Foram encontrados 235 registros para a palavra: cidadania

Lagoa Grande conquista Selo Unicef certificado pela ONU por avanços na saúde, educação e cidadania

O município de Lagoa Grande celebrou uma conquista importante ao receber o Selo UNICEF, ciclo 2021 e 2024, uma certificação que reconhece os avanços na promoção de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Apenas 923 municípios no país foram premiados.

A vitória reflete o empenho da gestão municipal, liderada pelo prefeito Vilmar Cappellaro e a atuação dedicada das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde...

Artigo - A arte e a cultura na formação curricular: o caminho para o autoconhecimento e a cidadania

No cenário educacional contemporâneo, falar sobre a importância da arte na formação dos alunos transcende o lazer e o treino de habilidades nos cursos extras.

O ensino de artes visuais, música, teatro e dança constitui a educação estética, ou seja, a educação das sensibilidades, das formas que temos de perceber a nós mesmos e o mundo em que vivemos...

Governo do Estado oferece serviços de saúde e cidadania para indígenas durante evento na capital

Mais de 1500 indígenas, representando 32 etnias de 33 municípios baianos, estão reunidos na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador, para a realização da 6ª edição do Acampamento Terra Livre Bahia (ATL Bahia), que começou nesta segunda-feira (4) e tem como tema "O Nosso Marco é Ancestral". Organizado pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), o evento conta com serviços de saúde, emissão de documentos e outras ações promovidas pelo Governo do Estado até quinta-feira (7).
 
O acampamento é um espaço de diálogo e reivindicação para defender direitos e fortalecer a articulação coletiva. A abertura da programação teve as presenças das ministras da cultura, Margareth Menezes, e dos povos indígenas, Sônia Guajajara. A superintendente de políticas para povos indígenas, Patrícia Pataxó também marcou presença no primeiro dia do acampamento.
 
"Esse é um momento muito importante de fortalecimento da cultura identitária indígena. Estamos aqui para acolher as pautas, numa devolutiva daquelas que foram encaminhadas no ano passado, e queremos implementar muito mais políticas públicas do que eles estão nos pautando", garantiu a gestora da Superintendência, que é ligada à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).
 
De acordo com o coordenador-geral do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Agnaldo Pataxó Hãhãhãe, do município de Pau Brasil, o objetivo principal do acampamento é fazer aliança entre os indígenas e os três Poderes. Outro ponto destacado por Agnaldo é bom relacionamento entre o governo estadual e os povos originários baianos.
 
"Vamos construir e reafirmar alianças com o Estado brasileiro, com o Executivo, Legislativo e Judiciário. Queremos mostrar à sociedade que o marco temporal não existe, que o nosso marco é ancestral", afirmou Agnaldo, destacando que a principal pauta de discussão é contra o marco temporal. A tese jurídica considera que os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, data de promulgação da Constituição.
 
Sobre o evento
 
Ao longo de quatro dias estão previstas mesas temáticas, apresentações culturais, feira de artesanatos, assembleias e exposição fotográfica, entre outras atividades e serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio de diversas secretarias e órgãos, como rastreamento de câncer de mama, atendimento de saúde bucal, SAC Móvel e o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela.
 
Para Kâhu Pataxó, da cidade de Santa Cruz Cabrália, a iniciativa é fundamental. "É um espaço onde os povos conseguem ser ouvidos, conseguem trazer suas vozes, seja de reivindicação, seja de cobrança das políticas públicas, mas também de dizer que estamos vivos, estamos aqui ainda nesse território", explicou. ..

Em Salvador, Encontro da SEC focado em sustentabilidade e cidadania reúne mais de 2 mil estudantes em etapa territorial

Com o tema "As ciências e a sustentabilidade: caminhos para a democracia", estudantes e professores-orientadores de escolas estaduais dos Territórios de Identidade do Sisal, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste I, Litoral Norte e Agreste Baiano e Região Metropolitana de Salvador se reúnem de hoje (9) até quinta-feira (10), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella Tempo Integral (Ceeinfor), em Salvador. A iniciativa faz parte da etapa macro territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação 2024, promovendo a troca de experiências e a apresentação de projetos que buscam soluções sustentáveis e inovadoras.

