Foram encontrados 1448 registros para a palavra: Cultura

Bahia: Confira projetos esportivos e culturais patrocinados com recursos do ICMS

Ao permitir o abatimento de parte do ICMS devido pelas empresas que patrocinam projetos esportivos e culturais na Bahia, por meio dos programas FazAtleta e FazCultura, o Governo do Estado desembolsou ao todo R$ 121,2 milhões entre os anos de 2013 e 2023, na forma de renúncia fiscal, para viabilizar 1.565 projetos esportivos e culturais.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), outros 172 projetos nas duas áreas já foram aprovados em 2024...

Projeto da Fiocruz organiza 1º encontro estadual de coletivos culturais de periferia na Bahia

No dia 13 de dezembro, acontece o 1º Encontro Estadual da Periferia Brasileira de Letras na Bahia (PBL-BA), projeto realizado pela Cooperação Social da Fiocruz. O encontro reunirá coletivos, artistas, gestores culturais e representantes do poder público. Com início às 14h, o evento leva ao bairro de Castelo Branco uma rica programação, composta por roda de conversa, cortejo performático, homenagem a um coletivo local e apresentações poéticas e musicais. 

O encontro é fruto de uma parceria entre a Periferia Brasileira de Letras (PBL), a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (SEFLI-MinC) e a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Juntas, as instituições pretendem reforçar a territorialização de políticas públicas saudáveis - aquelas que, voltadas para a literatura e cultura nas periferias brasileiras, sejam construídas a partir da mobilização social e comunitária na busca de soluções aos problemas locais...

Abertura Oficial dos Jogos Escolares de Sento Sé reúne cultura, esporte e integração

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta quarta-feira (20) a Cerimônia Oficial de Abertura dos Jogos Escolares 2024, em um evento marcado por apresentações culturais e o entusiasmo dos estudantes participantes. O palco da celebração foi a frente da Prefeitura, que reuniu representantes das 20 escolas municipais, estaduais e particulares em um momento de integração e celebração do esporte.

A prefeita Ana Passos reforçou o compromisso da gestão municipal com o esporte e a educação. "Os Jogos Escolares simbolizam o espírito de união, determinação e superação que queremos promover entre nossos jovens. Investir no esporte é investir no futuro, é fortalecer a educação e criar oportunidades. Estamos muito felizes em ver tantas escolas e estudantes envolvidos nesta celebração", afirmou...

FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público

Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.

Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região...

Noite Cultural da FLIC reunirá artistas de Curaçá e região a partir desta quinta-feira

A 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC) terá uma diversa programação musical na Praça Raul Coelho, centro da cidade, de quinta-feira (21) a sábado (23).

Na noite desta quinta-feira das 18h00 às 19h30 estará acontecendo uma Tenda de Música Eletrônica com o artista Jocélio Bello, das 19h30 às 00h00 haverá uma apresentação musical com diversos(as) artistas: Galeota das Artes, Lucas Santos, Bichos Escrotos, Maviael Melo e João Sereno, Jaidete Varjão e uma Intervenção poética, por Jonathas Tonny...

Estudantes da periferia de Juazeiro promovem a consciência negra a partir da arte, cultura e educação

O Projeto Enegre(s)ser já existe há três anos e deu origem a um festival com mesmo nome que aconteceu este mês de novembro no Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Paulo José de Oliveira, localizado no Bairro Padre Vicente, em Juazeiro. O evento, que teve como protagonistas as/os estudantes, contou com uma diversificada programação voltada para promoção da consciência negra e combate ao racismo.

O público envolvido participou de oficinas de teatro, grafite, capoeira, maquiagem, turbantes, hip-hop, rimas, DJ, além de aprender com palestras, rodas de conversas, exibição de filmes. Um momento bastante esperado foi o desfile da beleza negra, onde estudantes colocaram na passarela todo pertencimento e valorização da pele negra, cabelo crespo e estampas coloridas, evidenciando a brasilidade e suas raízes afro...

