Na minha adolescência vi muito falar do tal comunismo, seria um projeto ideológico pautado na justiça, justeza e igualdade para todo o universo? Seria o capitalismo tido e havido como selvagem e opressor?
Conheci alguns próceres e arautos do bem coletivo aqui em Juazeiro, dentre eles o operário carpinteiro Saul Coriolano Rosas, o Saulzinho, festejado pelos seus amigos e muito amado. Na sua santa inocência dizia que o seu comunismo era o comunismo dos apóstolos, portanto diferia do pensamento Maxista Leninista que é mau na sua essência, razão provada no mundo inteiro, veja a catástrofe no Leste Europeu, e agora a diáspora de indigentes e até de pessoas com condições fugindo da opressão na Venezuela falida, faltando até alimento para o seu povo. Aqui em Juazeiro essa praga triste, assoladora, perversa e cruel se instalou obedecendo literalmente os dez mandamentos de Fidel Castro.
Celebrizou-se a cantilena, agora é nós, depois nós. Tudo nosso e nada deles, tudo dos ricos e nada dos pobres. Enriquecimento de alguns e empobrecimento da maioria, numa clara demonstração maquiavélica desafiando até a justiça. A reação se faz urgente em nome da paz social e ao estado democrático de direito temos dito “Abramos os nossos olhos, é tempo de reflexão, ainda há tempo”.
David Lima - Cidadão Juazeirense
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.