Juazeiro utiliza serviço social da UPA 24hs de Petrolina como modelo

14 de Mar / 2018 às 08h30 | Variadas

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, está implementando na sua UPA 24hs a classificação de risco azul, que irá redirecionar os casos não urgentes para a unidade de saúde mais próxima da residência do usuário. A medida tem como objetivo desafogar o serviço de urgência e emergência, garantindo o atendimento mais rápido aos pacientes que precisam de assistência imediata, de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento.

Para isso, a UPA 24hs de Juazeiro passará a contar com uma gerência de serviço social, comandada pela assistente social Yara Marçal, que esteve em treinamento esta semana na Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina. "A ideia surgiu da própria secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, que admira muito o trabalho realizado na UPA de Petrolina, e fez toda a questão que a gente fizesse esse intercâmbio", afirmou Yara. 

Foram dois dias (segunda e terça) vivenciando a rotina, conhecendo o instrumental e protocolos utilizados no serviço. Logo de início, as impressões da assistente social foram as melhores: "A estrutura daqui é extraordinária, os espaços são bem divididos, a organização e o fluxo são corretos, e tudo funciona perfeitamente bem. Já percebi que além de prestar o atendimento aos casos azuis, o serviço social também é responsável por promover a humanização de todo o serviço e esse é o modelo que nós levaremos para Juazeiro".

No ano passado, por exemplo, na UPA 24hs de Petrolina, foram registrados 2.150 atendimentos realizados pelo serviço social e os casos azuis representaram 4,06% do total.

"Nós recebemos uma demanda grande de pessoas que não sabe como a rede de saúde está estruturada. Casos de menor gravidade como queixas crônicas sem alterações agudas, procedimentos como curativos, trocas ou requisições de receitas médicas, resultados de exames, solicitações de atestados médicos, têm a atenção básica como referência. Então, o nosso serviço social orienta a população com relação a isso, redireciona os pacientes corretamente dentro da rede e aciona os serviços socioassistenciais quando necessário. Ficamos felizes de servirmos de modelo e orgulhosos do trabalho que desenvolvemos", ressalta a coordenadora do serviço social da UPA 24hs de Petrolina, Nazaré Cunha.

Segundo a coordenadora geral, Ana Beatriz Mota Aguiar, a solicitação foi imediatamente atendida pela Unidade. "Além de fazermos parte de uma rede de saúde, somos cidades irmãs e parceiras. Recebemos a assistente social para o treinamento com muita satisfação e o desejo de contribuir. Torcemos para que a novidade seja bem aceita e que dê tudo certo", finaliza otimista.


 
 

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip

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