Dia da Consciência Negra é celebrado no berço de Zumbi dos Palmares

Para celebrar o primeiro feriado nacional do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura e da Fundação Palmares, e o Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), em parceria com Universidade Federal de Alagoas, através da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), realizam uma programação especial no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, no dia 20 de novembro.

A programação inclui uma série de atividades culturais e homenagens que exaltam a história e o legado do povo negro e de grandes figuras como Zumbi e Dandara dos Palmares. O evento começa com a recepção das autoridades em cortejo com representantes de religiões de matriz africana, seguida de assinatura de atos e apresentações culturais de maracatus, afoxés e diversas performances musicais que enaltecem a ancestralidade e a resistência negra...

Festival Edésio Santos começa hoje (14) na arena do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro

O Festival Edésio santos da Canção, edição 2025 e na sua 26ª Edição, começa hoje no Teatro de Arena do Centro de Cultura João Gilberto, com previsão de abertura a partir das 19h, com apresentação da banda do festival e na sequência as canções classificadas para esta quinta (14).

A banda Semivelhos é a convidada da noite...

V Festa Literária de Uauá (FLIU) homenageia Ariano Suassuna e traz três dias de celebração cultural no sertão baiano

A cidade de Uauá, no sertão baiano, se prepara para receber a quinta edição da *Festa Literária de Uauá (FLIU)*, que ocorre de 14 a 16 de novembro de 2024. Conhecido por promover a riqueza literária e cultural da região, o evento irá homenagear o icônico Ariano Suassuna, reunindo nomes de destaque da literatura brasileira e internacional, reafirmando seu compromisso com a diversidade e o fortalecimento da expressão cultural do sertão.

Abrindo o festival, oficinas e atividades em escolas locais fomentam o gosto pela leitura e pela escrita, com destaque para o lançamento de um livro de Cordel e Poesia, produzido por alunos do projeto Edu Cordel. Outra obra especial será lançada: um livro escrito e ilustrado por um aluno autista, fruto de um trabalho inclusivo que evidencia o impacto do FLIU na formação de novos talentos literários...

IfSertãoPE Campus Salgueiro inscreve artistas para Festival de Arte e Cultura até quarta (13)

O IFSertãoPE campus Salgueiro está com inscrições abertas até a quarta-feira (13) para o Festival de Arte e Cultura, que será realizado nos dias 03 e 04 de dezembro.

Podem se inscreve artistas do município e região, estudantes de escolas públicas e privadas, além de professores e alunos do campus. As modalidades disponíveis são: literária, dança, musical, fotografia, artes visuais, audiovisual, teatro ou circo...

Reunião do G20 termina com entrega de carta da Bahia para políticas globais de fomento à cultura e à sustentabilidade

A Bahia foi palco para a apresentação da carta com considerações de mais de 120 autoridades que participaram da reunião do Grupo de Trabalho de Cultura do G20, iniciada na última segunda-feira (4), no Centro de Convenções, em Salvador. O encontro, que terminou nesta sexta-feira (8), precede o encerramento da contribuição do Brasil na presidência do G20, que passa à África do Sul a liderança nas próximas semanas.
 
O governador Jerônimo Rodrigues participou da plenária de fechamento da reunião, acompanhado dos ministros Margareth Menezes, da Cultura; Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e de secretários de Estado. Ministros da Cultura de países como Espanha, Alemanha, Índia, Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes, Indonésia e Japão, bem como representantes de mais de 20 organizações internacionais, também estiveram presentes e apresentaram contribuições para os assuntos discutidos nos últimos quatro dias.
 
"Da cultura desses 20 países [do G20], sai um documento, que é a Carta da Bahia, tratando de temas importantes, a exemplo da relação entre a cultura e o meio ambiente, a cultura e uso de tecnologia, o uso da inteligência artificial, inclusive um forte posicionamento dos ministros sobre o uso de deepfake. Mas um ponto muito importante do debate dessa semana é a respeito do patrimônio de cada país. Nós tivemos, recentemente, a devolução do manto sagrado dos Tupinambás. Um já chegou ao Brasil, são 13. A preservação da cultura de cada país engrandece a cultura mundial", dividiu o chefe do Executivo estadual.
 
