Cerca de 200 famílias de agricultores ligados ao MST, ocuparam a sede do Incra-Petrolina. Eles reivindicam ações do Governo Federal com relação ao Projeto de Irrigação do Pontal. O principal motivo da ocupação está relacionado ao edital da Codevasf para a aquisição de lotes no Projeto Pontal.
A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançou em dezembro do ano passado dois editais para a venda de 336 lotes no Projeto Público de Irrigação Pontal, localizado no município de Petrolina. O objetivo é a implantação de empreendimentos agrícolas, agropecuários e agroindustriais em unidades familiares e unidades empresariais. As duas licitações são na modalidade concorrência, do tipo maior oferta.
O edital nº 35/2017 seleciona agricultores para a aquisição de 299 unidades parcelares familiares, destinadas somente a pessoas físicas. No total são 2.006,94 hectares, sendo 1.792,80 hectares irrigáveis e 214,14 hectares não irrigáveis.
Já o edital nº 34/2017 põe à venda 37 unidades empresariais, que somam 2.540,65 hectares, sendo 1.717,22 hectares irrigáveis e 823,43 hectares não irrigáveis. Os interessados podem apresentar propostas para concorrer a uma ou mais unidades. Essa seleção é aberta para pessoas jurídicas (consorciadas ou individuais) e pessoas físicas (coligadas ou individuais), que ficam obrigadas a constituir uma pessoa jurídica caso vençam a licitação.
A Codevasf ainda não se pronunciou. Confiram a nota da assessoria do Incra:
"O Incra do Médio São Francisco, em Petrolina/PE, comunica que, na manha desta terça-feira (20) a sede foi ocupada pelo Movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e que por este motivo o atendimento ao público está suspenso. Entretanto o movimento social aguarda o retorno do Superintendente, Bruno Medrado, em viagem a serviço fora do município, para apresentar a pauta de reivindicação. A previsão é que aconteça uma reunião no final da tarde de hoje para decidir sobre a desocupação do prédio".
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.