ARTIGO - ENTENDA O QUE É PROPAGANDA SUBLIMINAR

20 de Sep / 2017 às 23h00 | Espaço do Leitor

*Josemar Santana

A PROPAGANDA SUBLIMINAR consiste em mensagens feitas para serem percebidas apenas no SUBCONSCIENTE. São as chamadas MENSAGENS SUBLIMINARES.

MENSAGEM SUBLIMINAR é um conteúdo dissimulado, uma mensagem visual ou auditiva escondida que atua no SUBCONSCIENTE da pessoa que é exposta à mensagem em questão.

São mensagens implícitas que têm algum objetivo predefinido e normalmente são usadas como uma forma subtil de incentivar algum tipo de comportamento, seja ele a compra de algum produto ou uma atitude no âmbito da ética e moral.

Em muitos casos, este tipo de mensagem é uma imagem ou frase curtíssima escondida em um vídeo ou numa fala e que é imperceptível (ou quase) para a pessoa. Muitas vezes, esses conteúdos podem estar inseridos em apenas uma fração de segundo de imagem do vídeo ou da fala. Várias marcas já foram indicadas como utilizadoras de mensagens subliminares na sua estratégia de marketing.

Enfim, MENSAGENS SUBLIMINARRES são aquelas que os sentidos humanos não conseguem perceber de forma CONSCIENTE, atingindo outra parte do cérebro humano, o SUBCONSCIENTE.

O termo MENSAGEM SUBLIMINAR foi criado pelo especialista em MARKETING, o americano James Vicary, no ano de 1957, quando desenvolveu a técnica chamada de “projeção subliminar”, em que as imagens intencionais impossíveis de se perceber de forma CONSCIENTE eram projetadas em frações de segundo.

Essa técnica de “projeção subliminar” de uma mensagem em frações de segundo foi utilizada em seções de cinema, nos intervalos de projeção de um filme, utilizando frases minúsculas, compostas de apenas dois vocábulos, sendo escolhidas naquela experiência as frases “DRINK COKE” (Beba Coca-Cola) e “EAT POPCORN” (Coma Pipoca).

Ao final das seções de cinema Vicary constatou que a experiência resultou no aumento das vendas de Coca-Cola (18,1%) e de Pipoca (57,7%). Constatou-se, aí, que a MENSAGEM SUBLIMINAR é aquela que trabalha com o SUBSCONSCIENTE das pessoas, porque a mensagem captada é assimilada sem nenhuma barreira CONSCIENTE, já que o indivíduo não perde a CONSCIÊNCIA, mas a mensagem subliminar (dissimulada) pode influenciar as pessoas.

Com essa experiência exitosa, a MENSAGEM SUBLIMINAR passou a ser utilizada com muita frequência e sucesso no âmbito da PROPAGANDA, notadamente, na PROPAGANDA INSTITUCIONAL (de governos) e no âmbito da PROPAGANDA POLÍTICA.

Assim, a PROPAGANDA SUBLIMINAR ganhou feições de MENTIRA COM APARÊNCIA DE VERDADE, ganhou feições de DISSIMULAÇÃO.

Atualmente, podemos ouvir e assistir a maciça PROPAGANDA INSTITUCIONAL DO GOVERNO DA BAHIA, usada insistentemente de forma SUBLIMINAR para incutir no SUBCONSCIENTE da população que determinadas realizações executadas pela ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL são fruto exclusivo do seu trabalho, sem participação de outras esferas de governo.

Conheça, a seguir, alguns exemplos notáveis ao nosso alcance.

O CASO DO METRÔ DE SALVADOR

Exemplo maior é a PROPAGANDA SUBLIMINAR da OBRA DO METRÔ, em Salvador. No meio do texto e entre imagens dos canteiros de obras, o narrador da PROPAGANDA diz: “OBRA REALIZADA 100 POR CENTO PELO GOVERNO DO ESTADO”.

Essa afirmação é absorvida imediatamente pelo SUBSCONSCIENTE das pessoas que ouvem ou assistem essa PROPAGANDA, fazendo-as entender que toda aquela OBRA é FRUTO EXCLUSIVO DA AÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO.

