O Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) retomou as medições de pequenas propriedades rurais de Juazeiro, dando continuidade ao Projeto de Regularização Fundiária, que tem o objetivo de proporcionar aos agricultores a regularização do seu imóvel rural através do título de terra na modalidade doação. Até o momento, 62% das medições já foram concluídas em todo o território composto por 10 municípios.
A Regularização fundiária garante ao trabalhador rural o acesso à terra e a inserção nas políticas públicas dos governos estadual e federal, fortalecendo a agricultura familiar. Cada município do território do São Francisco será atendido com 200 títulos de terra, totalizando duas mil famílias beneficiadas. Após as medições, os títulos de posse de terra serão emitidos pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário do Estado da Bahia (CDA), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
As medições devem acontecer no Distrito de Carnaíba do Sertão e chegarão também a outras comunidades de Juazeiro. De acordo com a assessoria já foram medidas 46 propriedades rurais em Juazeiro e outras 154 estão programadas dentro da meta de atendimento.
As próximas comunidades a receberem os nossos técnicos são Abóbora, Massaroca, Itamotinga, Mandacarú, Pinhões e Salitre.
A coordenadora do projeto, Ítala Damasceno, explica que todos os proprietários de terras que estão recebendo esse benefício passaram pela fase de cadastramento e avaliação de documentação no início do projeto.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.