Olhares curiosos e muita expectativa no ar. Foi na noite do dia 15 de dezembro. Aos poucos, a área de convivência Hospital Universitário da Univasf começa a se transformar em palco para celebração de um momento mágico. Vestidas de branco, pessoas começam a tomar lugar junto aos instrumentos e decoração especialmente pensada para compor o cenário de paz. O som dos primeiros acordes põe fim ao mistério: tem início a II Cantata de Natal no HU-Univasf.
Solidariedade, união e renovação das esperanças através da fé, esses foram os sentimentos compartilhados em forma de música com toda comunidade hospitalar durante o evento que é uma iniciativa dos integrantes do projeto de extensão Acordes que Curam. Para ouvir as lindas canções intercaladas por mensagens que levavam à reflexão, os pacientes, familiares e profissionais paravam e eram aconchegados pelo clima natalino que tomava conta do espaço e dos corações dos presentes.
A Cantata de Natal causou surpresa e também emocionou a muitos. “Jamais esperava que pudesse ouvir mensagens tão bonitas e sentir o clima natalino aqui no hospital. Isso nos ajuda muito, traz conforto e faz com que não nos sintamos sós. Vai ficar na minha lembrança”, comentou Beatriz Nascimento, 18 anos, que está internada no HU. A paciente Airla Cristina da Silva, 24 anos, também fez sua avaliação sobre o evento. Visivelmente emocionada, ela afirmou que “um momento como esse enche a gente de esperança e traz alívio. Renova nossas forças. Gostei muito das músicas e das falas com mensagens positivas”, comentou.
Para o Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf, Ricardo Santana, foi uma noite muito especial. “Esse acontecimento representa a concretização da visão do HU em promover a saúde e o bem-estar dos pacientes e de todos que fazem a comunidade hospitalar. Nossa cantata é um marco de celebração à vida. Todos estão de parabéns por essa iniciativa que traz tanta energia positiva, tornando esse Natal tão marcante”, avaliou o gestor.
Formado por profissionais do hospital, estudantes da Univasf e colaboradores convidados, o projeto de extensão Acordes que Curam atua levando musicalidade e alegria a toda comunidade hospitalar, com atenção especial aos pacientes. O trabalho do grupo tem por objetivo trazer mais leveza e bem-estar à experiência hospitalar das pessoas internadas.
Iara Góes, terapeuta ocupacional e uma das coordenadoras do grupo, explica as razões que levaram à iniciativa da cantata natalina. “Durante todo o ano, nos dedicamos aos pacientes. Através da música, levamos mensagens de esperança e acolhimento. Nem sempre esses pacientes podem interagir conosco devido a suas condições clínicas. Então, essa apresentação natalina é pensada também para promover um momento de troca entre nós e o público”.
Ainda segundo a coordenadora, o evento é uma ocasião para que os integrantes possam renovar as energias. “Os ensaios e planejamento são marcados pela reflexão, avaliação e crescimento para todos que fazem o Acordes que Curam. A cantata é o encerramento de um lindo ciclo e começo de um novo”, finalizou a terapeuta.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.