Apresentar as diversas interfaces das áreas verdes urbanas e da mobilidade sustentável no Semiárido urbano de Juazeiro. Essa é a proposta do livro "Convivência e Cidade: questões do verde urbano no Semiárido brasileiro", que será lançado na quarta-feira (28), às 19h, no Auditório Multimídia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Juazeiro- BA.
A coletânea reúne nove artigos que problematizam fenômenos socioambientais com diferentes abordagens. Entre essas estão: as estratégias para intervenções de educação ambiental junto às comunidades locais; expressões artísticas de crianças sobre os problemas urbanos da região; mobilidade urbana; poluição e degradação das lagoas e riachos urbanos, dentre outras.
De acordo com a organizadora da coletânea, Luzineide Carvalho, a obra apresenta discussões sobre o Semiárido no contexto urbano, um debate muito necessário, porém pouco evidenciado, uma vez que, o Semiárido geralmente é compreendido apenas como meio rural. "Nesta produção destacamos o meio urbano, e incentivamos os leitores a desenvolverem um olhar diferenciado, compreendendo seus espaços", relatou Carvalho.
A obra é fruto das pesquisas realizadas pelo projeto "Programa de redes ambientais para construção do sistema do verde urbano e mobilidade sustentável na cidade de Juazeiro- Bahia: um processo participativo de ações contextualizadas para a convivência com o Semiárido baiano'', ou como é mais conhecido, CONVIVERDE. O Projeto busca gerar uma abordagem contextualizada com o Semiárido urbano, contribuindo para a difusão de informações sobre as particularidades desse território.
O livro estará à venda por R$ 30,00. E, também poderá ser adquirido no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro (NEPEC-SAB), na Uneb. Para mais informações entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Ascom Lorena Santiago
0 comentários