Na última quarta-feira (20), a Vara Regional da Infância e Juventude de Petrolina promoveu a primeira Oficina Interventiva com pais de jovens com sintomas de comportamento autodestrutivo. O evento ocorreu no auditório da OAB e contou com mediação do colegiado de Psicologia, o núcleo psicossocial da Vara e a presença de 17 familiares.
Os casos foram identificados pelas escolas públicas no ambiente escolar e encaminhados para a Vara da Infância ao decorrer do ano. A primeira ação ocorreu em 04 de dezembro com uma palestra sobre os procedimentos a serem adotados em relação a jovens com sinais de automutilação, depressão ou tendências suicidas.
O professor da Univasf e psicólogo Marcelo Ribeiro mediou a oficina com os pais que compareceram ao evento. "Um dos objetivos é abordar a adolescência em uma perspectiva psicossocial e facilitar o desenvolvimento do sentido de responsabilização na relação entre pais e filhos", explica o professor.
O magistrado da Vara Regional da Infância e Juventude, Marcos Bacelar destacou a importância da parceria com a Univasf para o acompanhamento dos casos de comportamento autodestrutivo. "Acreditamos que podemos evitar muitas situações agravantes com o acompanhamento profissional que estamos provendo com esses jovens", explica o juiz.
A Vara da Infância e Juventude mantém parceria com a Univasf, a rede de saúde e assistência social públicas de Petrolina, escolas, pais e professores. Os pais que forem negligentes em adotar medidas que assegurem a saúde de seus filhos devem ser encaminhados para a Promotoria da Infância e Juventude para as ações cabíveis.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.