Foram encontrados 162 registros para a palavra: negro

Escritores negros serão celebrados em festival de literatura no sertão

No mês do Julho das Pretas, em pleno período de férias escolares e inverno, a charmosa cidade de Garanhuns, se torna ainda mais atrativa para receber a 3ª edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra.

Com seu clima ameno e suas belezas naturais, o município conhecido por ser a "Suíça Pernambucana" oferece um cenário perfeito para a celebração literária, que será realizada no dia 27 de julho, na Casa UFAPE, rua Padre Agobar Valença, nº 145, bairro de Heliópolis...

Eleições 2024: fotografia eleitoral do momento em Juazeiro revela que unificação está cada vez mais distante na oposição

As fotografias dos últimos acontecimentos políticos em juazeiro, na esfera da oposição a Suzana Ramos (PSDB), como já publicadas em matérias anteriores, por conta de outros lançamentos partidários, tem revelado mais divergências que confluências, em que pese os discursos críticos a gestão e as promessas de unidade.

Os encontros, alcunhados de “lançamentos oficiais’ de pré-candidaturas, mostraram os pré-candidatos Isaac (PT) e Joseph Bandeira (PSB), distantes, buscando alimentar seus próprios projetos, numa forma clara de evitar o fortalecimento dos concorrentes...

Pesquisadores negros defendem legado antirracista de Machado de Assis

“Machado de Assis me ensinou como ser um homem negro”. A frase é do escritor e professor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti de 2021 com o livro O Avesso da Pele.

Dentre os muitos significados que “negro” pode ter, o intelectual contemporâneo recusou os que remetem a lugares de inferioridade. É de se esperar, portanto, que tenha como referência aquele que é considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos...

Bastidores: Movimentação política deve ampliar número de pré-candidatos a prefeito de Juazeiro nas próximas horas. Confira:

Fontes muito próximas dos personagens envolvidos nesse bastidor, informaram ao Blog redeGN, nesta sexta-feira (21), que mais uma pré-candidatura a prefeito de Juazeiro deve ser anunciada nas próximas horas, ou no mais tardar nos próximo dias, com aval da cúpula estadual do Partido Progressista (PP), que tem à frente o deputado federal Mário Negromonte Júnior.

A informação, caso confirmada, deve causar muito burburinho nos meios políticos locais, já que o PP, que faz parte da base aliada de Suzana Ramos (PSDB) em Juazeiro, tem nos seus quadros algumas lideranças locais e vereadores de mandato, a exemplo de Gleidson Azevedo e Nalvinho...

Pesquisadora dialoga sobre Feminismo Negro na UNEB na quarta-feira (19)

A UNEB realizará no próximo dia 19 de junho, a partir das 15h, uma série de encontros formativos com a socióloga e pesquisadora norte-americana Patrícia Hill Collins. As atividades acontecerão no Campus I da universidade, no bairro do Cabula, em Salvador, e estarão reunidas sob a temática "Feminismo Negro e Interseccionalidades".

A programação prevê uma conferência no Teatro da UNEB, às 15h, com o tema "Por que Feminismo Negro?". Em seguida, às 17h, a cientista se encontrará com coletivos de estudantes da UNEB que dialogam com as suas áreas de pesquisa. A culminância da agenda será às 18h, no foyer do Teatro, com uma sessão de lançamento do livro "Do black power ao hip-hop", publicado pela Editora Perspectiva...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos. A constatação faz parte de um estudo lançado nesta terça-feira (16) pelo Observatório da Branquitude.

O levantamento aponta que das escolas do país com melhores infraestruturas, 69% são as que têm a maioria dos alunos brancos. Um exemplo: 74,69% das escolas majoritariamente brancas têm laboratório de informática. Entre as de maioria negra, são apenas 46,90%...

Flávio Bolsonaro defende Elon Musk e chama inquérito das fake news de "grande buraco negro"

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho primogênito do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), saiu em defesa do bilionário Elon Musk, dono da rede social X, após o empresário atacar Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e pedir sua destituição do cargo.

