Outros Destaques

Política

Espaço do Leitor

Artigo: “ÁRVORE SAGRADA DO SERTÃO”

O umbuzeiro é um prodígio da caatinga. Com chuva ou com sol, sempre está ele a abraçar a todos quantos procuram sua sombra acolhedora. Nas horas pesadas de fadiga, é sob a copa frondosa de um umbuzeiro que o sertanejo busca refrigério. Pouso de retirantes no passado; pouso de vaqueiros no presente; aliado incondicional dos habitantes das caatingas. Teimoso como o mandacaru – outro milagre das áridas terras – o umbuzeiro não se curva diante de tempo ruim. Resiste a todas as intempéries. Nem a seca o atormenta. De suas veias jorra a água que abastece suas raízes. Raízes que são fonte de vida. Que nutrem. Que sustentam. E matam a sede nas quadras difíceis. É amigo dos homens e dos animais; é amigo da natureza toda; com ela convive e forma harmonia. Euclides da Cunha o chamou de “árvore sagrada do sertão”. Sagrada e abençoada. Sem ela o sertão seria feio, desgracioso; menos hospitaleiro. Seria solitário, tedioso. Seu verde não seria tão verde; suas tardes não seriam tão belas. Os passarinhos cantariam noutro lugar e o sol talvez fosse mais impiedoso. Sem ela, o sertão seria chato pra caramba. Mas lá está a árvore sagrada, abençoada, sempre a espera de mais um.

O umbuzeiro proporciona sabores. Seu fruto acridoce é apreciado por todos. Maduro ou de vez, ele é uma unanimidade. O tempo do umbu é uma festa. Sim, no sertão há o tempo do umbu; que é o tempo da trovoada; que é o tempo da fartura. É o tempo em que o precioso fruto bate à porta dos lares, alegrando o sertão inteiro. O umbu vence a rotina, move a vida, esquenta a economia. O tempo do umbu é o tempo da graça. Nada se compara ao tempo do umbu. Dele, do umbu, é feita a umbuzada, fina iguaria da culinária sertaneja. A mesma umbuzada que encantou von Martius e Euclides da Cunha, quando de passagem pelos sertões. Doce umbuzada das tardes quentes e fatigantes. Doce umbuzada, servida fria, friínha, em tigela de louça ou argila. A umbuzada poderia ser a marca registrada do sertão, sem similar em nenhuma outra parte do mundo. Patenteada, poderia ser comercializada além fronteira, garantindo ótima lucratividade. A umbuzada, todavia, é mais do que um produto de comércio: é um símbolo. Símbolo do sertão e sua gente. E um símbolo nunca poderá ser objeto de comércio. Seu papel é unir, assim como a umbuzada.

O umbuzeiro, quase sempre, tem uma identidade, sendo tratado pelo nome tamanha sua familiaridade com o homem e com o mundo ao seu redor. É o Umbuzeiro do Muriçoca, o Umbuzeiro da Raposa, o Umbuzeiro do Neco.

O nome vem relacionado a algum fato, alguma coisa que relembre aquela específica árvore; um feito grandioso ou vulgar. O Umbuzeiro do Neco, por exemplo, fica pras bandas onde eu nasci e é o nome dado à árvore sob a qual o famoso Neco das Cacimbas travou luta com um touro brabo, depois de correr muitos quilômetros enrabado no bicho. Conheci nas proximidades da Lajinha o Umbuzeiro do Jagunço. Conta-se que dali, do meio das suas folhas, um fiel de Antônio Conselheiro mandou pro beleléu dezenas de milicos da expedição Moreira César, quando da passagem deste em demanda de Canudos. Umbuzeiro tem nome, tem identidade, tem história. Tem raízes profundas. Por isso é forte; forte como o sertanejo. Umbuzeiro, porém não tem idade. Sua idade é a idade do sertão, seu tempo é o tempo do sertão. Ele dura enquanto dura o sertão. E terá sempre nome e história e raiz, como os homens e as mulheres do sertão.

