Mais de 60 enfermeiros da sede e distritos de Juazeiro participaram de uma capacitação realizada pelo Programa Triagem pré-natal da rede cegonha, uma parceira do governo federal, estadual e laboratórios conveniados a exemplo do Vitalab sendo representado por Alisson Ueslei, consultor do órgão. O encontro teve como tema “Coleta do papel filtro e busca ativa”. O curso aconteceu nos dias 21 e 22.
A Bahia, pioneira na triagem pré-natal, implantou em Juazeiro em 2013 o sistema da rede cegonha que assegura às mulheres o acompanhamento da sua saúde e do bebê. “Através do pré-natal é possível identificar qualquer patologia. No programa são desenvolvidos oito exames e com o resultado online é possível sintetizar o tempo. Estamos capacitando e mensalmente visitamos as unidades básicas de saúde, realizamos o abastecimento de materiais e a ouvidoria com resultados”, explicou o consultor Allison Ueslei.
Durante a capacitação, todos os enfermeiros presentes receberam da empresa Horizon um tablet com um sistema implantado para realizar o cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde através do meio digital, ou seja, todas as fichas de papéis serão substituídas pelo equipamento eletrônico. Neste primeiro momento, apenas os enfermeiros receberam o equipamento e a capacitação, mas o sistema será adotado por todos os Agentes Comunitários de Saúde - profissionais responsáveis pelo acompanhamento diário dos usuários do sistema de saúde público.
Para a enfermeira da Lagoa do Salitre, Lorena Castro, sem dúvida irá agilizar e facilitar o trabalho desenvolvido pelas equipes. “Não só nós enfermeiros, como médicos, dentistas e agentes comunitários de saúde poderemos monitorar, mais de perto as famílias e ver as reais necessidades. Através desse sistema tecnológico teremos acesso mais rápido e eficaz com informações pontuais e precisas sobre cada paciente”, expressou.
O Coordenador de implantação da Horizon, Herberto Passos, informou que todas as unidades serão atendidas com o sistema. “Todos os agentes de saúde irão receber um tablet e também uma capacitação com duração de duas semanas para que os mesmos através de aulas teóricas e práticas dominem as ferramentas implantadas no tablet e assim, facilite e amplie os serviços por eles desenvolvidos”, concluiu.
Para a Secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro que acompanhou tudo, esse é mais um avanço para o atendimento básico de saúde do município. “Estamos capacitando nossos profissionais através de uma rede de referência na Bahia e no Brasil - a rede cegonha. Temos atendimentos mais acolhedores e humanizados, estamos capacitando ainda mais nossos profissionais com equipamentos tecnológicos que asseguram, com mais precisão, os dados dos pacientes. Nosso trabalho diário é buscar qualificar as equipes para que possam receber melhor os usuários do sistema de saúde pública”, descreveu a Secretária.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.