0s representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia (Seeb), Thiago Sena e Pollyanna Evangelista, estiveram reunidos com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, e com o secretário de Governo, Clériston Andrade, para apresentar uma nova proposta de gestão das Unidades Básicas de Saúde de Juazeiro. A assessora de planejamento da Sesau, Ianni de Almeida, também participou do encontro.
De acordo com o secretário de Governo, a Seeb apresentou um modelo que envolve as equipes de saúde da família de maneira mais democrática, tendo o enfermeiro como figura central do processo. “Os gestores assumiriam um compromisso com a gestão, por meio do estabelecimento de metas, para que cada unidade possa cumprir os indicadores mínimos e que, a partir disso, os profissionais das unidades possam ser premiados”, explica Clériston Andrade.
Segundo a representante do Seeb, Pollyanna Evangelista, o modelo é uma reivindicação da categoria, como forma de valorização do servidor e qualificação dos serviços ofertados na Atenção Básica do município. “O gestor de UBS teria o compromisso de fazer a unidade funcionar, de forma que as metas pactuadas no plano do município sejam atingidas, que o trabalho de prevenção em saúde seja qualificado, além de captar mais recursos para o município, por meio das melhorias nos indicadores de saúde”, afirma.
A secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, disse que a gestão vai analisar a proposta. “A princípio gostamos muito do que nos foi trazido. Agora vamos tentar construir um modelo em conjunto, porque é uma determinação do prefeito Paulo Bomfim que a gente melhore a saúde de Juazeiro, e não há melhoria significativa da saúde se não for a partir do trabalho dos nossos servidores”, pontua.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.