As cidades de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, e Limoeiro, no Agreste do estado, recebem a 11ª edição do Festival Canavial, que busca valorizar as manifestações culturais nordestinas. Com o tema “Celebrando o encontro entre os cabras e caboclos”, o evento oferece, a partir desta sexta (15) até domingo (17), uma programação gratuita de shows, encenações e apresentações de maracatu e caboclinho.
No primeiro dia do festival, é apresentado, em Aliança, o espetáculo “Cabras e Caboclos”, oriundo de um “intercâmbio” entre o Maracatu Rural Estrela de Ouro de Aliança e o Xaxado Cabras de Lampião, de Serra Talhada, dois grupos pernambucanos de cultura popular. Na apresentação, caboclos de maracatu rural vestem o figurino de personagens do xaxado e vice-versa para uma performance de maracatu. A programação da sexta (15) termina com shows de poesia e improviso de artistas de Nazaré da Mata.
No sábado (16), é a vez de Limoeiro receber a programação do festival, que leva cortejos às ruas da cidade. O percurso do Boi de Cara Branca, de Limoeiro, da Orquestra de Frevo Zezé Correia, de Aliança, e do Grupo Tambor Olhos do Tempo, de João Pessoa, sai da Avenida Santo Antônio, no Centro, em direção ao Centro Cultural Galpão das Artes. À noite, o Pátio da Feira da cidade recebe apresentações dos maracatus rurais Leão Misterioso e Estrela de Ouro e dos grupos Coco Popular de Aliança e do Ylê de Egbá, de afoxé, além de Patusco.
O festival contempla o público infantil com a programação do domingo (17), que inclui a apresentação do espetáculo “O Peru do Cão Coxo”, de Ariano Suassuna, no Centro Cultural Galpão das Artes, em Limoeiro. À noite, as tradições afro-brasileiras ganham o palco do Pátio da Feira, na mesma cidade, com apresentações do músico Afonjah, às 20h; do Quinteto Violado, às 21h; e do Trio Nordestino, às 22h.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.