O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) realizará um mutirão para atendimentos, prevenção e combate do câncer da pele no dia 09 de dezembro (sábado), das 9h às 13h, na Policlínica da Univasf (centro de Petrolina).
A ação é baseada na Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e é estimulada também pelo movimento Dezembro Laranja. No mês em que se reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a entidade quer tornar a campanha ainda mais conhecida pela população e para isso faz um alerta especial para as pessoas que se expõem constantemente aos raios solares através do slogan “Se exponha mas não se queime”.
Sob coordenação da dermatologista do HU-Univasf, Paulyane Ramos, o mutirão contará com a participação voluntária de outros dermatologistas da região, além de residentes e estudantes de medicina da Univasf. Na edição anterior, foram atendidas aproximadamente 200 pessoas e diagnosticados 30 casos de câncer de pele.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém, seus números são muito altos.
A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.