Para garantir os serviços de saúde aos foliões durante o CarnaJuá 2018, entre os dias 26 a 28 de janeiro, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (SESAU) preparou um esquema especial. A rede de saúde do município estará preparada para atender todos os casos de urgência e emergência, através da rede hospitalar e dos serviços do SAMU/24h em pontos fixos de diversos locais da festa carnavalesca.
Três pontos fixos serão montados no circuito: um localizado próximo na Orla 2, outro nas proximidades da Policlínica e o terceiro perto do Água Center. As ambulâncias estarão preparadas para atender os foliões em casos que necessitem de atendimento à saúde.
Os foliões contarão ainda com o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, que percorrerá pelos três polos do circuito alertando para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS). A ação consistirá na distribuição de preservativos e informativos, com a finalidade de conscientizar os foliões sobre o uso correto da camisinha e prevenção.
Os profissionais da Vigilância Sanitária também estarão atuando na inspeção de trios elétricos, carros de apoio, bares, restaurantes, hotéis, camarotes e comerciantes de alimentos e bebidas em geral, durante os dias de folia. O objetivo é efetuar a inspeção para garantir bem estar aos turistas e foliões que participam da festa, que poderão comprar produtos inspecionados, proporcionando com isso mais saúde.
O setor de combate a endemias em parceria com o Governo do Estado, através do Núcleo Regional Norte, já está em operação realizando o bloqueio e carro fumacê com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Chikungunya e Zika nas ruas que compõem o circuito da festa na semana que antecede a festa.
A Secretária de Saúde de Juazeiro, Fabíola Ribeiro destaca a importância dessas ações para os foliões no festejo carnavalesco. “O período de Carnaval é considerado propício para ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aproveitamos este momento para que a população tenha acesso aos preservativos de forma ampla e, através de uma abordagem educativa, reconheça a importância da prevenção às ISTs e AIDS. Nossas equipes estarão totalmente prontas para atender às demandas da festa carnavalesca”, explica.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.