A IV edição do Festival Gastronômico Sabores de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, segue até o próximo domingo (1º). Com apoio do Governo do Estado, o tema desta edição é 'Uma Viagem pela Itália'. O festival faz parte do calendário festivo do município desde 2013. Produtos da agricultura familiar são utilizados no preparo dos pratos.
No total, 27 estabelecimentos participantes disputam as categorias: prato principal (restaurantes); petisco (bares e botecos); lanche (lanchonetes, creperias, tapiocarias, padarias e pizzarias); e sobremesa (doceria e cafeteria). Os participantes têm o desafio de elaborar os pratos de acordo com o tema escolhido pela comissão organizadora, que normalmente são de pratos típicos do Brasil, mas, nesta edição, a comissão ousou e desafiou os empresários a buscarem referências para o cardápio na culinária italiana.
A abertura da Cozinha Show aconteceu no último dia 13, no Shopping Pátio Mix, com os chefs Maira Pinto e Pedro Mesquita e o participante do Bake Off Brasil Dário Heberson. Durante o evento, uma aula show é realizada aos sábados na Cozinha Show, numa mistura de cultura e gastronomia italiana com a brasileira.
Assim como nos anos anteriores, o festival mantém a programação voltada para o público infantil com o Cozinha Kids, que tem como objetivo incentivar as crianças a participarem de atividades educativas voltadas para a culinária. O intuito é preparar lanches saudáveis e divertidos voltados para a culinária italiana.
Uma das novidades da IV edição é o Desafio Gastronômico - Duelo de Gigantes. A proposta é selecionar seis chefs que se inscreveram para estarem na Cozinha Show aos sábados à noite, durante o período do evento, apresentando receitas com produtos surpresas que serão mostradas no momento do desafio pela coordenação do evento.
O festival acontece nos principais bares e restaurante da cidade e movimenta toda a população, agradando os mais exigentes paladares. O evento tem como objetivo maior: evidenciar Teixeira de Freitas como referência profissional gastronômica, além de potencializar a economia através da culinária e fortalecer também o turismo.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.