Talvez, caríssimo absorvedor das letras, não devesse ser esse artigo “Meio-meio Todo-Todo”. Prepare-se, respire, suco ou uma cerva pertinho. Vai ser um longo, audaz, irreverente, verdadeiro e perspicaz caminho de pontuações, parênteses, alfabetos, palavras, frases e parágrafos. Numa boa e nada à toa. Porém, todavia, entretanto, no entanto, folgo saber que vosmecê não tem a mínima, média ou máxima obrigação de engoli-lo goela abaixo. E muito menos o dever de lê-lo. Pois, em troca humanamente amarga, tem à disposição bagagens imbecis, desprazerosas, sacanais, frescais, anti-lulais para matar o seu precioso tempo: As malditas Globo, Veja, Época, Jornais reaças e tantos outros idem caminhos marrons-medíocres-canastrais-conservadores-fascistas-golpistas-bolsonaristas-olavocarvalhistas do mesmo naipe perverso. Ou, em miminhos saborosos, ouvir uma boa música de João regada a vinho, ler O Mito de Platão escutando Villa-Lobos, fazer sexo.
O lesgal é a democracia, a vida e os deuses, nos presenteando o livre-arbítrio de escolhas.
Escolheu ficar por aqui, leitor democrata ?
Otonce, iniciando o Windows...
Adianto solamente que o artigo se norteia em analisar, reiterar conceitos, clarear valores que aprecio, explanar discernimentos, rasgar verbos/ advérbios/hipérboles/figuras de linguagens a torto e a direito a merecedores de tanto. Como pano de fundo proposital, um elencamento do achar e o do não achar. Análise crítica embutida num intrínseco pensar racional sobre JUAZEIRO-BA: A NOSSA POLÍTICA E O NOSSO POVO. Longe a isso, veemente, enfatizo não haver perseguição ideológica, pessoal, emblemática gratuita, nem a pretensão arrogante de buscar o convencimento de algum ogum orixá para o que acredito, luto, me alvoroço e vou, dentro dos preceitos moral/ético/filosófico/de berço, a discussões viáveis e acaloradas. Entrementes, ressalvo, benéficas. Petulo-me até a vislumbrar serem os ditos e desditos do artigo, uma forma de pautar sugestões, espelhar problemas às vísceras, aconselhar, mostrar rumos, elogiar merecimentos, abrir janelas filosóficas.
Tendeu, amor é mio?
É... Infeliz Ano Velho se esvaindo. Contas do destino sendo cobradas e a cobrar. Entre a maior delas, salienta-se o saldo negativo político. Fundamentalmente, a política municipal nesse momento. Leitor, seja sincero com os seus dendritos e neurônios e arresponda a si e a mim: O prefeito Paulo Bomfim faz uma gestão a contento? Preenche os requisitos esperados? Atende os clamores sociais? Cumpre as promessas de campanha? Trata o povo com o merecido carinho e respeito? O seu Secretariado e a sua Assessoria demonstra competência e eficiência na busca de soluções que amenizem os mais graves problemas da população?
Hum? Ouvi não, neném . Heinheinhein???
Agora, amigo curioso que me lê e ao BLOG GERALDO JOSÉ, vem o tal do “ A meu ver...” . Quilaro, se o nobre e cordial Leitor autorizar. Gratinho. Já sabia que iria.
Corramos, pois sim.
