As hortas comunitárias e familiares desenvolvidas e implantadas no período de 2005 à 2012, estão sendo reativadas pela Prefeitura Municipal de Campo Alegre de Lourdes, após quatro anos desativadas. Por meio da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, os técnicos irão capacitar as famílias através de oficinas pedagógicas e orientá-las quanto aos projetos de plantios, destacando a educação ambiental. Inclusive, no projeto algumas hortas terão um espaço para um viveiro, que será utilizado para a plantação de mudas nativas, buscando a recuperação das matas ciliares.
“Temos como principal preocupação buscar a conscientização da comunidade em relação às questões ambientais”, enfatizou o secretário de Agricultura Maruzinho dos Passos (Mazim). Com a reativação do projeto, a prefeitura pretende dar continuidade às ações que já foram iniciadas na comunidade Volta de Baixo. “Queremos plantar culturas de abobrinha, alface, beterraba, couve-flor, repolho, batata doce, salsa, cebolinha, coentro, cenoura, goiaba, mamão, banana e maracujá”, adiantou o secretário.
Para o prefeito Dr. Enilson, essas políticas públicas são ações de grande importância na vida do povo, principalmente para aqueles de baixa renda. “Através deste projeto será possível melhorar a renda das famílias, pois os produtos serão vendidos para alimentação escolar. Além disso, as famílias estarão consumindo alimentos saudáveis e oferecendo produtos ecologicamente corretos”, ressalta o prefeito.
O propósito é envolver os adolescentes, os pais e a comunidade e proporcionar um conhecimento que poderá ser utilizado também em suas casas. A prefeitura municipal oferecerá insumos, sementes e assistência técnica, além dos implementos necessários para o cultivo. “Já existe um cadastro com várias famílias no projeto, o que demonstra que estamos no caminho certo! Construiremos mais hortas que deverão estar prontas até o final do ano e também faremos um trabalho de arborização nos locais, com a finalidade de proporcionar sombra”, ressalta Dr.Enilson.
As hortas comunitárias são resultado de uma parceria entre a prefeitura municipal, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos. Elas fazem parte dos programas complementares do Bolsa Família, cujo objetivo é oferecer autonomia as famílias beneficiárias possibilitando uma renda extra e uma melhor qualidade de vida. As famílias beneficiárias do programa são acompanhadas pela equipe técnica do CRAS.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.