Os consumidores de Petrolina reclamam da conta considerada absurda e de acordo com os moradores na conta existe um acréscimo pelos serviços de esgoto onde é cobrado mais de 50% do valor de água residencial. "Mas o que temos é água podre correndo pelas ruas", diz a morada Maria de Jesus, residente no bairro Areia Branca.
O comerciante José de Assis, reclama do esgoto também nas proximidades do Mercado Público da Avenida São Francisco. "É uma vergonha. É uma fedentina. Esgoto aberto na rua e pagamos mais de ciquenta porcento na conta todo mês", reclama Assis.
No site de serviços da Compesa consta a informação "que quando toda essa água não recebe o devido tratamento, ela pode poluir rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal, ou, causar grandes danos à saúde pública por meio de transmissão de doenças".
A Compesa também informa que os bairros onde existem esgotos ao ar livre ou fossa, o mau cheiro e a sujeira proliferam juntamente com o lixo, favorecem a reprodução de ratos, baratas e moscas e muitas bactérias prejudiciais a nossa saúde, causando um aumento de doenças, como verminose, hepatite, disenteria, leptospirose, cólera, dengue e muitas outras. Portanto, dois objetivos são fundamentais para o planejamento de um sistema de esgoto: a saúde pública e a preservação ambiental".
Nossa reportagem enviou solicitação a Compesa para esclarecer as denúncias.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.