O espetáculo Maria e Virgulino na hora anunciada, do Coletivo Passarinho, volta aos palcos de Petrolina. Após vivência artística em meio ao ambiente catingueiro e três apresentações, uma em Parnamirim, duas em Petrolina e outra em Ouricuri, esses dois personagens, representados por Fernanda Barbosa e Juliano Varela, retornam ao público petrolinense para mostrar sua tríade existencial: amor, luta e mito, sob a encenação de Thom Galiano.
O processo artístico implicou numa imersão na história de vida desses dois mitos, para que fossem encontradas suas essências humanas. Essências que se cruzam, mas que também se desassociam. Por isso, experienciar o lugar de vida dos personagens foi tão importante. Em Parnamirim, na Fazenda Floresta (Espaço Cultural Umbu Bom), em outubro/2017, uma apresentação do espetáculo e uma vivência artística foram realizadas na caatinga.
Entre arbustos e espinhos, na sequidão de um mundo vasto e grandioso, onde a poeira pouco se assenta e o vento espanta a chuva, diretor e atores se embrenharam para, ali, encenar, tocar e sentir o real e o imaginário, o texto e a palavra dita, o amor e a fúria. Tudo colaborou para que a ficção encenada na peça se transformasse em criação viva, pulsante. Aquilo que foi captado na vivência, em termos de energia e significados, foi levado ao palco.
O trabalho volta aos palcos agora em março com uma proposta nova: dialogar com o público os aspectos históricos da vida desses personagens e, a partir deles, sobre o ideário que permeia a vida do nordestino. Para tanto, foram convidados, para o dia 18 de março, o professor Genivaldo Nascimento (UPE) e, 25 de março, a professora Odomaria Rosa Bandeira (UNEB) para, após o espetáculo, promoverem uma conversa com o público sobre o que viram, sentiram, experimentaram. Desta forma, a arte do Coletivo Passarinho segue, voando e pairando sobre Maria Bonita e Virgulino Ferreira.
SERVIÇO
Espetáculo Maria e Virgulino na hora anunciada
Coletivo Passarinho
Onde: Janela 353, em cima do Café de Bulé, ao lado do Colégio Auxiliadora, em Petrolina-PE.
Quando: 18 e 25 de março 2018, às 19:00 hs.
Quanto: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia).
Classificação Indicativa: 12 anos
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.