O prefeito Paulo Bomfim, enormes probabilidades, tem tido um supertrabalho psico-interno que não o permite dormir direito as oito horas diárias recomendadas pela OMS. Aposto in absolut. Desde o seu primeiro dia de governo , não consegue subir sozinho os degraus do Paço Municipal até o seu gabinete . Todos os dias precisa da muleta . E quem é a muleta inseparável sem a qual não consegue dar um passo sem a dita cuja? Rárárá, amigo , no alvo. Certou certinho : O Ex ( ? ) –Prefeito Isaac Carvalho . A corda e a caçamba . Pura verdade. Mas , isso é ruim? Isso de ter dois prefeitos é uma furada? Na cidade , é língua rolante de que somente um deles governa e o outro serve bandeja aos seus interesses magnâmicos . Isaac luta com unhas , garras , dentes , poder e grana para ser Deputado Federal . Tem e sou testemunha dessa façanha , um grandioso e verídico argumento a seu favor : Dois mandatos históricos , relevantes , e muito bem sucedidos na cidade . E Zéfinim ! Por isso , os passos de seu pupilo e afilhado político são sincronizados pelo seu controle remoto . O slogan de Paulo Bomfim é um só : “ Deus no céu e Isaac Carvalho na terra ! “. Anteno que isso, por si só , não deveria ser um problema . Até ser uma solução , poderia . O que está em voga não é a união indissolúvel da dupla , mas , as consequências dos seus projetos políticos pessoais que ostentam sem averiguarem as reações da cidade como um todo . Vejo que o curioso Leitor tá doidin pelas coisas tintin por tintin. Ok, num seja por isso que vamos arengar. Vosmecê , Leitor- patrão , é quem manda e o escrevente escreve .
Sir Isaac Carvalho e Mister Paulo Bomfim :
Oposição Bisonha rima com Vergonha.
Como na música do mestre Gil : “ Aqui pra vocês! “.
Satisifeitim , Leitor?
Continuando o Windows ...
Falta é coisa , meu caro. Num disse que tem que ter peito , raça e coragem?
A Prefeitura de Juazeiro, versão Bomfim , anda insípida , incolor , inodora , dando a parecer um tanto quanto avessa à novidades saudáveis . Quer salvar-se pelo continuísmo de obras , reformas de outras mal-acabadas , tapar buracos , caravanas , toda sexta tem. Até louvo e elogio essa herança estruturante tocada com vigor pra frente. Palmas de vera , Bomfim. Porém , ainda é bastante pouco , posto que o eleitor esperançava por bastante muito . E sonha , a cada acordar , com criativas surpresas quentes e não com cópias mesmices mornas .
Indago : Um governo que não pensa subsistirá atrelado ao passada até quando?
Ah , esqueci. Discupinha , Leitor . Paulo Bomfim pensou , pensou, chamou os seus assessores mais próximos para somarem pensamentos e , após o balançar da cabeça do pai Isaac sinalizar positivo , o Conselho Sábio agiu . Inventou de inventar “ anti-formidáveis “ projetos . De uno por uno :
A respeito dessa última resolução , nem sonhar em calar o bico . Se segure , Leitor. Abra os olhos e ponha uma gota de colírio , Sr. Prefeito .
É de ficar boquiaberto com a atitude do próprio Executivo Municipal em justificar as demissões dos contratados sob o falso e ignóbil pretexto de que demitiu-os em nome do bem maior da comunidade. Quis afirmar com isso que Juazeiro aplaudiu de bom grado esse gesto desumano de demitir funcionários que suaram o ano trabalhando e nas suas férias ganham de presente de Natal o olho da rua. Olha que justamente no período em que mais se tem gastos e necessidades. E sabe lá se os mesmos retornam após o recesso escolar. Oh, my God... chamou o povo de troglodita , Prefeito! Como o caso foi , segundo as suas palavras , para economiza , aproveito a sua linha de desrraciocínio inlógico e , no ensejo, faço-lhe uma sugestão : Demita , na mesma canetada , para ser mais justo com o seu Deus e a sua consciência , todos aqueles seus Assessores que nem sala têm para ficar e ganham ótimos salários chupando o dedo e ouvindo Pablo Vittar. Minto , Prefeito Bomfim? Toda a população sabe disso de ‘ có e saltiado ‘. Saia agorinha do seu gabinete e na primeira esquina questione o primeiro passante. Saia. Saiu e voltou? Não, né?
Dói ouvir as ruas.