O evento foi aberto com a participação de dois mil estudantes que visitaram o espaço. O encontro começou ao som da fanfarra "Fancempa" do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, seguido do hino ao 2 de Julho, apresentação musical e discursos. A abertura contou com a presença da secretária da Educação, Rowenna Brito, e do chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, que destacou a importância dos temas debatidos: "é reconhecer que a educação científica sempre foi uma pauta que procurou trazer o protagonismo estudantil pra agenda e nós temos tentado fortalecer as agendas de forma transversal. Então, eu diria a você que identificar oportunidades, que a gente possa não só valorizar o que tem sido produzido pelos estudantes e professores, acima de tudo é identificar projetos e ações que podem ganhar força no sentido de outros empreendimentos e possibilidades", acrescentou Gomes...

“Eu sou o cidadão que mais me esforcei para praticar a cidadania e a democracia dessa cidade", dispara Dr. Marcos após exercer seu voto

O candidato do partido Agir à prefeitura de Petrolina (PE), o médico ortopedista Marcos Heridijanio, votou na tarde deste domingo (06) na Escola Anézio Leão, bairro Vila Eduardo. Ele falou ao vivo com a equipe de reportagem do programa Nossa Voz e destacou sobre a sua campanha sem o Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão.

“Eu sou o cidadão que mais me esforcei para praticar a cidadania e a democracia dessa cidade. Acho que aqui quase ninguém me conhece porque não coloquei bandeiras e não emporcalhei as ruas com esses monte de papéis nas ruas. Fiz a campanha sem o ‘fundão eleitoral’, apontei a solução para os problemas da minha cidade. Eu e minha família nos esforçamos para colocar o povo na política. Essa política que está aí não é para o povo, é só para eles encherem os bolsos (…). A nossa campanha é uma campanha para quem tem consciência, para quem realmente está se revoltando com os políticos que querem de verdade uma mudança. Votando neles só aumenta o ‘fundão eleitoral’. os Ricos já estão se ajeitando para a festa dos ricos, não contempla os bairros como Dom Avelar, Jardim Petrópolis e São Joaquim e tantos outros. Eu sou o candidato dos loucos e conscientes”. ..

Caravana Bahia Pela Paz leva serviços de cidadania ao bairro da Liberdade

O Governo do Estado promoveu, nesta quinta-feira (26), uma edição da Caravana Bahia Pela Paz, no bairro da Liberdade, em Salvador. A ação segue até o final da tarde com foco na promoção dos direitos humanos e da cidadania, como parte da implementação de uma cultura de paz por meio da prevenção da violência. "Estamos entrando nas comunidades para oferecer serviços básicos e essenciais. Chegar à comunidade é, na verdade, uma forma de iniciar um diálogo e pedir licença, pois estaremos presentes de forma permanente. O nosso objetivo é contribuir para a construção de uma cultura de paz dentro da comunidade", afirmou o secretário interino da SJDH, Raimundo Nascimento.

Contente com a iniciativa, o morador do bairro e policial militar aposentado, Carlos Soarez, ressaltou que iniciativas como essa são muito importantes para a região. "Ter acesso a serviços como poder tirar a identidade de graça para muitas pessoas, principalmente as mais jovens, é maravilhoso. E é bom ver o Governo se mobilizando em parceria com movimentos sociais locais. Espero que ações como essa se tornem mais frequentes, porque aqui na Liberdade, precisamos de mais oportunidades e de um futuro melhor para nossa juventude", destacou...

Ação de cidadania oferece exames de DNA e apoio jurídico gratuito nesta sexta-feira (27), em Petrolina

Nesta sexta-feira (27), Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe a Família Cidadã, uma ação de cidadania gratuita promovida pela Coordenadoria Estadual da Família, do Tribunal de Justiça. O evento acontece das 9h ao meio-dia, no Cartório do Registro Civil, localizado na Rua Cícero Pombo, 186, centro.

A programação gratuita terá exames de DNA gratuitos e reconhecimento de paternidade voluntário, além de orientações jurídicas e psicológicas sobre divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia e curatela...