O umbuzeiro é lugar de ajuntamento, os mais diversos. Debaixo da sua ramagem se dança, se canta, se conta história. Até rezas e catecismos ali se fazem. Já vi umbuzeiro ser utilizado como sala de aula, os alunos dispostos em círculo e o mestre a locomover-se no centro. Falta de espaços mais adequados ou não, o fato é que sempre haverá um velho umbuzeiro de braços abertos a espera do irmão. Afinal de contas, ele é sertanejo. O umbuzeiro é morada de cupido. É sob o frescor de sua copa que muitas vezes são dados os primeiros passos no arriscado caminho do amor. Muitos casamentos ali começam e ali terminam. Muitas histórias ali se forjam e se fundem (e até se confundem); muitos sonhos ali sonhados viram realidade; ou talvez não. O umbuzeiro é o palco da vida; um templo sagrado por onde desfilam experiências de toda espécie. Velho e bom umbuzeiro! Todo sertanejo tem um umbuzeiro no seu caminho. Mas umbuzeiro é pra isso mesmo. Melhor: é pra tudo isso. Afinal de contas, ele é um parceiro e tanto.

Sem ele, o umbuzeiro, o sertão talvez nem existisse; a caatinga seria muito triste e o homem, a criatura mais infeliz da terra...

ESPAÇO DO LEITOR: MORADORES DO BAIRRO JARDIM PRIMAVERA  COBRAM PROVIDêNCIAS, Veja abaixo:

Às empresas e demais responsáveis pela pavimentação da 235, no trecho próximo ao bairro, segundo os moradores, um desvio que foi feito para se chegar ao bairro vem trazendo diversos incômodos em relação aos transportes.

Há também uma sensação de insegurança por conta dos criminosos, pois, ao passar no local, no período noturno, os veículos precisam passar devagar, quase parando. Veja fotos:

 ..

Espaço do Leitor: Morador reclama de falta de iluminação no distrito de Itamotinga

O Blog Geraldo José recebeu a denúncia de um morador, que preferiu não se identificar, sobre a escuridão na Rua Santo Antônio no distrito de Itamotinga. Confira o relato do morador!

Olá Geraldo José!..

Espaço do Leitor: SEDUH responde a morador do bairro Cajueiro

Na tarde de hoje o Blog postou a denúncia do leitor Luis Filipe que cobrava a pavimentação da Rua Quadra D no bairro Cajueiro, em Juazeiro. Veja aqui

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH) informou, através de nota, a redação do Blog que a prefeitura vem realizando obras que contemplam 12 bairros com o projeto de Intervenção Urbana e que vem beneficiando mais de 130 ruas e avenidas, além das demais que já foram e estão sendo contempladas com o programa Pavimenta Juazeiro.

A SEDUH disse ainda que está atenta a todas as demandas de pavimentação da cidade, como a apresentada pelo morador do bairro Cajueiro e incluirá as mesmas nos projetos que serão repassados à equipe de transição para que sejam priorizadas na próxima gestão...

Espaço do Leitor: CSTT responde denúncia de leitora sobre falta de fiscalização no trânsito de Juazeiro

Na tarde de hoje, o Blog postou a denúncia da leitora Vanessa Araújo, quanto a falta de fiscalização em Juazeiro. Veja aqui

A Companhia de Segurança Trânsito e Transportes enviou nota ao Blog informando que o trabalho de fiscalização na cidade acontece de maneira efetiva e que todas as irregularidades no trânsito são notificadas pelos fiscais, infelizmente alguns condutores realizam ações que desrespeitam as leis e com isso são punidos. Agora, as multas são aplicadas diretamente pelo Talonário Eletrônico, Smartphone que substituiu o talonário manual. ..

Espaço do Leitor: Obra em rua impede que água de esgoto escorra, mas Postura de Juazeiro diz que o serviço é normal

Moradores da Rua Novo Mundo, no Centro de Juazeiro (BA) reclamam do acúmulo de água de esgoto parada por causa de uma obra realizada pela moradora da casa de número 82. Ela colocou cimento por cima de um cano, que entope todos os dias, e por causa disso a referida rua se transforma em rio de águas podres, o que incomoda vizinhos e expõe crianças a doenças.

Como morador da Rua Novo Mundo, estive nesta quinta (27), na sede da fiscalização de Postura no Município, apresentei a reclamação em nome dos moradores. Para minha surpresa, a Secretária de Fiscalização de Postura da Prefeitura de Juazeiro, Angélica, não registrou a reclamação...

Espaço do Leitor: Fiscalização no trânsito de Juazeiro a desejar...

 

Oi Geraldo,..

Espaço do Leitor: Morador chama atenção para a falta de pavimentação na Rua Quadra D no bairro Cajueiro

BOM DIA GERALDO,

Meu nome é Luis, sou morador do bairro Cajueiro, Quadra D. Gostaria de pedir, se possível, que faça um apelo com relação à pavimentação daquela rua, é uma rua que faz mais de 10 anos que existem moradores, já foi feito apelo e nada da pavimentação chegar na nossa rua.