O parlamentar ainda chamou de "grande buraco negro" as investigações do inquérito das Fake News, instaurado na Corte em 2019 para investigar participações em atos antidemocráticos...

Semana do Audiovisual Negro chega a Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco

Entre os dias 08 e 10 de abril, Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, receberá as atividades da Mostra de Cinemas de Realizadores Negros e Indígenas. Com exibições marcadas para o Cine São José no dia 10 de abril, às 13h30 e às 19h o projeto exibirá o filme "Histórias do Leitão da Carapuça", realizado na comunidade quilombola em Afogados da Ingazeira, em 2023, com a participação de Mestre do Coco Inácio Pedro, Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Ainda serão exibidos filmes nacionais realizados e com temáticas voltadas à população negra e indígena no país de graça no Cine São José:..

Sepromi celebra o mês das mulheres com ações de fomento ao empreendedorismo negro feminino

Como parte das celebrações do mês da mulher, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza, ao longo de março, uma série de atividades para fortalecer a geração de renda e promover a autonomia econômica feminina. A agenda inclui lançamento de projetos de fomento ao empreendedorismo negro, feiras para comercialização de produtos e ações formativas.

A programação começou no dia 1º, com a abertura do projeto executado pela União das Associações dos Pequenos Agricultores de Cansanção (UAPAC), cujo objetivo é promover a aquisição de equipamentos e insumos para ampliação do Restaurante Comunitário Recanto Sabores da Terra, fortalecendo a inclusão social e o empoderamento econômico, principalmente de mulheres negras monoparentais. A iniciativa é uma das 25 selecionadas no Edital de Empreendedorismo Negro da Sepromi, que recebeu um investimento total de R$ 4,2 milhões para incentivar o desenvolvimento de negócios liderados por pessoas negras na Bahia. ..

Movimento Negro Unificado e Educafro buscam maior representatividade negra no Conselho de Educação da Bahia

O diretor de Relações Institucionais do Movimento Negro Unificado da Bahia (MNU), Ademário Costa, e o coordenador da Educafro Bahia, Tácio de Oliveira, se reuniram com o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA) para solicitar a ampliação da representatividade negra entre os membros do Colegiado de Educação do estado.

Para Ademário, essa inclusão é fundamental para a igualdade racial e o antirracismo. "Temos pautas históricas importantes ligadas à educação, seja na história da África, da recuperação das nossas raízes, da memória e da história do povo negro. Por isso, é de extrema importância que negras e negros estejam presentes nesses espaços e nos currículos escolares para que seja garantindo que o recorte racial esteja presente na educação baiana e brasileira", destacou o representante do MNU...

Campo Formoso: Projeto TRE em Todo Lugar atende os povoados de Lage dos Negros e Curral Velho na quinta-feira (01)

A partir de terça-feira (30), o projeto TRE em Todo Lugar chegará nos municípios de Pau Brasil e Quijingue. Nos povoados de Lage dos Negros e Curral Velho, localizados na região de Campo Formoso, os serviços da Justiça Eleitoral estarão disponíveis a partir da quinta-feira (1º/2).

Os serviços oferecidos aos cidadãos incluem alistamento eleitoral (1ª via do Título de Eleitor), cadastro biométrico, emissão da segunda via do título, atualização dos dados pessoais, regularização de títulos cancelados, verificação de multas eleitorais e alteração de local de votação...

Exposição retrata artistas negros baianos que contribuem com a cultura japonesa

O Utau Karaokê revela, por meio da arte, artistas negros que contribuem com a popularização da cultura japonesa no país.

Além de reunir o maior número de japoneses e descendentes fora do Japão, o Brasil é a nação com maior número de pessoas negras fora do continente africano, tornando-se uma intersecção de produção cultural única no mundo. ..