Feira Saúde Mais Perto chega a Campo Formoso com serviços de saúde e cidadania

Com o objetivo de promover atendimento de qualidade em toda Bahia, a Feira Saúde Mais Perto chegou a Campo Formoso, permanece no município até a sexta-feira (30), com serviços de saúde e cidadania. Os atendimentos são realizados a partir das 8h, no Campo de Futebol do povoado de Baixio, região de Tuiutiba.

Nos dois dias da feira, a população da cidade e da região tem acesso a exames, consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata, orientação de saúde e nutricional, além de atendimentos odontológicos, que incluem tratamentos como restaurações e reconstruções dentárias, cirurgias da cavidade bucal, aplicação de flúor, limpeza e retirada de placa bacteriana e tratamento de canal...

Ação de Cidadania oferece serviços gratuitos à população em Juazeiro

Atendimento gratuito com profissionais de saúde, assessoria jurídica e distribuição de mudas de plantas da Caatinga, foram alguns dos serviços oferecidos durante a Ação de Cidadania, realizada neste sábado (17), no EMEI Maria Hosana Nunes, em Juazeiro-BA.

O evento, que movimentou o bairro Jardim Flórida e comunidades vizinhas, teve a parceria do Instituto Mulheres Sementes do Vale. Durante todo o dia, as famílias foram atendidas também através do acesso ao CadUnico, serviços de beleza, tenda de leitura, xerox e plastificação de documentos...

Federação PSDB/Cidadania marca convenção que oficializará a candidatura a reeleição de Suzana Ramos para o dia 05 de agosto

Assim como outras legendas a Federação PSDB/Cidadania divulgou edital programando a sua convenção eleitoral para o último dia do prazo estabelecido pela legislação eleitoral: 05 de agosto.

O evento que vai oficializar a candidatura a reeleição da prefeita Suzana Ramos está programado das 17:00h às 22:00h, na Via Show...

Nadir Ribeiro e o cantor Flávio Leandro recebem Título de Cidadania de Serrita, a Capital dos Vaqueiros

A Câmara de Vereadores de Serrita, Pernambuco concedeu ao cantor e compositor Flávio Leandro e à aposentada Nadir Ribeiro, Titulo de cidadãos da cidade conhecida pela Capital dos Vaqueiros.

O Titulo de Cidadania foi justificado em gratidão a contribuição pela cultura dos vaqueiros. A solenidade de entrega aconteceu logo após a Missa do Vaqueiro celebrada no Parque Estadual João Cancio...

A falta de jornalismo local na maioria dos pequenos municípios fragiliza o debate público e o exercício da cidadania, diz pesquisadores

Uma triste notícia: nada menos do que 78% dos municípios brasileiros sofrem com falta de notícias locais ou com a precariedade delas. São cerca de 2.712 municípios que não têm nenhum veículo de comunicação local. Outros 1.635 municípios possuem um ou dois veículos de comunicação. Essas localidades são chamadas de desertos de notícias e os quase desertos. Os dados são do Atlas da Notícia, produzido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), e se referem ao ano de 2023. Uma realidade que, até certo ponto, ameaça até a democracia. 

Todos os estados brasileiros têm municípios nessa situação vivendo com pouca ou nenhuma cobertura local da imprensa...

Amor com cidadania - 146 anos elevada a categoria de cidade

Esta árvore centenária é símbolo de identidade,  sítio histórico que  merece reconhecimento do seu lugar de valor como estratégia de desenvolvimento não entender isto é desconhecer premissas do século XXI.

 Situação de abandono por todos nós, reflete nossa atitude de fragilidade cidadã (uma das dimensões da cultura), onde século XXI naturalizamos a falta de educação cidadã para com nossos símbolos de identidade, a falta de entendimento da importância do patrimônio no processo de desenvolvimento de Juazeiro da Bahia, beira ao desleixo administrativo e cidadã...

Lançamento do 'Raízes da Cidadania' marca o início de mais um compromisso do Estado com a inclusão social na Bahia

Para marcar o lançamento do projeto 'Raízes da Cidadania', o Ministério Público estadual (MP-BA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) assinaram, na tarde desta quinta-feira (13), no auditório do MP-BA, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), um memorando com a intenção de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em municípios baianos.

O secretário de Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, participou do ato, representando o governador Jerônimo Rodrigues...