Algumas pessoas comentam até que existe na Prefeitura o projeto como concluído. Se é verdade ou não, infelizmente não tenho essa informação. A grande questão é que é uma rua que acaba servindo como lixão. Diversos carroceiros enxergam a rua como ponto para jogar entulhos. A prefeitura faz a limpeza, mas enquanto não houver nenhum calçamento, o problema se repetirá. No mesmo local existe um espaço propício para uma praça, logo atrás da APAE. Mas, a questão de urgência mesmo é em relação a essa pavimentação. Vejo no seu blog diversos bairros com essa pavimentação, mas na Quadra D do Cajueiro ela não chega. Já arrumaram outros locais lá no bairro, mas na Quadra D e em volta, nada foi feito. Em épocas de campanha eleitoral inclusive, nenhum candidato, passou naquela rua. Dessa forma, gostaria que se possível for, faça um apelo em seu blog ou na rádio, aos secretários, prefeito, seja lá quem for o responsável. Como falei mais acima a população ja pediu, fez até abaixo assinado, mas não somos ouvidos...

Espaço do Leitor: SAAE responde reclamação de morador do Dom José Rodrigues

O SAAE comunica aos moradores da Rua I, número 22, do bairro Dom José Rodrigues que o serviço de desobstrução na rede de esgoto foi realizado nesta quarta-feira (26). A equipe já esteve no local e verificou que não há nenhuma obstrução na rede nesta quinta-feira (27).

A autarquia lembra ainda de quem tiver solicitações referentes ao abastecimento de água e manutenção das redes coletoras de esgoto devem entrar em contato com o SAAE através do telefone: 3614 - 9800.  ..

Artigo: A vida politica construída sobre um ideal

A vida politica construída sobre um ideal A trajetória politica de muitos no Brasil de hoje é construída na base da conquista do poder por quaisquer meios, sejam eles o uso do poder econômico, o abuso do poder politico ou outros tantos meios não republicanos. Poucos conquistam o seu espaço com base nas suas ideias. Quero lembrar um nome que tem uma vida pautada no ideário que acredita e defende.

Uma trajetória conhecida pela defesa incansável da caatinga, do Rio São Francisco, da sua terra, do homem sertanejo, do agricultor e do vaqueiro que é a expressão latente do sertão. Faço menção ao nome de Edson Duarte, homem pelo qual tenho admiração, muito mais pela simplicidade, pela crença numa vida pautada em bons exemplos, pelo sertanejo que com seus passos pequenos e firmes alcança, para orgulho dos amigos e de sua terra, níveis de respeitabilidade reservada aos grandes homens deste país. Conhecer o Edson Duarte é ao mesmo tempo distinguir os acontecimentos politicos, diferenciar as qualidades do homem e da terra sertaneja, os níveis a que pertencem e reconstrução dos fios que os ligam e que fazem com que a política ainda nos traga esperança. Não esperança de esperar, mas de esperançar. Daí a minha recusa das análises da política feitas a partir do noticiário da imprensa que despejam a desesperança entre desesperançados, que fala de nomes e não fala de valores. Quero acatar a análise politica a partir do campo das estruturas significantes em termos da genealogia do bem, das relações de forças que trabalham para a melhoria do país, das relações de forças para o desenvolvimento de estratégias e táticas para um futuro melhor, do trabalho de homens dedicados que, mesmo enfrentando batalhas e guerras, vencendo e perdendo algumas, avançam em busca de melhoria para todos...

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do Dom José Rodrigues reclama de entupimento da rede de esgoto

Olá! Geraldo José, boa tarde:

Eu sou Ubirajara Oliveira dos Reis, morador da Rua I, 22 do bairro Dom José Rodrigues e sofro como todo morador desse populoso bairro, com o grave problema de entupimento da rede de esgoto.

Gostaríamos de contar com vosso apoio, cobrando dos órgãos competentes, soluções para conter essa inundação de resíduos fétidos em nossa comunidade. Veja foto:..

UBIRAJARA OLIVEIRA DOS REIS

Espaço do Leitor: Morador chama a atenção para construção de passarelas no trecho da duplicação da BR-407

Olá Geraldo José!