Café & Prosa debate “Contos Negros Marginais”

Nesta quinta-feira (30/11), às 19h, o Sesc Petrolina vai realizar, na Biblioteca da unidade, a última edição do ano do Projeto Café & Prosa. No mês da Consciência Negra, o convidado para trocar ideias com o público é Emanuel Lucas, escritor, educador social, antirracista e idealizador do Afropolita.  O evento é gratuito.

A obra escolhida para nortear o bate-papo é o primeiro livro de Emanuel Lucas, "Contos Negros Marginais". A publicação independente apresenta uma série de 'textões', contos, prosas, poesias e escritos das vivências que o escritor enfrenta no cotidiano...

Edital vai selecionar cientistas negros e indígenas para pós-graduação

O Instituto Serrapilheira lançou a segunda edição do edital exclusivo para cientistas negros e indígenas. O foco são pesquisadores que tenham projetos na área de ecologia e que desejam obter, a médio prazo, uma posição formal como professor ou pesquisador. 

Segundo o Instituto, o objetivo é aumentar a participação desses grupos sub-representados na carreira científica...

Educação antirracista é tema de debate no Novembro Negro

A educação antirracista nas escolas e no meio jurídico foi o foco da abordagem no painel ‘Educação Antirracista’ do MP no Novembro Negro, no Salão Nobre da sede da instituição no CAB.

“Combater o racismo em todas as suas formas é um compromisso da nossa instituição e um dever de todos”, afirmou a promotora de Justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora interina do Centro de Apoio Operacional da Educação (Ceduc)...

Novembro Negro é celebrado com apresentações culturais na Concha do TCA e muitos avanços para o segmento

Com a Concha Acústica lotada, tiveram continuidade, nesta terça-feira (21), as celebrações do Novembro Negro, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Com direito a apresentações do Bando de Teatro Olodum e do Cortejo Afro, com Tonho Matéria como convidado; Ilê Aiyê, com participação de Dão e Ana Mametto; Banda Didá e Yayá Muxima...

Novembro Negro: Prefeitura de Juazeiro dialoga sobre racismo com a comunidade no CRAS Itaberaba

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), promoveu nesta segunda-feira (20), uma palestra com o tema "Estatuto de Igualdade Racial de Juazeiro" no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itaberaba.

O evento integra as ações do Dia da Consciência Negra...

Governo do Estado celebra Novembro Negro com apresentações culturais na Concha do TCA

O Novembro Negro, mês dedicado à reafirmação da luta antirracista, será celebrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), nesta terça-feira (21), às 18h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, a partir das 15h, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível para o Programa Bahia Sem Fome. 

O evento contará com apresentações do Bando de Teatro Olodum e shows de Cortejo Afro, que recebe Tonho Matéria como convidado; Ilê Aiyê, com participação de Dão e Ana Mametto; Banda Didá e Yayá Muxima. O mestre de cerimônias será o ator Sulivã Bispo, com a personagem Koanza. ..

Homens negros estão mais propensos ao desenvolvimento de câncer de próstata; entenda

Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens no Brasil, o câncer de próstata registrou 1.826 internações e 1.038 óbitos na Bahia até outubro deste ano, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Durante o Novembro Azul, período da campanha de conscientização sobre o combate a doença, especialistas alertam para os cuidados necessários que pacientes do sexo masculino devem ter com a saúde, em especial homens negros. ..

A cada 100 mortos pela polícia em 2022, 65 eram negros, mostra estudo

O número de pessoas mortas pela polícia em apenas oito estados brasileiros chegou a 4.219 em 2022. Desse total, 2.700 foram considerados negros (pretos ou pardos) pelas autoridades policiais, ou seja, 65,7% do total. Se considerados apenas aqueles com cor/raça informada (3.171), a proporção de negros chega a 87,4%. 

Os dados são do estudo Pele Alvo: a Bala não Erra o Negro, realizado pela Rede de Observatórios da Segurança, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), e divulgado nesta quinta-feira (16), com base em estatísticas fornecidas pelas polícias do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, de Pernambuco e do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará, com base na Lei de Acesso à Informação (LAI)...