A agroindústria da agricultura familiar em Afrânio, Pernambuco registrou o primeiro doce de leite. A produção de leite no Brasil se configura como importante atividade econômica, uma vez que o país é considerado o sétimo maior produtor mundial de leite, com um volume anual de 24 bilhões de litros ao ano. Em meio aos laticínios especializados, um grande número de pequenos produtores está distribuído por todo o território nacional e vive da renda gerada na atividade, que ainda é vital para a agricultura familiar.
O doce de leite é um dos produtos com maior importância econômica e responde por uma produção mensal de 450 mil litros de leite. Nesta região, a técnica de elaboração do “doce de leite branco” é passada entre gerações e já se constitui importante tradição local, que se manteve por muitas décadas.
A fábrica tem a capacidade de processar até mil litros de leite por semana, com apenas três pessoas operacionalizando. “Com o beneficiamento e o selo iremos agregar mais valor ao produto, onde vendemos por dez reais, podemos passar para vender a quinze reais, isso nos remunera melhor e nos faz acreditar ainda mais na agricultura familiar” diz seu Dedé, um dos produtores de leite da região..
A cidade de Afrânio é famosa por produzir um doce de leite peculiar, com sabor regional. Nos idos da década de 40, do século passado, o doce já era produzido e comercializado na região. De acordo com os relatos, a “Dona Cota” dispunha-se a ensinar algumas moças do povoado de Caboclo e assim a tradição na produção de doce foi se expandido.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.