A primeira parte da duplicação da BR-407, trecho entre o Posto Juazeiro ao Mercado do Produtor, que está em fase de conclusão vai melhorar significativamente o tráfego de veículos naquele local. Mas uma situação está me chamando atenção, que é a falta de PASSARELAS PARA PEDESTRES, já que com a duplicação da via ficará mais evidente o risco de acidentes com pedestres. Diariamente várias pessoas que residem aqui no entorno do João Paulo II atravessam a BR-407 a pé para ir ao Atacadão, Juá Garden e até mesmo os funcionários das empresas que ficam do outro lado da via correrão maior risco diariamente se caso não for construída umas três passarelas para pedestres neste trecho.
Gostaria de saber do DENIT/Prefeitura Municipal de Juazeiro se este primeiro trecho da duplicação será contemplado com passarelas?..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do bairro Codevasf alerta para colocação de lombadas no bairro

Olá Geraldo, a pedido de moradores. venho através deste meio de comunicação, solicitar do poder público que por favor coloque lombadas na RUA DA JUVENTUDE DO BAIRRO CODEVASF pois, a prefeitura recentemente  mesclou a rua mas não fez nem uma lombada e lá existe muitas crianças e os carros estão passando em alta velocidade,  assim deixando em risco a vida delas e dos demais moradores.  ..

ATS. RONI, Leitor Do Blog,

Espaço do Leitor: CSTT se pronuncia sobre trânsito na Antônio Carlos Magalhães

O Blog Geraldo José na manhã de hoje postou a denúncia de uma leitora sobre a falta de sinalização de trânsito na Avenida Antônio Carlos Magalhães, próximo ao Colégio Estadual Rui Barbosa. Em nota enviada a nossa redação, a Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes disse que "o núcleo de engenharia de trânsito já foi ao local verificar quais são as medidas necessárias para aplicar e melhorar o trânsito no local, bem como a análise de implantação de fiscalização eletrônica. Os fiscais de trânsito motorizados realizam diariamente rondas pela área central e em horários de entradas e saídas escolares ajudam na organização do trânsito no local. Mais uma vez a CSTT pede a cooperação dos condutores para respeitar as leis de trânsito e a sinalização". ..

Espaço do Leitor: CSTT responde denúncia de leitora sobre estacionamento em calçada no centro de Juazeiro

Ontem (24) o Blog Geraldo José postou a denúncia de uma leitora, que preferiu não se identificar, sobre o estacionamento em uma calçada próxima a um posto de gasolina desativado  situado nas adjacências do Camelódromo de Juazeiro.

Nesta tarde a CSTT enviou uma nota ao Blog informando que "já notificou os mototaxistas que saem do abrigo com ponto instalado na Rua Oscar Ribeiro para ficar na calçada do posto desativado; quanto aos veículos de passeios que lá também estacionam, a fiscalização de trânsito tem multado esses veículos e informa mais uma vez que estacionar em passeios gera multa grave e 5 pontos na carteira"...

ARTIGO: CONGRESSO: A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Semanalmente, são muitos os comentários que um colunista recebe, seja diretamente no Blog, por e-mails ou redes sociais. Uns opinam com inteligência e com pertinência tanto sobre o próprio texto como sobre a realidade nacional, externando críticas com respeitável equilíbrio, não importa se de direita, centro ou esquerda...! Pena que alguns percam a oportunidade de expor boas ideias no link “Comentários” dessa Tribuna Democrática que é esse Blog e o utilizem de forma muitas vezes grosseira e sectária.

É preciso ressaltar que, obviamente, tenho pensamento político às vezes divergente de alguns, mas não posição partidária. Assim, sinto-me livre e plenamente à vontade – e já o fiz em várias crônicas – para exteriorizar as análises de acordo com o cenário político em curso, com coerência e independência. O tema de hoje é resultado, inclusive, da feliz sugestão de uma simpática leitora, diante da disposição da Câmara de Deputados na aprovação da PEC-241, em 1º. turno, visando a fixação do Teto de Despesas Orçamentárias do Governo Federal, após um delicioso “regabofe”. Entendo que é incontestável que tem de haver um limite e Controle para os gastos públicos, mas é a pura verdade o que afirmou Elio Gaspari, articulista da Folha: “O que contém gastos é a decisão de não gastar. Se lei equilibrasse Orçamento, a da Responsabilidade Fiscal teria impedido as pedaladas petistas”...

