Foram encontrados 517 registros para a palavra: Expo

Dia Internacional da Manga: Bahia lidera produção e exportação da fruta

Em vinte dois de julho é comemorado o Dia Internacional da Manga, uma data que destaca a importância econômica dessa cultura para a agricultura e a economia da Bahia. A manga é uma das frutas mais procuradas no mundo, com uma demanda crescente nos mercados interno e externo. As cidades que mais produzem a fruta na Bahia são Juazeiro, Casa Nova, Sento Sé e Curaçá, todas localizadas no extremo-norte do Estado.


De acordo com o agrônomo e assessor técnico da Seagri Silney Sobreira, a manga encontrou na Bahia cenários edafoclimáticos ideais para ser cultivada. No caso do Vale do São Francisco, as condições são altamente favoráveis para o cultivo da manga. A região se caracteriza por apresentar um clima semiárido tropical, com reduzida umidade, baixas precipitações pluviométricas e elevado fotoperíodo. As temperaturas são altas, com médias mensais variando de 24,2°C a 28,1°C, e a pluviosidade é baixa...

Petrolina sedia a Expo Manga 2024 entre os dias 25 e 26 de julho; inscrições abertas

Entre os dias 25 e 26 de julho, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebe a Expo Manga 2024.

O evento será realizado na Chácara Nossa Senhora de Fátima, na estrada da tapera, sem número, a três quilômetros do posto de gasolina do bairro Rio Corrente. As inscrições podem ser realizadas por meio de formulários eletrônicos...

Três Pedras Dentro Dessa Aldeia": exposição terá abertura nesta segunda-feira (22)

Os três anos de pesquisa da artista visual Luisa Magaly no Terreiro de Umbanda Caboclo Sultão das Matas, de Juazeiro (BA), são o mote para "Três Pedras Dentro Dessa Aldeia". A exposição individual terá abertura na segunda-feira (22), às 18h, no Centro de Cultura João Gilberto. A visitação, que é gratuita, segue até 20 de setembro.

Com trabalhos inéditos, a curadoria é assinada por Eriel Araújo e Mãe Isabel de Oxum. A série de trabalhos nos quais a artista utiliza diversas técnicas, como fotografia e cerâmica, reflete sobre as presenças das pedras sagradas nos rituais de umbanda...

Espaço Arte, Ciência e Cultura da Univasf oferta visita guiada em exposições para crianças

Durante todo o mês de julho, às terças e sextas-feiras à tarde, o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) vai realizar duas visitas guiadas gratuitas em instalações interativas e nas exposições "EACC Micro a Macro" e "Faces da Evolução".

As visitas são para grupos de 15 pessoas, em dois horários por tarde, das 14h às 15:30 e das 15:30h às 17h. O EACC é um espaço de educação não formal e de divulgação científica de forma lúdica e interativa da Univasf, localizado na Avenida Cardoso de Sá, s/n, em Petrolina, Sertão de Pernambuco...

Do barro do chão: Exposição para Gilberto Gil mostra de onde vem o Baião

Após o evento que marcou a entrega do título “doutor honoris causa” ao ícone da MPB, o Centro Cultural do Cariri, locallizado no Crato Ceará,  inaugura a exposição “Debaixo do Barro do Chão”. A mostra estaá disponível para visitação no espaço Átrio e conta com a curadoria de Fabiano Piúba.

“O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra de Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri”, anuncia o material de divulgação da mostra...

Brasil desbanca EUA e assume liderança mundial na exportação de algodão

Antecipando uma meta prevista para ser alcançada apenas em 2030, em uma virada histórica no comércio global, o Brasil superou os Estados Unidos e tornou-se pela primeira vez o maior exportador de algodão do mundo. A notícia foi confirmada durante a 75ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), realizada durante o 21° Anea Cotton Dinner, conferência promovida pela Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), em Comandatuba, na Bahia.
 
Miguel Faus, presidente da Anea, alertou que a posição brasileira depende da safra americana, que tende a ser maior do que a do ano passado. Ultrapassar os Estados Unidos em volume de exportação era uma meta do setor com previsão para ser batida apenas em 2030, mas acabou sendo alcançada antes do encerramento do ano comercial de 2023/2024, disse a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
 
Gustavo Prado, Diretor Executivo da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), ressaltou a importância estratégica da Bahia na conquista da liderança global do Brasil na exportação de algodão. "Sendo sustentável essa posição, nossa imagem, como um dos produtos de melhor qualidade, se consolida. Não obstante, trabalhamos arduamente em negociações com os atores da cadeia de suprimentos para exportação e estamos prestes a consolidar a rota de Salvador diretamente para a Ásia. Isso, graças à parceria com esses atores, incluindo o apoio do Governo da Bahia", destacou.
 
A Bahia é o segundo estado que mais produz algodão no País. De acordo com as projeções da Abapa, a Bahia deve colher 345,4 mil hectares, resultando em uma produção de 663 mil toneladas de algodão em pluma, com uma estimativa de exportação de aproximadamente 300 mil toneladas.
 
