Foram encontrados 549 registros para a palavra: chuvas

 Defesa Civil de Petrolina alerta para possibilidade de chuvas durante o final de semana

Um novo período de chuva se aproxima na região do Vale do São Francisco. Com base na Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria de Segurança Pública, faz um alerta para a possibilidade de chuva fraca a moderada, entre esta sexta-feira (22) até a próxima terça-feira (26).
 
É importante que a população previna-se para evitar possíveis danos. É necessário verificar as falhas no telhado e limpar as calhas, ralos e grelhas para evitar entupimento; não jogar lixo nas ruas e nos canais para evitar entupimento das passagens de água; e realizar a poda das árvores dentro do muro e na calçada, para minimizar os riscos de queda.
 
Para que se tenha redução de tempo na resposta aos chamados que possam ser registrados, a central de atendimento está em funcionamento 24h, pelo número de telefone (87) 99132-9568.
 
Como realizar o cadastramento no sistema de alerta da Defesa Civil
 
Para quem ainda não possui o serviço de alerta da Defesa Civil, o acesso pode ser realizado através do serviço SMS 40199. Para isso é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.
 
Além disso, também é possível ter acesso às informações através dos aplicativos de mensagens como: Telegram (baixa o aplicativo e pesquisa @defesacivilbrbot) e WhatsApp (cadastra o número (61) 2034-4611 e envia um simples "Oi"). Para conseguir receber mensagens, o usuário deve fazer um cadastro prévio.
  ..

Projeto testa plasticultura para reduzir impacto das chuvas na viticultura do Semiárido; Dia de Campo acontecerá em Petrolina na próxima segunda-feira (25)

Nos últimos anos, as mudanças climáticas tem transformado as condições de cultivo na viticultura do Semiárido brasileiro. Em uma região onde as chuvas sempre foram concentradas em quatro meses, as precipitações passaram a ocorrer ao longo do ano, afetando diretamente a fruticultura irrigada, especialmente a uva. Esse cenário levou a Embrapa Semiárido a desenvolver um projeto que estuda o uso da plasticultura para mitigar os efeitos adversos das chuvas, além de promover benefícios no desenvolvimento das videiras, produtividade e qualidade dos frutos.

No Brasil esta técnica já é adotada em regiões vitivinícolas com altos índices de precipitação, como o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde a cobertura dos vinhedos com filmes plásticos ou ráfia cria uma barreira física que reduz a presença de água livre nas folhas. A pesquisadora e coordenadora do projeto, Patrícia Coelho de Souza Leão, explica que as precipitações mais intensas aumentam os riscos de doenças, exigindo um manejo mais intensivo, o que eleva os custos de produção...

Novembro deverá registrar retorno de chuvas acima da média na Bahia, aponta Climatempo

O município de Vitória da Conquista foi o escolhido para receber a terceira edição do Fórum Desafios Climáticos na Bahia. Promovido pela Neoenergia Coelba, o evento teve como objetivo ampliar o debate sobre os impactos do clima na sociedade e explicar como as instituições públicas e privadas estão se preparando para as possíveis adversidades. O fórum aconteceu na manhã desta terça-feira (29), na sede da distribuidora localizada na Avenida Olívia Flores, e contou com a participação de especialistas do Climatempo, além de representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista.

Durante o fórum, o Climatempo apresentou previsões sobre as condições climáticas de Vitória da Conquista e região Sudoeste até o Verão, destacando a influência do fenômeno La Niña, que deverá impactar diretamente o estado da Bahia nos próximos meses. Segundo o instituto, em novembro deve haver o retorno das chuvas de forma mais abrangente e acima da média, com possíveis zonas de convergência atuando sobre a Bahia. Dezembro, por sua vez, apresenta uma variação espacial significativa das chuvas, com semanas alternadas entre mais chuvosas e mais secas. ..

PREVISÃO DO TEMPO: Nordeste tem alerta de chuvas intensas nesta terça-feira (22)

Nesta terça-feira (22), tem previsão de chuvas isoladas em boa parte do Nordeste brasileiro. Pela manhã, as precipitações são esperadas em quase todo o território da Bahia, Sergipe e Alagoas, além do Agreste e Mata Pernambucana, Sudoeste Piauiense e Sul Maranhense.

À tarde, as chuvas continuam apenas no Sudoeste Piauiense, Sul Maranhense e boa parte da Bahia, exceto no Centro-Norte e Nordeste Baianos e Metropolitana de Salvador. E à noite, além dos territórios baianos, volta a chover em Sergipe e no Leste Alagoano, mas não deve ter precipitações no restante dos estados nordestinos...

