A prefeitura de Juazeiro prossegue nesta sexta-feira (02), a limpeza dos canais que cortam vários bairros do município com trabalho conjunto das secretarias de Serviços Públicos e Saúde. Os serviços se concentram nos canais do Macarrão, nas proximidades do bairro João XXIII, beneficiando também os bairros Nova Esperança, Piranga I, Água Bela, Lagoa de Bosco, Jardim Vitória, Jardim Flórida, Alto do Cruzeiro, Monte Castelo a barragem São Geraldo e canal Malhada na área do bairro Alto do Alencar, favorecendo os bairros, Alto da Aliança e Jardim São Paulo.
O trabalho que é realizado com o auxílio de uma escavadeira hidráulica tem como objetivo manter a vazão das águas pluviais através da remoção de vegetação aquática, reduzir a proliferação de muriçocas, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens, garantindo assim a qualidade de vida da população.
O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, ressalta que a cada três meses os canais são limpos em Juazeiro, totalizando aproximadamente 58 quilômetros de extensão e beneficiando uma média de 25 bairros. “O que nos preocupa é a quantidade de lixo que é jogado nesses corredores, são pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. Pedimos a compreensão da população porque é de fundamental importância sua contribuição para garantir a durabilidade da limpeza executada”, enfatizou Celso Leal.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, após a limpeza dos canais, os agentes de endemias estão aplicando Cal nas margens dos canais. “A inserção da Cal após a limpeza é justamente para impedir que essa água seja um meio de reprodução do mosquito comum ou do Aedes Aegypti que transmite a dengue, zika e chikungunya. A cal através da alcalinização da água cria um meio impróprio de reprodução, como também não prejudica o meio ambiente”, explicou a superintendente de vigilância
em saúde, Tatiane Malta.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone 074 99198 3057 para denúncia de possíveis focos do Aedes, o número também funciona como WhatsApp. E a Secretaria de Serviços Públicos possui o canal de atendimento através do telefone 3612 5411. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 14 às 18h.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.