Brasil - De acordo com a Abrapa, o Brasil deve colher em torno de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma) nesta safra e as exportações devem alcançar 2,6 milhões de toneladas. Cerca de 60% da produção já foi comercializada.
 
Os maiores produtores de algodão são a China e a Índia, seguidos pelos Estados Unidos, deixando o Brasil em quarto lugar no ranking mundial, aponta a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Fao.
  ..

A hora do Rei-Luiz Gonzaga sob o olhar de Wilson Seraine é o título da exposição que acontece até 31 de julho

A hora do Rei-Luiz Gonzaga sob o olhar de Wilson Seraine. Este é o título da exposição que acontece entre os dias 29 de junho a 31 de julho em Teresina Piauí.

A realização é do Teresina Shopping. Na progração uma roda de conversa será realizada no dia 02 de julho, a partir das 19hs com o tema o Acervo do Rei do Baião, participação de Wilson Seraine e mediação de Douglas Machado...

Trajetória do xilógrafo J.Borges está em exposição no Museu do Pontal

A retrospectiva da obra do mestre da xilogravura brasileira J.Borges está disponível ao público na exposição O Sol do Sertão, que vai até o dia 25 de março de 2025, no Museu do Pontal, no Rio de Janeiro. A mostra inicia neste sábado (29), às 14h30, e é inteiramente gratuita para o público. 

Segundo o curador e diretor-executivo da exposição, Lucas Van de Beuque, o museu fez uma longa pesquisa em cima dos acervos e coleções do artista, de 88 anos, espalhados no Brasil. “A gente vai expor ao público essa trajetória, desde os primeiros estudos de cordéis que ele fez até as últimas obras, como a Sagrada Família, que foi dada ao Papa Francisco no ano passado pelo presidente Lula, representando a arte popular do Brasil, e a obra O coração na mão, que ele fez recentemente e é um grande sucesso”, disse Van de Beuque à Agência Brasil. ..

 Sobradinho: Secretaria de Educação convida a comunidade para a ExpoCaatinga que acontece na tarde desta sexta-feira (21)

A Secretaria de Educação de Sobradinho realiza nessa sexta-feira (21), a ExpoCaatinga - Feira de Culminância do Projeto Caatinga, no Pátio de Eventos Vaqueiro Brian, a partir das 14 horas. 

Com o tema "Sustentabilidade: Sobradinho no Nordeste do Brasil, na Região Semiárida", a edição desse ano do Projeto Caatinga, terá a participação de estudantes e professores das instituições escolares municipais que realizarão a exposição de trabalhos nos estandes do evento e apresentações culturais no palco montado no espaço...

Testagem de ISTs agrada público no São João da Bahia, no Parque de Exposições

A chuva afastou um pouco os forrozeiros do Parque de Exposições na noite sexta-feira (14). Ainda assim, quem foi curtir as atrações do São João da Bahia, organizado pelo Governo do Estado, contou com todo o suporte das ações de assistência e prevenção da Secretária da Saúde (Sesab). Essas iniciativas fazem parte das ações da pasta durante os festejos juninos, que representam um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

Em dois dias de festa, já foram realizados 1.245 testes rápidos para a detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no estande montado no Parque de Exposições, 592 deles na última noite. Do total de exames, 23 foram positivos para sífilis, sendo 13 na noite de sexta-feira. Para HIV, Hepatite B e Hepatite C não foram registrados casos positivos...

Leitor denuncia água e fiação de energia exposta em praça no centro de Juazeiro (BA). Sesp responde

O leitor Ricardo Ferreira encaminhou vídeo à Rede GN informando sobre uma situação na Praça Antonílio da França Cardoso, em frente ao antigo prédio da Prefeitura de Juazeiro (BA).

Segundo o denunciante uma mangueira jorrando água próximo a um poste metálico com a fiação exposta é uma situação que pode levar a um choque e conseqüentemente à morte de alguma pessoa...

Governo do Estado dá início aos festejos juninos no Parque de Exposições, nesta quinta-feira (13)

Os festejos juninos promovidos pelo Governo do Estado na capital baiana começam nesta quinta-feira (13), Dia de Santo Antônio, no Parque de Exposições.

Os portões da festa serão abertos às 17h, com primeiro show previsto para começar a partir das 18h...

Massangano: Cultura de um povo ancestral" é tema de exposição fotográfica aberta hoje (13) na ilha

Petrolina se tornou uma das melhores cidades para se viver no Nordeste conforme pesquisas que destacam diversos relacionados ao potencial econômico, turístico e cultural da região incluindo as belezas do rio São Francisco a partir da fruticultura, gastronomia, entretenimento, manifestações da cultura popular entre outros atrativos que fortalecem a cadeia turística do maior município  do Sertão do Estado.

E por falar em turismo, ao longo do rio São Francisco uma das paradas imperdíveis é conhecer a Ilha do Massangano de perto...

Exposição fotográfica mostra cultura da Ilha do Massangano, em Petrolina

A exposição fotográfica “Ilha do Massangano: Cultura de um Povo Ancestral” será inaugurada nesta quinta-feira (13), na Ilha do Massangano, Petrolina, Sertão de Pernambuco. A exposição estará aberta ao público gratuitamente, no espaço externo da Casa de Ceiça, na entrada da comunidade, às 19h30, após o novenário de Santo Antônio.