População do João XXIII reclama dos prejuízos com as últimas chuvas em Juazeiro (BA)

O bairro João XXIII foi um dos mais afetados na última chuva que caiu quinta-feira, dia 17, em Juazeiro (BA).

Foram mais de 130mm e a população alega que o mal planejamento na execução da obra da Travessia Urbana que deixou certo trecho sem escoamento das águas, levou várias casas a serem invadidas...

"Está difícil receber a dose da vacina Covid-19. Na sexta-feira postos fechados devido chuvas. E segunda-feira?"

A REDEGN continua acompanhado a professora que não conseguiu ainda receber a vacina da Covid-19.  A REDEGN apurou que o município de Juazeiro Bahia, enfrenta falta de vacinas imunizantes há pelo menos 30 dias nas Unidades Básicas de Saúde. Detalhe: entre as vacinas falta a de Covid-19.

O levantamento da REDEGN mostra que falta vacinas principalmente para as crianças. Com as chuvas a situação da professora complicou mais ainda. Os Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde fecharam devido a chuva...

Petrolina registra em um único dia o maior volume de chuvas nos últimos 30 anos

Um grande volume de chuvas atingiu Petrolina durante a madrugada desta sexta-feira (18). De acordo com a Defesa Civil do município, essa é a maior quantidade de chuvas registrada num único dia nos últimos 30 anos.

O bairro José e Maria foi a localidade que registrou o maior volume de chuvas (117 mm), seguido pelo Gercino Coelho (116 mm), Cohab Massangano (102,4 mm) e Jardim São Paulo (98 mm). As informações são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)...

Devido às chuvas, Petrolina tem Unidades Básicas de Saúde fechadas. Projeto Carro Planta é cancelado

Devido as fortes chuvas Unidades Básicas de Saúde de Petrolina tiveram que ser fechadas, de acordo com a Prefeitura de Petrolina, para garantir a segurança. Em algumas delas o telhado foi danificado.  Confira UBS Fechadas até o momento:

UBS bairro Fernando Idalino, UBS Dom Avelar, UBS Henrique Leite, UBS- Plínio Amorim- Rajada...

Defesa Civil de Petrolina diz que chuva foi a maior registrada em um único dia nos últimos 30 anos

De acordo com a assesoria de imprensa da Prefeitura, Petrolina foi supreendida nessa madrugada com um grande volume de chuvas.  Até às 5h da manhã dessa sexta-feira (18), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) registrou cerca de 117mm. os.Esse volume é o maior registrado em um único dia nos últimos 30 anos.

A Prefeitura de Petrolina, através da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEMUSP), detalha as áreas mais afetadas e passa orientações de como ser acionada em caso de emergência.
 
Os bairros que registraram o maior volume de chuvas foram o José e Maria com 117mm, Gercino Coelho, 116 mm, Jardim São Paulo, que registrou 98 mm e Cohab Massangano, com 102,4 mm...

Trânsito parado nas principais ruas de Juazeiro e Petrolina após chuvas

 A chuva que caiu na madrugada desta sexta-feira (18) em Juazeiro e Petrolina deixou vários pontos de alagamentos em algumas avenidas importantes das duas cidades.

O trânsito em Juazeiro, na rua do Paraíso está congestionado. Motoristas relatam que os pontilhões foram alagados. Caos total nas ruas centrais. Em Petrolina a mesma situação: trânsito caótico...

Poucas horas de chuvas e vários bairros alagados em Juazeiro (BA)

O período úmido ao que parece chegou a Juazeiro e região na madrugada desta sexta-feira (18/10) e com ele, os velhos problemas na área urbana da cidade.

Não foi por falta de aviso. Desde o início da semana a gestão municipal tinha conhecimento da previsão de chuva para estes dias e a recomendação era limpeza dos bueiros, galerias e canais de Juazeiro...

Juazeiro/Petrolina: dia de eleição, 06 de outubro não há previsão de chuvas e sol será abrasador

Bom dia, sertanejos de Juazeiro, Petrolina e região ! Neste 1º de outubro o dia segue a tendência das semanas anteriores, apresentando sol entre poucas nuvens, calor abrasador e baixa umidade. 

A previsão é do Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Detalhe: no dia da eleição, seis de outubro a previsão é de 36 graus, o que signfica uma sensação termica bem acima dos 40 graus centigrados...

Sem chuvas há meses, Juazeiro e Petrolina estão em situação de Emergência devido estiagem

O Sol deve continuar abrasador e sem previsão de chuva para os próximos dias. Na zona rural de Juazeiro e Petrolina a situação é de calamidade. O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) divulgou que, no Brasil, centenas de cidades estão há mais de 130 dias sem chuva. Com isso, mais de 12 milhões de brasileiros foram afetados e não veem uma gota de chuva há mais de três meses.