No entanto, os recursos são resultado de financiamento do GOVERNO FEDERAL, através do Ministério das Cidades e a área da construção é cedida pelo GOVERNO MUNICIPAL, havendo, pois, uma união de fatores para que a OBRA DO METRÔ seja executada. É verdade que a execução é 100% realização do GOVERNO DO ESTADO, que recebe o terreno da PREFEITURA DE SALVADOR, o financiamento do GOVERNO FEDERAL e o ESTADO apenas executa a obra, por meio de contratação de empresas privadas.

Mas no SUBCONSCIENTE das pessoas, a obra é fruto apenas da ação do GOVERNO DO ESTADO. Uma mentira com aparência de verdade.

O CASO DO PROGRAMA SOCIAL “MINHA CASA, MINHA VIDA”

Mas o GOVERNO DA BAHIA utiliza esse tipo de PROPAGANDA MENTIROSA COM APARÊNCIA DE VERDADE em outras situações, a exemplo do programa social “MINHA CASA, MINHA VIDA”.

Os recursos são do FGTS, administrado pela Caixa Econômica, portanto, pelo GOVERNO FEDERAL e os terrenos são adquiridos e/ou doados pelos MUNICÍPIOS e o ESTADO não entra com nada, absolutamente nada, mesmo porque os recursos são repassados diretamente à construtora da obra, sem a mínima interferência do GOVERNO ESTADUAL.

Mas na PROPAGANDA SUBLIMINAR o GOVERNO DO ESTADO faz as pessoas que ouvem ou assistem sua PROPAGANDA entender que a construção de moradias do Programa “MINHA CASA, MINHA VIDA” é fruto de ação sua, quando o narrador diz: O GOVERNO DA BAHIA ENTREGOU “X” CASAS EM SENHOR DO BONFIM”. ´

É verdade que entregou, sim, aproveitando-se da conclusão das obras e da seleção e entrega das habitações às famílias pela Caixa Econômica, com o auxílio da PREFEITURA, através de sua Secretaria de Ação Social, que cadastrou as famílias a serem selecionadas pela Caixa Econômica. Mas não é verdade que seja obra do GOVERNO DO ESTADO, porque em nada contribuiu para a sua realização.

No entanto, fica no SUBCONSCIENTE das pessoas que o Programa foi executado pelo GOVERNO ESTADUAL.

O CASO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE ITIÚBA

Aqui em nossa região, há ainda um exemplo bem clássico da PROPAGANDA SUBLIMINAR do GOVERNO DO ESTADO, além da Propaganda do Programa “MINHA CASA, MINHA VIDA”. Em Juazeiro, a PREFEITURA diz que é ação sua, enquanto o GOVERNO DO ESTADO diz que é ação dele. E os dois governos (Municipal e Estadual são aliados).

É a INAUGURAÇÃO DO SISTEMA INTEGRADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE ITIÚBA. Na recente visita que o Governador Rui Costa fez a Itiúba para autorizar o serviço de Recuperação da Estada que liga o Itiúba à Filadélfia e à Cansansão, a PROPAGANDA SUBLIMINAR veio logo em seguida, dizendo: O GOVERNO DA BAHIA ENTREGOU O SISTEMA INTEGRADO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE ITIÚBA. É verdade, sim. ENTREGOU, mas não INAUGUROU, porque o sistema, que depende da Barragem de Ponto Novo, não tem água.

No entanto, para o INCONSCIENTE POPULAR, o GOVERNO DA BAHIA inaugurou um necessário sistema de abastecimento de água, tão reclamado pela população itiubense.

Enquanto isso, uma pequena parcela do POVO CONSCIENTE diz pra si mesmo, IRÔNICAMENTE: “ME ENGANA QUE EU GOSTO”.

*Josemar Santana é jornalista e advogado, especializado em MARKETING INSTITUCIONAL e Direito Público, integrante do Escritório SANTANA ADVOCACIA, COM UNIDADDES EM Senhor do Bonfim (Ba), Salvador (Ba) e Brasília (D.F.) – E-mail: [email protected] – Site: www. santanaadv.com

Josemar Santana é jornalista e advogado

© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.