Leitora chama a atenção para ocupação de calçada no centro de Juazeiro

A redação do Blog Geraldo José recebeu nesta segunda-feira (24) a denúncia de uma leitora, que preferiu não se identificar, referente a ocupação de uma calçada próximo a um antigo posto de gasolina situado nas adjacências do Camelódromo, centro de Juazeiro. Confira a seguir o relato da leitora!..

Espaço do Leitor: SEMAOP responde a reclamação de moradores sobre acúmulo de entulhos

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública (SEMAOP) informa que a fiscalização de postura já identificou os responsáveis pelas obras, os mesmos já foram notificados e terão que retirar todo o entulho da via. Em casos como este, os responsáveis pela obra precisam contratar o papa entulho para não obstruir a via. A SEMAOP alerta ainda que a fiscalização acontece diariamente em toda a cidade.

A população pode entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (74) 3613-3350 ou 3613-3550...

Leitor do Blog Geraldo José flagra ataque de uma pessoa vestida de palhaço em Juazeiro

Na manhã desta segunda-feira (24), a redação do Blog Geraldo José recebeu a denúncia de um leitor, que preferiu não se identificar, sobre o ataque de uma pessoa vestida de palhaço em Juazeiro contra uma mulher idosa. O caso aconteceu na última sexta-feira (21). No email, o leitor pedia providências da Polícia Militar quanto ao fato que vem se tornando constante na cidade. Confira o relato do leitor a seguir:

Olá Geraldo José!..

Foto Ilustrativa

ESPAÇO DO LEITOR: SERÁ A PEC DA PERVERSIDADE?

“Nem toda a maldade humana está em quem porta fuzil...” (Arlindo Cruz).

PERVERSIDADE: “Maldade, malignidade, daquilo que é perverso, barbaridade, atrocidade, crueldade, improbidade, truculência...”..

Acord@dinho – Apaixonado por Juazeiro e leitor assíduo do blog.

ESPAÇO DO LEITOR: GREVE NO HOSPITAL REGIONAL – UMA INCONSEQUÊNCIA

Pela segunda vez, neste ano, o Hospital Regional de Juazeiro  cerra suas portas, pelo motivo de, Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e demais funcionários, entrarem em greve por tempo indeterminado.

Tudo isso  se deve, dentre outras coisas, à falta de pagamento de salários da classe, à falta de medicação para os doentes, inclusive os internados, à falta de condições para que os profissionais da saúde possam exercer a medicina com a responsabilidade que ela requer, além da sensibilidade dos Governos do Estado da Bahia que,  como dizia, sabiamente, a minha velha avó, “querem botar o chapéu onde o braço não alcança”!

Desde o ano de 1988, quando se colocou na Constituição Brasileira que “Saúde é um de direito do cidadão e um dever do Estado”, que começou esta via crucis dos brasileiros  de menor poder aquisitivo, em busca daquilo que a nossa lei maior lhe garante como um direito, mas que a política brasileira, com todos os seus desmandos e corrupções, não deixa espaço para que o espírito da lei possa lhe dar vida ou  arranque-a do papel onde ela está escrita, para pô-la em prática no dia a dia, deixando assim de dividir os cidadãos em duas categorias:  os de primeira e os de segunda categoria. Aqueles que podem ter um plano de saúde, e aqueloutros que têm que esperar pela boa vontade dos Governos...

Dr. Carlos Augusto Cruz Médico/Advogado/Delegado do CREMEB

Espaço do Leitor: A PEC 241 e a Politica Educacional

Esse texto não tem por objetivo finalizar o debate que estamos fazendo diante dos últimos acontecimentos. Muito pelo contrário, é aprofundar ainda mais! Cada dia que passa, os ataques que a Democracia vem sofrendo são consequência de uma investida do Capitalismo (que está precisando sair da crise) e que se utilizará de todas as formas possíveis. Um bom exemplo delas foi o Golpe, batizado de “Impeachement”, que Dilma Rousseff sofreu.

Com a entrada de Michel Temer no governo, o programa neoliberal no Brasil esta voltando. Ele vai tirar do estado brasileiro o papel de indutor do desenvolvimento do país e colocará de volta na mão do capitalistas, como fez FHC durante os seu governo. E para favorecer aos “interesses antipopulares” ele vai utilizar a Proposta de Emenda Constituicional – PEC 241, que propõe impor limites ao crescimento da despesa primária num período de vinte anos; essa despesa corresponde ao conjunto de gastos que possibilita a oferta de serviços públicos a sociedade (por exemplo gastos com pessoal, custeio e investimento)...