Teve início nesta quarta-feira, 01, a segunda edição do Festival Afrocoletividade. O Festival é uma ação socioeducativa, politica e cultural que visa o combate ao racismo e promove a valorização e afirmação da identidade negra em Petrolina, promovendo o fortalecimento cultural, sócio formativo e auto reflexivo como proposta para a construção de políticas públicas a nível Municipal.
O evento idealizado e organizado pela Rede de Mulheres Negras em Petrolina, traz em seu contexto uma agenda diversificada em construção coletiva com artistas, produtores culturais, sociedade civil organizada, coletivos e todos que queiram contribuir com criatividade e boas energias com abordagem racial e afro-brasileira, justificando assim o nome do festival Afro (de Afrobrasileiro e/ou África) e Coletividade (de construção coletiva).
Esse mês é consolidado como um momento propício a reflexões sobre a situação do negro no Brasil, no qual já vem ganhando maiores proporções e atualmente ocorre em quase todo território nacional.
Celebrado em 20 de novembro o dia da Consciência Negra conhecido também como o dia nacional de Zumbi o então líder do Quilombo dos Palmares, morto em 1695, entre os estados de Alagoas e Pernambuco na região Nordeste do Brasil. e foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.