Ação da Cidadania começa a distribuir 2 mil toneladas de alimentos arrecadadas na campanha Natal Sem Fome

A Ação da Cidadania começou a distribuir as 2 mil toneladas de alimentos arrecadadas na campanha Natal Sem Fome. De mão em mão, a solidariedade mostra a força que tem. O galpão lotado da Ação da Cidadania, na Zona Portuária do Rio, começou a esvaziar hoje com as primeiras entregas.

"Com fome não tem saúde, educação, emprego, não tem democracia. A gente precisa entender que a fome é a base. Se a gente não resolver essa base a gente não consegue avançar nos outros problemas", destaca Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania...

Coronel PM Valter Araújo é agraciado com o Título de Cidadania de Campo Formoso

O Comandante de Policiamento da Região Norte (CPR-N), Coronel PM Valter Santos de Araújo, foi agraciado, nesta terça-feira (12), às 19h30, com o Título de Cidadão Campo-formosense, no Auditório da Câmara de Vereadores de Campo Formoso em Solenidade concorrida, que contou com a presença do Presidente da Câmara e de toda a bancada de vereadores da cidade. 

Na oportunidade, o Coronel PM Valter Araújo fez um discurso emocionado em agradecimento ao referido Mérito, concedido pelos distintos senhores vereadores e indicado pelo vereador João Paulo...

Jornalista Ney Vital e empresário Italo Lino festejam o Título de Cidadania de Exu

No dia 14 de dezembro de 2020, a Câmara de Vereadores de Exu (PE), no Sertão do Araripe, aprovou por unanimidade a concessão do Título de Cidadão para o jornalista e técnico em agroecologia Ney Vital e o empresário Italo Lino de Souza. A honraria é concedida a pessoas que contribuíram, de alguma forma, com o progresso socioeconômico, cultural e turístico do município. A proposta foi do vereador Francisco Justino. 

Por este motivo para comemorar os três  anos do Título de Cidadania de Exu, um programa de rádio especial, apresentado na Rádio Cidade Fm 95.7 e um café da manhã vão servir de encontro para a valorização da cultura gonzagueana...

Prefeitura de Juazeiro divulga Projetos 'Paternidade Responsável' e 'Viver com Cidadania', do MPBA

A Prefeitura de Juazeiro divulga os projetos Paternidade Responsável e Viver com Cidadania, do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

A iniciativa possibilita a regularização da documentação de crianças, adultos e idosos, além de questões relacionadas à pensão alimentícia. Os projetos também viabilizam a realização de exames de DNA gratuitos para famílias de baixa renda...

Deputados pedem impeachment do ministro de Direitos Humanos por financiar ida da “Dama do Tráfico” a Brasília

Um grupo de 46 deputados assinou requerimento no qual é pedido o impeachment do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Luiz de Almeida. O ministro é acusado pelos deputados de ter autorizado o pagamento de passagens e diárias para Luciane Barbosa Farias, chamada de “dama do tráfico amazonense”, para participar de agendas oficiais em Brasília. Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, líder da facção criminosa Comando Vermelho no estado do Amazonas.

“Tio Patinhas” já foi condenado a mais de 31 anos por envolvimento com o tráfico de drogas e outros crimes. Sua esposa Luciane Barbosa foi apontada pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) como responsável por movimentar o dinheiro do marido. Luciane foi denunciada pelo MP por lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e organização criminosa. Na primeira instância ela foi absolvida, por não haver provas suficientes para condenação. O Ministério Público recorreu da absolvição e, agora, o processo tramita na segunda instância...

Nova vereadora: "Justiça social, cidadania, segurança pública e direitos humanos" serão os temas prioritários, diz Lucinha Mota

"Justiça social, cidadania, segurança pública e direitos humanos". Estes foram os temas citados por Lucinha Mota (PSDB, quando questionada pela REDEGN, na manhã desta segunda-feira (23). Lucinha Mota toma posse na Cãmara de Vereadores de Petrolina, em solenidada marcada para às 10hs, no Plenário da Fundação Nilo Coelho.

"Com a experiência acumulada na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos conseguiremos colocar em prática o que tem relação com essas pautas", disse Lucinha...