reabilitação motora de pacientes com comprometimento neurológico, reumatológico e traumatológico. Além da fisioterapia respiratória, reabilitação e estimulação precoce de crianças com microcefalia.
Por mês são realizados mais de 1.200 atendimentos, com uma média de 70 pacientes diários. No ano passado, por exemplo, foram registradas 15.281 sessões de fisioterapia. "Temos uma procura muito grande pelo serviço e realizamos em torno de 10 sessões por paciente", informa Rosemary.
Quanto à estrutura oferecida pela UPAE, a fisioterapeuta acredita ser uma das melhores do SUS: "Temos uma sala ampla e muito bem equipada, com aparelhos como tens, ultrassom, cpap e bipap, além de outros instrumentos para reabilitação e promoção da saúde dos nossos pacientes".
O serviço de fisioterapia da UPAE de Petrolina atende à população da VIII Regional de Saúde de Pernambuco e a marcação é feita por intermédio das 7 secretarias municipais de saúde, com o encaminhamento dos postos de saúde.
"Acho importante que a população conheça os nossos serviços e saiba como ter acesso. A rede de saúde é feita de referências e contrareferências, cujos fluxos precisam ser compreendidos. Esse é um trabalho simples que deve ser feito na atenção básica, serviços de especialidades e rede hospitalar. Nós estamos fazendo a nossa parte", finaliza a enfermeira gerente do ambulatório, Rayane Coelho.
Ascom Anne Ribeiro
0 comentários