A carta, entregue aos líderes da cúpula do G20, será o documento que vai orientar práticas de políticas culturais no mundo. A ministra da cultura, Margareth Menezes, frisou que o documento, entregue na plenária, é fruto de um longo e cuidadoso processo de articulação e debate das delegações técnicas, que acontecem desde dezembro de 2023.
 
"Esse documento consagra valores, princípios e diretrizes que vêm sendo discutidos desde o início do nosso grupo e que foram trazidos em linha de continuidade pelas presidências da Arábia Saudita, da Itália, da Indonésia e da Índia. Nos comprometemos com princípios inclusivos, participação social e acessibilidade para o pleno exercício dos direitos culturais", reafirmou.
 
Para o secretário Bruno Monteiro, da Cultura da Bahia, o encontro com os líderes revelou agendas e desafios comuns a todos os países do G20. "A carta traz alguns desafios que são globais, como a questão da inteligência artificial e de que modo nós vamos preservar os direitos dos autores; sobre o investimento na economia criativa, que é um setor que cresce muito no mundo todo e que precisa, portanto, de investimento dos agentes públicos para o seu desenvolvimento, diante dessa nova realidade econômica. Esse encontro é concluído com uma agenda muito propositiva de avanços para a comunidade cultural, para os gestores de cultura do mundo todo, e que bom que a Bahia está no centro disso", avaliou.
 
Desafios globais
 
Ao longo da semana, as autoridades tiveram espaços de discussões sobre diversidade cultural, inclusão social, direitos autorais, regulamentação das inteligências artificiais, desenvolvimento sustentável e promoção do patrimônio e da memória culturais. Os diálogos fizeram parte do Seminário Internacional Cultura e Mudanças Climáticas, que aconteceu em concomitância com reuniões técnicas e ministeriais no Centro de Convenções.

Cultura no G20
 
Criado em 2021, na Itália, o grupo já realizou reuniões na Indonésia, na Índia e, agora, no Brasil, que assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023 e ocupa o cargo até o dia 30 de novembro.
 
Esse mês, a Cúpula de Líderes do G20 ainda se reúne no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro, quando 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia, apresentam a conclusão dos trabalhos conduzidos pelo Brasil e quando chefes de Estado e de Governo aprovam os acordos negociados ao longo do ano.
 ..

Juazeiro ganha mais uma Praça CEU da Cultura

Juazeiro é um dos municípios contemplados no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com um CEU da Cultura.

O equipamento, que será construído no bairro Alto da Aliança, foi garantido graças ao empenho da gestão municipal que está atenta aos investimentos federais destinados aos municípios...

Usina Cultural se despede de Juazeiro neste sábado (9), com show de Adelmário Coelho

Considerado um dos maiores cantores de forró do Brasil, Adelmário Coelho, encerra neste sábado (9), às 21h, na Orla Nova de Juazeiro-BA, a primeira edição do festival Usina Cultural do Vale do São Francisco.

Cantando o primeiro hit, Não fale mal do meu país, revisitando os sucessos do Trio Nordestino ou relembrando a canção Anjo querubim, esse baiano de Barro Vermelho (Curaçá), promete um verdadeiro arrasta-pé que não vai deixar ninguém parado...

Artigo - A arte e a cultura na formação curricular: o caminho para o autoconhecimento e a cidadania

No cenário educacional contemporâneo, falar sobre a importância da arte na formação dos alunos transcende o lazer e o treino de habilidades nos cursos extras.

O ensino de artes visuais, música, teatro e dança constitui a educação estética, ou seja, a educação das sensibilidades, das formas que temos de perceber a nós mesmos e o mundo em que vivemos...

Formação da PNAB-BA incentiva classe artística de Sento-Sé e amplia participação nos editais culturais do Estado

A formação para os editais da Política Nacional Aldir Blanc na Bahia (PNAB-BA), realizada online no território Sertão do São Francisco, foi um marco importante e bastante instrutivo para a classe artística de Sento Sé.

