Uma Comissão de professores da rede municipal de ensino participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (11) com objetivo de cobrar da Seduc (Secretaria de Educação e Juventude da Prefeitura de Juazeiro) informações sobre o pagamento do abono férias.
A Comissão liderada por Rosilda Marques da Silva, Marta Magali Rego e Alan Aguiar também constituída por outros reivindica o pagamento do abono férias, que é a conversão em dinheiro de 50% dos dias de férias, direito garantido pelas leis trabalhistas.
“Na jornada pedagógica do ano passado a atual secretária Lucinete Alves se comprometeu que o pagamento sairia junto com o salário de dezembro, mas isso nunca aconteceu. Segunda-feira estivemos com a secretária e a mesma justificou que o pagamento seria efetivado no dia 10, e agora a promessa é para o dia 20. Se o abono vai ser pago com o repasse do dia 20 a preocupação que fica é quando sairá o salário de janeiro?”, questionou Rosilda Marques.
“Nós estamos aqui solicitando o que é nosso. A Seduc justifica, mas o que o professor vai dizer para os seus credores, até o nosso décimo terceiro foi pago de forma fracionada. O que está acontecendo com os repasses que não estão sendo suficientes, estamos reivindicando também que algumas questões trabalhistas voltem a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação do Município Hoje, para o professor fazer um empréstimo consignado, tem que se dirigir ao (setor de) Recursos Humanos da prefeitura. A margem do professor também fica retida na prefeitura, mas antes tudo isso era feito na Secretaria de Educação” argumentou Magali Rego.
O professor Alan Aguiar declarou que a formação da Comissão tem como objetivo dar voz à categoria. “Nós temos a APLB, formamos a Comissão e ainda temos o Sindicato dos Professores Aposentados e Pensionistas, são três forças que unidas podem fazer muito mais pela categoria. Esta comissão surgiu forte e veio para ficar. Nós não queremos tomar lugar de ninguém, não temos pretensões políticas, nosso partido é o professor e vamos levantar essa bandeira e lutar por nossos direitos quando for necessário”.
FALA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Por telefone a Secretária de Educação Lucinete Alves explicou as razões do atraso no pagamento do Abono Férias. “Nosso sistema está pronto para o pagamento, mas dependemos de repasses. O repasse ocorrido não foi suficiente para efetuar o pagamento. Até o dia 20, isso estará resolvido. Lamentamos o ocorrido, conversamos com um grupo na Seduc, explicamos exatamente isso e reafirmo que as portas da secretaria estão abertas para qualquer necessidade. O que estou te dizendo, disse a esse mesmo grupo, no início dessa semana. A possibilidade de termos dinheiro e não pagarmos, não existe. Assim que acontecer o próximo repasse, o pagamento será efetuado. Eu não garanti pagamento desse abono no dia 30 de dezembro, nem garanti para o dia 10. Digo sempre, que, havendo recurso, faremos o pagamento. Reafirmo que, com o repasse do dia 20, efetuaremos o pagamento”.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.