O evento, que integra o projeto “Imagem, Palavra e Identidade: A Importância dos Feitos de um Povo”, tem apoio da Lei Paulo Gustavo. A mostra reúne imagens capturadas pelo fotógrafo Luiz Alves e conta com curadoria e textos do jornalista Emanuel Andrade...

Produtores e exportadores de frutas do Vale do São Francisco participam de Rodada de Negócios

Organizadores, produtores e exportadores de uva e manga do Vale do São Francisco comemoraram os resultados alcançados durante a Rodada de Negócios realizada pelo Projeto Agro.br, da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Sebrae, através do ALI Rural, APEX Brasil, e Serviço de Aprendizagem Rural (Senar).

O encontro aconteceu na última quinta-feira (6), no Centro de Excelência de Frutas do Senar, em Juazeiro, no Norte da Bahia, e reuniu empresas conceituados no segmento como Xportare, All Fruits, Intertropical Ibacem, Agrivale, GrandValle e Frutecer, além de produtores e exportadores de outras regiões do país como Pedro Cantal, que participaram de forma online...

Prefeitura de Juazeiro promove exposição de trabalhos artísticos dos pacientes do CAPS i

As cores e o talento dos pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPS i) de Juazeiro e Petrolina tomaram de conta da Univasf nesta sexta-feira (7).

As equipes dos centros fizeram uma ação conjunta para expor trabalhos artísticos produzidos pelas crianças e adolescentes atendidos pelo serviço...

Guilherme Coelho e Geraldo Alckmin anunciam acordo entre Brasil e China para exportação da uva brasileira

O vice-presidente Geraldo  Alckmin  e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), Guilherme Coelho, anunciaram o fechamento do acordo fitossanitário entre Brasil e China que permite a exportação das uvas brasileiras. O governo chinês irá, posteriormente, comunicar oficialmente a data para início da entrada da fruta no país.

O acordo foi finalizado durante a VII Sessão Plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), realizada em Pequim. O vice-presidente Geraldo Alckmin liderou uma comitiva, formada por ministros, parlamentares e empresários, que trabalhou pelo fortalecimento das relações comerciais entre os dois países...

Trabalhos de crianças e adolescentes CAPSi de Juazeiro são expostos em ação no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde  (SESAU), participou de uma ação conjunta promovida pelos Centros de Atenção Psicossocial infantos juvenis (CAPSi) de Juazeiro e Petrolina.

Nesta sexta-feira (24), foram expostos trabalhos elaborados pelas crianças e adolescentes atendidos pelo serviço...

Moscamed Brasil é a única instituição no Vale do São Francisco autorizada a monitorar a mosca-das-frutas em pomares que terão mangas exportadas ao EUA

A Moscamed Brasil, localizada em Juazeiro (BA), é reconhecida como  referência no Vale do São Francisco no monitoramento e controle de pragas. Na região é a única empresa habilitada a monitorar a mosca-das-frutas (Ceratitis capitata) em pomares destinados à exportação de mangas para os Estados Unidos.

O produtor do Vale do São Francisco que deseja exportar manga para este país  deverá fazer o monitoramento da mosca-das-frutas,conforme determinações do MAPA para controle de pragas, proteção às plantações, a qualidade dos produtos e as regulamentações internacionais e comerciais...

Agronegócio foi responsável por 53,4% das exportações da Bahia no primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre de 2024, a balança comercial da Bahia obteve um incremento significativo na dependência do agronegócio, representando 53,4% das exportações totais do Estado, no período. Este número marca um aumento em relação aos 42% registrados nos primeiros três meses do ano anterior. Mesmo diante de uma queda nos preços das commodities no mercado internacional, a atividade agrícola se mantém como motor da economia baiana.
 
De acordo com dados oficiais emitidos pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Governo Federal, quase US$1,3 bilhão foram comercializados entre janeiro e março de 2024, representando um incremento de 25% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Este aumento expressivo reflete, principalmente, o aumento da produtividade no campo, indicando uma maior eficiência na produção agrícola do estado.
 
Um ponto notável é o volume embarcado, em alguns setores do agro, que teve uma expansão significativa, compensando os preços mais baixos das commodities. Isso fica evidente no caso da soja, cujos preços registraram uma redução, mas foram compensados pelo aumento da quantidade exportada. No primeiro trimestre de 2023, a soja, principal produto de exportação do agronegócio baiano, representou US$ 433,4 milhões. No mesmo período do ano de 2024, houve um aumento significativo de 29,89%, o que representa US$ 562.,9 milhões.
 
Além da soja, o algodão não cardado nem penteado, simplesmente debulhado, produzido na Bahia também obtiveram aumentos expressivos. No comparativo de janeiro a março de 2023, o valor em exportação foi de US$ 55,9 milhões, já em 2024, quando analisado o mesmo período, o crescimento foi de 291,37%, o que representa US$ 218.,6 milhões de reais. ..