Nos últimos dias 22 e 23 de setembro, aconteceu na capital baiana o V Encontro estadual de Mulheres do PCdoB, convocado pela secretária estadual de Mulheres e líder de bancada no congresso, a Deputada Alice Portugal. Neste encontro, estiveram representadas várias cidades da Bahia, inclusive Juazeiro, com uma comissão formada pela secretária de Mulheres do comitê municipal do PCdoB, Quitéria Lima, a dirigente Luana Rodrigues, a membro da comissão de organização do PCdoB Queila Patricia, a membro da comissão institucional Carla Lorena e a Comunitária e sindicalista Suely Nelson.
O encontro teve como objetivo debater a tese do 14ºCongresso do PCdoB e abordar pontos de alterações do estatuto partidário, nos mais variados aspectos inovadores e inclusivos, em especial, a participação significativa das Mulheres na perspectiva da paridade de gênero nas diversas instâncias da organização e atuação partidária. O PCdoB é o partido que tem, proporcionalmente, a maior bancada feminina na câmara de deputadas/os e trava batalha árdua nas questões que dizem respeito às Mulheres no congresso. O partido tem no seu comando uma Presidenta, Luciana Santos-PE, que tem atuação firme nas questões populares e de equidade.
A secretária estadual de Mulheres do PCdoB, Alice Portugal, tratou minuciosamente do contexto político atual e destacou o fundamental papel das Mulheres, enquanto maioria na sociedade. Nessa mesma perspectiva, Alice tratou das reformas da previdência e trabalhista, que afetam principal e cruelmente as Mulheres. “Somos a maioria da população, somos a força motriz deste país, não podemos continuar ocupando espaços que não sejam de decisão e de direcionamento dos nossos interesses e de interesse da população, que é constituída majoritariamente por nós, Mulheres. A sociedade avança quando homens e Mulheres caminham lado a lado, de mãos dadas; a emancipação humana se dará quando homens e Mulheres ocuparem os mesmos espaços e não mais houver disparidades de direitos. Como dizia o velho Lenin: ‘Sem Mulher não há revolução’.” Disse Alice. Alice também relatou a hercúlea batalha na votação da reforma política na semana anterior, na qual o PCdoB esteve na iminência de ser instinto, caso fosse aprovada a emenda aglutinativa.
A secretária de Mulheres do PCdoB de Juazeiro, Quitéria Lima, avaliou o encontro como bastante positivo e de extrema relevância para as Mulheres do interior, considerando as dificuldades encontradas na luta das Mulheres pela ocupação dos espaços de decisão. “As mulheres do PCdoB de Juazeiro tem atuado de maneira incisiva nas questões feministas e de garantia de direitos, bem como na política municipal. Somo o partido em Juazeiro que tem mais Mulheres filiadas e, estas, são Mulheres dos mais variados segmentos sociais: sindical, comunitário, estudantil, negras, Mulheres de terreiro, LGBT e vários outros. Neste 14º congresso as Mulheres de Juazeiro são uníssonas com as dos outros comitês do PCdoB, no que se refere a paridade e as questões sociais que nos atingem verticalmente. ” Disse Quitéria.
Compuseram à mesa de debates a Secretária estadual de Mulheres, Julieta Palmeira; a secretária estadual do trabalho e renda, Olívia Santana; a secretária nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha; a presidenta nacional da UNEGRO, Ângela Guimarães; A Presidenta estadual da UBM, Natália Gonçalves e a vereadora de Salvador Aladilce-PCdoB. A conferência Municipal do PCdoB de Juazeiro acontecerá no dia 30 de setembro no Happort hotel a partir das 09h da manhã de sábado.
Por Queila Patricia, comissão de organização do PCdoB e comunicação da secretaria municipal de Mulheres do PCdoB.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.