Cerca de 30 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro estiveram na manhã desta quinta-feira (21), realizando mais uma ação da campanha ‘Sexta sem Mosquito’ que foi antecipada para hoje no Mercado do Produtor de Juazeiro. O objetivo foi promover a saúde e qualidade de vida dos permissionários e usuários do entreposto.
O grupo conversou com os permissionários dos boxes, pedras, pallets, caminhões e carrinhos do mercado fazendo panfletagem e orientando a população quanto aos cuidados para não formação de criadouros, seja no entreposto ou em casa, além de explicar sobre as doenças que o mosquito pode transmitir: dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O caminhoneiro Francisco José comercializa cebola no mercado e parabenizou os responsáveis pela ação. “Além do cuidado no local de trabalho, temos que levar essas orientações para nossa casa e evitar que o mosquito apareça em nossa comunidade”, disse Francisco, que trabalha há mais de 15 anos no setor.
Dona Maria Silva trabalha no Ceasa com a venda de legumes e temperos. Ela ficou atenta as orientações dos agentes de endemias. “Muito interessante às dicas dos agentes, hoje mesmo irei verificar qualquer tipo de água parada em minha casa. A dengue pode matar e todo cuidado é pouco. Parabéns por essa iniciativa”, declarou a permissionária.
Elisângela Freitas trabalha há 10 anos como agente de endemias e destaca a importância do trabalho educativo para o combate ao mosquito. “Já estivemos no Mercado Joca e Arnaldo Vieira e agora estamos aqui no mercado. Por ter um público maior, acredito que nosso trabalho educativo terá bons resultados, pois fomos bem recebidos pelos permissionários que escutaram as nossas orientações”, disse a agente.
A “Sexta sem Mosquito” é uma campanha do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com o apoio dos governos estaduais e municipais. “Só temos agradecer a atenção da Secretaria de Saúde por se preocupar com nossas feiras e mercados trazendo uma campanha importante para saúde pública da nossa cidade. Esperamos que os permissionários contribuam com a campanha e ajudem a não proliferar o mosquito da dengue. Nosso entreposto recebe cerca de 4 mil pessoas diariamente e devemos priorizar a saúde dos nossos clientes e permissionários ”, externou Mitonho Vargas, diretor executivo da AMA, autarquia responsável pelas feiras, mercados e camelódromo de Juazeiro.
Encerrando as atividades do entreposto, no período da tarde, as equipes irão utilizar bombas costais para utilização do inseticida para o bloqueio do mosquito Aedes, e também da muriçoca. Em Juazeiro, a ação teve inicio no último dia 8.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.