Com exclusividade a REDEGN obteve a informação, através da Defesa Civil, que em Juazeiro a última chuva intensa no município aconteceu no mês de abril, quando os órgãos de meteorologia registraram um volume de cerca de 100mm...

Sem chuvas desde maio, bombeiros tentam controlar incêndio que persiste há mais de um mês no oeste da Bahia

Sem chuvas frequentes desde maio, 15 bombeiros tentam controlar chamas que persistem há mais de um mês na Serra do Cipó, na cidade de Muquém de São Francisco, no oeste da Bahia.

Ao todo, já foram mais de mil hectares consumidos pelas chamas na região, segundo apuração da TV Oeste, afiliada da TV Bahia. A área equivale a seis mil campos de futebol...

Onda de calor: Juazeiro caminha para o sexto mês sem chuvas intensas

O Sol deve continuar abrasador e sem previsão de chuva para os próximos dias.  O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) divulgou que, no Brasil, 75 cidades estão há mais de 130 dias sem chuva. Com isso, mais de 12 milhões de brasileiros foram afetados e não veem uma gota de chuva há mais de três meses.

Com exclusividade a REDEGN obteve a informação, através da Defesa Civil, que em Juazeiro a última chuva intensa no município aconteceu no mês de abril, quando os órgãos de meteorologia registraram um volume de cerca de 100mm...

PREVISÃO DO TEMPO: Chuvas isoladas são esperadas na Região Nordeste nesta segunda-feira (17)

A segunda-feira (17) começa com muitas nuvens e chuvas isoladas em todas as capitais da região Nordeste, exceto em São Luís, no Maranhão. 

Durante a tarde, as nuvens chegam a São Luís, com previsão de pancadas isoladas em todo o litoral do Maranhão. Todo o restante da região litorânea do Nordeste permanece com muitas nuvens e possibilidade de chuvas isoladas...

Ação de troca de livros arrecada donativos para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

A rede de solidariedade em prol das vítimas do Rio Grande do Sul continua em movimento no coração dos petrolinenes. Para contribuir com a campanha realizada no município, duas  voluntárias  promoveram um bazar para trocar livros por donativos. A iniciativa disponibilizou mais de 200 obras literárias, cada uma era adquirida em troca de um item que pudesse ser doado. Muitos donativos foram arrecadados e entregues ao programa de voluntariado Transforma Petrolina.

A ação solidária arrecadou roupas infantis e de adulto,  alimentos, sandálias, mochilas, cobertores, absorventes, fraldas, água, entre outros. Os donativos foram triados pelas voluntárias  e entregues ao programa Transforma Petrolina, tudo devidamente embalado e identificado. Agora, as doações serão destinadas à Quy Sorwetto, que levará para as famílias necessitadas do Rio Grande do Sul numa carreta da empresa...

Chuvas abaixo da média na Bahia previstas para junho podem afetar safra de milho, aponta Inmet

A Bahia terá chuvas abaixo da média neste mês de junho, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo e, consequentemente, a produção na safra de grãos 2023/24, em especial, o milho. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que o cenário de baixas chuvas deve se repetir em diversos estados da região Nordeste e parte do Norte, em especial, as áreas do sistema produtivo Matopiba (região que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Considerando o prognóstico climático do Inmet para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24, essa falta de chuva deve ser ainda mais severa em áreas dos estados do Piauí e Bahia, “ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra”. Informações do jornalista Thiago Teixeira/Bahia Notícias..

Governo Federal atua para proteger a saúde da população e também dos pets atingidos pelas fortes chuvas no RS

 

Carregamento de 20 toneladas de ração para pets saiu neste sábado de Brasília com destino ao Rio Grande do Sul - Foto: Cláudio Kbene/PR

A preocupação com a saúde e o bem-estar dos gaúchos após a tragédia climática não se restringe aos maiores centros urbanos do estado. Em um ação integrada, o Governo Federal trabalha também para alcançar a população mais vulnerável e distante das grandes cidades, fornecendo alimentação e oferecendo atendimento de saúde...

"O que aconteceu no Rio Grande do Sul vai se repetir em outros lugares do país. Políticos só se movem depois que as chuvas caem", diz jornalista

A REDEGN leu o texto da jornalista Larrissa Borges, Revista Veja, e reproduz a reflexão.

A jornalista diz "o que aconteceu no estado do Rio Grande do Sul vai se repetir em outros lugares do país caso as autoridades continuem se movendo apenas depois que as chuvas caem". ..