Seca no sertão da Bahia prejudica produção da safra de umbu

05 de Feb / 2018 às 19h30 | Variadas

A falta de chuva compromete a produção do Umbu em Uauá. Isto vem acontecendo desde 2012 e a seca que persiste continua a trazer problemas para os agricultores.  A safra está prejudicada. Apesar do umbuzeiro ser resistente à seca e armazenar água nas raízes a seca que já dura 7 anos vem matando alguns pés de umbuzeiros.

Com a estiagem, os frutos não se desenvolvem corretamente, há vários meses não chove na região, o que prejudica a produtividade da planta.
A escassez de chuva interfere no planejamento da Coopercuc – Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA) maior beneficiadora do fruto na região, no atendimento da sua demanda para o mercado interno.

 "A floração do umbuzeiro está extremamente atrasada na nossa região. A planta florindo agora, ela vai começar a frutificar no período de fevereiro, mas os frutos podem ser extremamente prejudicados pela falta de chuva que ocorreu nos últimos anos na nossa região”, explica o agrônomo e especialista em plantas da caatinga, Pedro Ximenes.

Redação blog

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.