O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem, nos últimos meses, promovendo mudanças nos fluxos de entrada de pacientes na unidade. Parte dessas medidas foram tomadas baseadas nas diretrizes do “Projeto de Expansão do Modelo de Regulação Assistencial”, desenvolvido pela Empresa de Serviços Hospitalares (Ebserh) em parceria com o Consórcio Hospitalar da Catalunha (CHC), localizado na Espanha.
A primeira etapa do projeto, contou com a participação de três hospitais da Rede Ebserh (HUSM-UFSM; HUOL- UFRN; HU-UFMA) que, junto com os consultores espanhóis, elaboraram metodologias e ferramentas para o diagnóstico do perfil de utilização dos serviços hospitalares e dos dispositivos existentes de gerenciamento da disponibilidade dos atendimentos (consultas, exames, cirurgias e internamentos) e das listas de espera. Agora, as equipes desses hospitais serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos para mais seis hospitais universitários da rede. O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), no Rio Grande do Sul, é responsável por colaborar com a implementação do modelo no HU-Univasf. Representantes do HUSM realizam a segunda visita técnica ao HU-Univasf entre os dias 24 e 25 de janeiro.
“No primeiro momento, nós viemos até o HU-Univasf para conhecer a realidade desta unidade. Depois o hospital enviou uma equipe de profissionais até o nosso HUSM para que eles vissem os avanços conquistados a partir da implantação do projeto de regulação assistencial. Agora, nos próximos dias, estaremos desenvolvendo planos de ação para as áreas que envolvem os internamentos, cirurgias, exames, entre outras”, explicou o Chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HUSM, Itamar Riesgo.
Itamar Riesgo elogiou a equipe do HU-Univasf que, segundo ele, é muito competente e comprometida, e vem promovendo gradativamente evoluções no serviço. Ele ainda lembrou que um sistema de regulação efetivo beneficia diretamente à população que necessita dos serviços de saúde pública. “Muita gente não tem noção que regular é organizar o atendimento, são critérios de acesso às unidades de saúde. Não podem existir caminhos alternativos, o caminho tem que ser o caminho legal, organizado e transparente, além de ser uma necessidade organizacional, é uma necessidade legal”, afirmou.
A equipe do HUSM retornará a Petrolina no mês de março para acompanhar a execução das ações e no mês de julho ocorrerá o evento de encerramento das etapas do projeto na sede da Ebserh em Brasília-DF.
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