Na última sexta-feira (15) representando o Poder Público Municipal, o Secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Agenor Souza participou da votação para aprovar o Plano de Sustentabilidade dos Recursos Hídricos pelo Comitê de Bacia do Rio Salitre que aconteceu no distrito do Junco, em Juazeiro.
Com a aprovação do Plano e da Proposta de Enquadramento do Corpos de Águas do Rio Salitre será possível gerir e beneficiar também os moradores de Morro do Chapéu, Várzea Nova, Miguel Calmon, Umburanas, Jacobina, Mirangaba e Campo Formoso. Agora a documentação passará pela revisão e apreciação final do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH) e o Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEPRAM).
Os próximos passos serão: a capacitação dos membros - neste foi proposta a criação de um grupo gestor do INEMA para que consolide e tenha continuidade as discussões caso algum membro se afaste; a formação da Agência Legatária e por fim a discussão da educação ambiental e conscientização para o uso dos recursos.
Pela primeira vez foi criado um Plano de Bacia para o Rio Salitre, após um ano das fases de diagnóstico, prognóstico, oficinas temáticas e plenárias de aprovação. “Essa foi uma longa caminhada, mas que foi cumprida, assim como estava descrito no programa de governo do prefeito Paulo Bomfim com pautas voltadas para o meio ambiente e em defesa do Rio Salitre e do Rio São Francisco. Como representante municipal e conhecedor da situação do Salitre, tenho cada vez mais força e vontade de lutar para que nossa maior riqueza não acabe” explicou Agenor Souza.
O Comitê do Rio Salitre:
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre foi criado pelo Decreto nº 10.197 de 22 de março de 2006. Composto por 36 membros, dentre titulares e suplentes, sua estrutura é paritária entre Poder Público Estadual, Poder Público Municipal, usuários de recursos hídricos e Sociedade Civil Organizada.
O CBH Salitre tem como finalidade promover a gestão dos recursos hídricos, considerando a totalidade da Bacia Hidrográfica do rio Salitre como unidade territorial de planejamento e gestão; articular a viabilidade técnica, econômica e financeira de programas e projetos de investimentos e apoiar a integração entre as políticas públicas e setoriais, visando a sustentabilidade socioambiental da bacia hidrográfica como um todo; estabelecer parcerias para criação de novas tecnologias e capacitar recursos humanos voltados para a conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente e orientar os usuários de recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre no sentido de adotar os instrumentos legais necessários ao cumprimento da Política de Recursos Hídricos do Estado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.