*** Psiu , não cale-se eleitor!
Para afrontar mais ainda : Ao apagar das luzes do Infeliz Ano Velho rolam rumores confiáveis de um projeto enviado à famigerada Câmara Municipal de venda , a preço de banana em fim de feira , do SAAE e entregar à iniciativa privada o mais precioso e sagrado líquido do nosso povo : A ÁGUA . Affe , painho , juro num credito não!
Tudo o acima exposto foi brilhantemente arquitetado e orquestrado pela gestão municipal e está fielmente/religiosamente/rigorosamente e outros mentes sendo , nesse estalar momento , executado a plenos pulmões e vapores. Finalidade única : Entupir até as tampas os cofres do governo!!!
Sei , digníssimo Leitor , que o induzi sem querer querendo a perguntar entre incertezas e incredulidades : Essa bufunfa toda vai parar aonde mesmo? Relax . Maracugina . Eles pensam ... já pensaram ... o destino . Salve seja bom! Salve seja bom para a cidade e o seu pobre povo periférico! Sou daqueles que tem certo crê nas origens de um ser humano. Ora , de origem humilde e de muito esforço e trabalho , Paulo Bomfim somente precisa olhar para trás uma vez por dia. Sem muitos pestanejos lembrará , caso tenha esquecido , do que as pessoas humildes - trabalhadores simplórios - donas de casa - estudantes públicos –desempregados - moradores de bairros esquecidos - similares ... carecem , necessitam , urgenciam , para viverem sem mendigações e humilhações.. É aí que deve ser investido grandíssima parte da bufunfa. Na esteira do bom senso de que não botei o meu voto , esperança , e solidariedade pelo ralo , esgoto , vaso de cagar , sou um dos que mais torcem para que a sua gestão , Prefeito Paulo Bomfim , regue como se deve e comece a cuidar com mais cuidado desde a semente até o fruto a mais importante planta nativa de Juazeiro : “ PESSOAS POVO “ .
Mas , ...
Moeda corrente é que , no seio popular , o ibope do Sr.Prefeito e a sua gestão e a sua comitiva está cada dia mais descambando em vertiginosa queda livre. No entanto , Paulo Bomfim deve rever várias de suas secretarias , assessorias , normas , portarias , programas , planilhas , projetos , a partir do próximo ano . Vale da Sorte contar , ainda , com uma parte de secretários e assessores altamente eficientes e competentes . Conheço-os e dou os sinceros parabéns dobrados a esses dignos . Entretanto , em contrapartida tem aqueles de narizes empinados que agem com desrespeito ao povo simples e vivem como se as merdas deles não fedessem e os seus mijos tivessem sabor de suco de abacaxi com hortelã . Saca quem são , amigo ? Tomém . A esperança é que mudando nefastas peças , Paulo Bomfim sinta-se Prefeito . Sinta-se Prefeito eleito e de fato . Caia na real de que a cadeira é sua e a canetada final sai de sua mão ( Direita ou esquerda , afinal? ). Quem sabe , cercando-se de gente qualificada , mais humana , versátil em ideias ,desambiciosa , inteligente , culta , e longe de influências dos leilões de cargos , saiam lapsos de raciocínios lógicos, populares e de afetos sublimes ao povo ?
Quanto à parte política , o Prefeito acha-se acuado pelos cantos e recantos .
Apenas o ‘ coitado’ do Deputado Estadual Zó , com remotíssimas chances de reeleição , não indicou ( Questão de moral? ) secretarias e nem cargos de importância . Nunca entendi bem o porquê do Deputado Zó chegar a esse estado , haja visto que foi um dos pioneiros e um dos mais fiéis escudeiros do lançamento de Isaac Carvalho na política. Sem contar que é , ou era , um dos pilares do PC do B na cidade e região. De repente o ver-se um pouco fora de órbita , alijado , sem relevantes trabalhos , ações , e uma reles influência na gestão do município. Zó , pelo andar da carruagem e o que se fala nas rodas analíticas of the city , mostra-se claramente chateado , desanimado e enciumado com os mimos de Isaac e do Prefeito mudando de rumo e caindo sempre no colo do seu colega de Assembleia e concorrente eleitoral Roberto Carlos . É , Zó , o bife tá assando e dispõe de um mínguo tempo. 2018 bem ali , ó.
