Na tarde da última sexta-feira, 02, a Secretária de Saúde do município de Juazeiro Fabíola Ribeiro, participou do seminário de aprimoramento da enfermagem obstétrica com enfoque no componente parto e nascimento da rede cegonha em Pernambuco. O evento aconteceu no auditório do Hospital Dom Malan em Petrolina.
O encontro teve como tema: A importância da enfermagem obstétrica na assistência ao parto e nascimento. Um dos pontos mais importantes do encontro foi a discussão sobre o parto humanizado, uma vez que a mulher é protagonista. O evento foi a culminância do encontro que aconteceu em Belo Horizonte com as enfermeiras obstétricas. O evento foi realizado pelo Ministério da Saúde junto com a rede cegonha.
Para a organizadora do seminário em Petrolina, a enfermeira obstétrica, Lucivânia Costa, o encontro foi uma troca de experiências. "O evento é muito importante porque aqui temos médicos, enfermeiros, estudantes tanto das cidades de Petrolina e Juazeiro como das demais cidades que compõem o Vale do São Francisc. Esse é um assunto que precisamos debater mais, especialmente o parto humanizad. A hora é do bebê e a mãe sabe o momento certo. Precisamos repassar isso cada dia mais e o papel da enfermeira obstétrica nesse momento é impar, ela acompanha no pré e pós parto" explicou.
Dentre as demais profissionais da saúde estava Valdirene Cunha, Coordenadora de enfermagem da Maternidade Municipal de Juazeiro. Para ela momentos como este são bem significativos. "Esse evento foi um marco na enfermagem obstétrica, onde vemos a união de inúmeros profissionais, a troca de informações que é de suma importância para o aprimoramento dos nossos trabalho. Essa junção de atividades com Petrolina é sempre bem realizada, esperamos continuar avançando ainda mais com a saúde da mulher e com o parto humanizado" descreveu.
A Secretária de Saúde de Juazeiro Fabíola Ribeiro explica a importância de eventos como este e a presença da profissional de enfermagem obstétrica durante o parto. "Acreditamos na assistência ao parto humanizado, na presença do profissional enfermeiro dentro do cenário do parto. O município de Juazeiro vem investindo ao longo dos anos no aprimoramento desses profissionais. Hoje em nossa maternidade em média 85% dos partos são prestados pelos enfermeiros obstetras e acreditamos nesse profissiona. A gestão do Prefeito Paulo Bomfim tem valorizado a presença desses profissionais na sala do parto", pontuou.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.