Geraldo, bom dia!
Aqui é Eugênia Lourenço de Souza, sou moradora do São Geraldo aqui em Juazeiro-BA. Passei para compartilhar uma experiência com o atendimento dos profissionais que atuam na Zona Azul de Juazeiro.
No dia 15/12 procurei a agência da rua 7 de Setembro, após tentativa frustrada de diálogo com uma atendente itinerante responsável por notificar o cidadão.
Situação: estacionei a moto na vaga de carro por engano, lapso mesmo, pois carecia de parar por 5 minutos na loja e não atentei para esse detalhe no momento de compra do bilhete e também não fui orientada pela pessoa que me vendeu o bilhete e que estava ao lado do local que estacionei a moto. Aproximadamente 4 minutos depois que retornei ao lugar encontrei outra atendente tirando foto para notificar. Expliquei que em virtude da urgência não atentei para o detalhe e mostrei que nem tinha 5 minutos ainda do tempo de parada e pedi para que reconsiderasse. Nada, nem diálogo obtive! Com os dedos na maquineta já operando minha multinha de R$ 7,50 ela concluiu o procedimento e só depois disso se certificou que só tinham passado 5 minutos. Deu-me o papel e disse não poder fazer nada e que se tivesse me visto com o capacete na mão dentro da loja teria me abonado da notificação por escrito.
No local de atendimento na rua 7 de Setembro fui recebida com carão. Até parecia que era uma criminosa. Com cara amarrada a pessoa que me atendeu disse que não havia ouvidoria ou outro órgão que pudesse receber a minha reclamação sobre eles, a agência; que tudo se resolvia por ali mesmo. Só depois de encontrar um agente de trânsito e de já ter pagado os R$7,50 (nesta altura já não confiava em como resolver as coisas) fui orientada a procurar o CSTT para direcionar minha reclamação sobre o atendimento e falta de flexibilidade do pessoal do Zona Azul. Como contribuinte senti-me lesada pela ausência de orientação-lembrete sobre não estacionar em zona de carro e, pior, ser ouvida somente depois de notificada; ser ouvida somente depois de percorrer 3 espaços e ainda assim pedir para não ficarem com raiva de mim, pelo fato de estar reclamando do atendimento. Mesmo na última instância de reclamação tive de pedir a quem me atendeu para não ficar com raiva de mim a fim de fazer a pessoa diminuir o tom de voz para comigo e enxergar uma pessoa frustrada e triste com a prestação de serviço em lugar de ver uma notificação a ser paga somente.
Sem mais, e deixo aqui minha experiência para sensibilizar as pessoas sobre atender gente/humano e não multas. Somos humanos e podemos esquecer, nos enganar sobre onde devo estacionar. Meu erro foi um lapso. Não coloquei a vida de ninguém em risco, não atentei contra o bem-estar e direito de ninguém. Só queria dialogar e explicar meu lapso, mas...
Que este R$ 7,50 não passe em branco no tocante ao atendimento mais respeitoso e humanizado ao contribuinte juazeirense!
Abraços e fique em paz!
Eugênia Souza
Graduanda em Psicologia
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