Será nesta terça-feira (06), logo mais às 15 horas, na Praça Aprígio Duarte, a popular Praça do Jacaré, no centro de Juazeiro (BA), a inauguração do Armazém da Central da Caatinga, novo espaço de comercialização de produtos da Agricultura Familiar. O presidente da Central da Caatinga, Adilson Ribeiro dos Santos, esteve no Programa Geraldo José nesta segunda-feira (05) e explicou que o principal objetivo da entidade é facilitar a comercialização de toda produção das cooperativas e grupos, fortalecendo assim a presença da agricultura familiar nos diversos mercados e garantindo renda para as famílias envolvidas. “Com a abertura oficial do espaço, haverá degustação de produtos e apresentações culturais” frisou Adilson Ribeiro.
A Central da Caatinga existe formalmente desde 2016 e reúne cooperativas e grupos informais que trabalham com a comercialização e/ou beneficiamento de produtos de origem vegetal e animal, a partir do extrativismo sustentável da Caatinga ou da produção apropriada, conforme a proposta de Convivência com o Semiárido.
Após a inauguração, estarão disponíveis em horário comercial, produtos diversos como queijos de leite de cabra, derivados de frutas da Caatinga como umbu, maracujá do mato, licuri, além de mel de abelha, carne de caprinos e ovinos, galinha, peixe, ovos, polpas de frutas, hortaliças, etc. A variedade de bebidas como cervejas artesanais, licores e cachaças feitas a partir de produtos da Caatinga, também será um atrativo da loja, que contará também com a venda de artesanato, tendo como matéria-prima a madeira, barro, tecido, materiais reciclados, entre outros.
O novo espaço será um local fixo e de fácil acesso para a população, mais uma porta aberta para garantir o escoamento da produção, conforme expressa Raimundo Arcanjo, da comunidade de Curral Novo, em Massaroca, interior de Juazeiro. A comunidade possui uma Mini-Fábrica de beneficiamento e tem comercializado derivados do umbu, maracujá da Caatinga e tamarindo.
O Armazém contará com a gestão da Central da Caatinga e com diversos apoios e parcerias, como: Irpaa – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Projeto EcoForte/Fundação Banco do Brasil, Projeto Bem Diverso/Embrapa/PNUD, Governo da Bahia, através do Pró-Semiárido/CAR/FIDA e Governo Federal, por meio do BNDES.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.