O evento, promovido na noite do dia 4 de novembro, reuniu artistas, produtores culturais e representantes da comunidade, proporcionando um espaço de aprendizado e incentivo para que todos possam participar e serem beneficiados pelos editais estaduais...

Renato Teixeira e Maciel Melo se encontram sexta (8), na Usina Cultural, em Juazeiro -  BA

Os mestres da música regional, Renato Teixeira e Maciel Melo, dividirão o palco do festival Usina Cultural do Vale do São Francisco, na Orla Nova, em Juazeiro-BA, a partir das 22h, da próxima sexta-feira (8).

Primeira apresentação da dupla na região, o show, com acesso gratuito, promete mostrar o melhor do repertório de cada um. O paulista, Renato já garantiu que não vai faltar sucessos como Romaria, Amanheceu eu peguei a viola, Brasil poeira e Tocando em frente, em parceria com Almir Sater...

Tradição, Cultura e Fé: 20ª edição do Forró do Vaqueiro acontece de 8 a 10 de novembro, em Sobradinho; confira programação completa

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, vai realizar entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, a 20ª edição do Forró do Vaqueiro, transformando a cidade na capital da vaqueirama.

O evento conta com uma programação cultural, religiosa e de grandes shows, e reúne centenas de vaqueiros e visitantes de toda a região do Vale do São Francisco e Norte da Bahia. No domingo (10) acontece o tradicional Café da Manhã dos Vaqueiros, Procissão, Missa e Forró da Espora, e durante todas as noites, artistas se apresentam no Pátio de Eventos Vaqueiro Bryan, onde será montada uma grande estrutura de som, palco e iluminação...

Usina Cultural do Vale do São Francisco: confira as atrações da quinta (7), com música, literatura e fotografia

Manuela Cavadas confirmou que vai trazer a oficina de fotografia; as Literáridas e Semi-Áridas, mulheres poetas e multiartistas do Semiárido nordestino, garantiram suas vozes, escutas, prazeres e labutas.

E, direto de São José do Egito, Sertão de Pernambuco, já está de mala e cuia o grupo Em Canto e Poesia, com os irmãos Greg Marinho, Miguel Marinho e Antonio Marinho...

Mestre da Cultura Espedito Seleiro festeja 85 anos de nascimento

No conjunto dos artefatos criados por Mestre Espedito Seleiro estão ancorados elementos decorativos e técnicas ancestrais no trato com o couro aportados no Brasil colônia por uma gama variada de imigrantes. Quem visita o Museu do Ciclo do Couro, em Nova Olinda, no Cariri cearense, inevitavelmente é tomado por um encantamento ao ver as cores e formas das peças e as ferramentas que compõem o acervo pessoal do artesão Espedito Veloso de Carvalho, 85 anos, completados nesta terça-feira 29 de outubro. 

O artesão explica que o ofício, que faz parte do sustento e da identidade da família há cinco gerações é hoje sobrenome e assinatura das produções em couro que ele entrega ao mundo. Espedito escrito com s de sertão e de seleiro. Sua arte já foi apresentada em eventos de moda, exposições, novelas, filmes, livros, reportagens, pesquisas, entre outros...

Lei Paulo Gustavo: Prefeitura de Sento-Sé abre novo edital para fomentar projetos culturais

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Administração e da Gerência de Cultura, publicou nesta terça-feira (29) mais o Edital de Chamamento Público 05/2024, para apoio a projetos culturais, utilizando recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). Com foco no incentivo ao setor audiovisual, o edital oferece suporte financeiro para agentes culturais do município, visando à democratização e ao fortalecimento da produção cultural local.

Ana Paula Almeida, coordenadora pedagógica e uma das responsáveis pela iniciativa, destacou a importância de reabrir o edital para garantir que os recursos sejam plenamente aproveitados: "Nosso objetivo é evitar que qualquer recurso da Lei Paulo Gustavo retorne sem ser aplicado. Por isso, disponibilizamos uma nova oportunidade para que os agentes culturais apresentem seus projetos e, assim, possamos fortalecer ainda mais a cultura em Sento-Sé."..