Roberto Carlos deu uma de velha raposa política e conseguiu ( Em troca de seu apoio à eleição de Paulo Bomfim e a promessa de dobradinha a Deputado com o candidato vaqueiro . ) levar de mão beijada três Secretarias ( SESP , SECULTE , SESAU ) , a vice prefeitura , Centro de Cultura , dois vereadores e inúmeros cargos municipais . Embora todos saibam do enrascamento seu com a PF numa Operação que corre dia e noite fungando na sua cacunda , o Deputado de larga votação no estado e subestimável em Juazeiro , faz de conta serem meros Detalhes. Tá é tão por cima da carne seca que , quando da apresentação do seu time de futebol há poucos dias atrás , o Prefeito Paulo Bomfim sem ter o que fazer, largou a prefeitura e foi lá no luxuoso hotel paparicar o Deputado e os seus boleiros . Sério , Leitor, juro de pés juntos . Vai ver, o Prefeito encarou como um ato de fé e caridade cristã.
No plano nacional, o PC do B decepciona ao lançar uma candidatura própria a presidente . Os pseudos comunistas daqui seguem a linha “ Salvar o pescoço e continuar roendo o osso ” e - ridículos miquinhos amestrados - saem grunhindo sem nenhuma graça , sassaricando pelos meios de comunicação , invadindo redes sociais , vestindo camisas marteladas e uivando > Somos todos Manuela! Brincadeirinha de mavébécé esses comunas da terra da Banda Mirage. Só não são piores do que a subserviência imoral e explícita ( Assim asseguram as incontáveis Assessorias Especiais dos seus principais dirigentes e familiares . ) do PT local. PT Juazeiro : Notável lambedor do chulé de Isaac Carvalho e pro deleite bajuloso insaciável surgiu mais outro para lamber ... o chulé de Paulo Bomfim .
Calma, coxinhas . Calma , golpistas . Calma , alckministas . Calma , bolsonaristas. Calma , moroistas . Calma , gilmarmendesistas . Calma , olavocarvalhistas.
Nem se afoitem :
“ Quem é legítimo defensor da democracia , quem é um verdadeiro cidadão idealista , quem é adepto do humanismo , sempre ENXERGARÁ como escórias e HIPÓCRITAS POLÍTICOS , os eleitores de Aécio , os amantes da justiça seletiva da lava-jato , os neo fascistas , os reacionários , os direitopatas , os apoiadores do impeachment e das reformas golpistas ... sonhando baterem panelas com o enterro de LULA . “ . ( Euzinho Gondim )
Nisso, por fazerem parte ainda de um time democrático e lulista , saúdo Paulo Bomfim, Isaac Carvalho , Zó , Roberto Carlos , alguns Vereadores , alguns Assessores , alguns Secretários , alguns Uns. Bem que poderiam ter um apoio mais robusto meu e de milhares de concidadãos além de, por enquanto, somente nisso. Bastariam querer por fazê-lo. Tenderam, camaradas ... Tenho certeza.
Otonce, acudam com mais amor essa cidade e o seu povo humilde. Combinado?
Sendo assim:
Revisem erros grosseiros e levianos do Infeliz Ano Velho. Daí, a partir de um regozijo literário mental de ponderações entre o mal e o bem, busquem fazer ao máximo o que for do bem. Sem subterfúgios, mídias, mentiras, ilusões, traições, iras, apegos fúteis, ganâncias, falsidades.
Então, o povo que os elegeu terá , finalmente , um...
FELIZ ANO NOVO !!!
Para todos.
Pr’Euzinho Gondim, tomém.
Otoniel Gondim --- Professor, Escritor e Compositor.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.