Todo profissional recém-chegado à Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) passa por um treinamento admissional, que envolve os setores de Segurança do Trabalho, Núcleo de Educação Permanente, Tecnologia da Informação, coordenação e gerência ao qual estará ligado. A iniciativa tem como objetivo apresentar a Unidade, suas normas, rotinas e práticas do serviço.
Além deste momento, os funcionários também passam periodicamente pelo treinamento de humanização e integração promovido pelo IMIP Pernambuco, que tem como finalidade apresentar a filosofia da instituição e a sua tríade de atuação: assistência, ensino e pesquisa.
De acordo com a coordenadora de enfermagem da UPAE, Graziella Franklin, esses momentos são de extrema importância para a equipe e para o serviço. "Dessa forma a gente faz o acolhimento devido ao profissional e ele não entra de paraquedas na Unidade. Começamos esse protocolo pela enfermagem, mas estendemos a todos os outros setores devido a sua relevância", destaca.
As enfermeiras Cássia Luiza de Souza, Flávia Gabrielle Ferreira e Andreska Ferreira, todas admitidas recentemente, reconhecem a importância dessa iniciativa. "Fiz a prova de seleção do IMIP para cadastro de reserva e fui chamada para a entrevista. Entrei agora no dia 01 e já passei pelo treinamento. Achei fantástico, pois pude perceber o quanto os profissionais daqui são capacitados e como a rotina da Unidade é bem estruturada. Sem dúvida, com esse suporte me sinto muito mais segura e preparada para prestar um serviço de qualidade, à altura do que a equipe oferece", afirma Cássia.
Flávia também aprovou: "Entrei no mês de agosto, também devido à seleção, e nesse treinamento aprendi muita coisa, inclusive a como atender bem ao público. A UPAE é uma unidade de saúde de referência na nossa região, capaz de prestar uma assistência à saúde digna e resolutiva à população, e em pouco tempo de serviço já posso dizer que melhorei como profissional e ser humano". Andreska ainda acrescenta que com a iniciativa "fica bem mais fácil pegar a rotina".
Para Graziella, o reconhecimento é importante, porém o que prevalece é a possibilidade de continuar oferecendo um serviço de alto padrão no Sistema Público de Saúde. "O que de fato nos orgulha é ser referência em atendimento em Pernambuco", admite.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.