O Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) reuniu, na última semana (01), recepcionistas e agentes de portaria para falar sobre a prioridade especial das pessoas maiores de 80 anos.
A nova diretriz foi estabelecida pela Lei 13.466, que altera os artigos 3º, 15 e 71, da Lei 10.471, de 1º de outubro de 2003, que determina: em todo o atendimento de saúde, os maiores de 80 anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência. De acordo com o Estatuto do Idoso, são consideradas idosas pessoas a partir de 60 anos.
Segundo a assistente social Cynthia Sousa, a “prioridade da prioridade” já vem sendo utilizada na UPAE, mas a direção sentiu a necessidade de fazer um momento formal para tirar dúvidas e prestar maiores esclarecimentos. “A equipe precisa estar bem informada, principalmente aqueles que trabalham com o acolhimento inicial do paciente, pois são eles que os recebem. Mas, todos os demais profissionais também serão abordados sobre o assunto”, garante.
Entre os idosos, o segmento das pessoas com mais de 80 anos é considerado mais vulnerável e as suas necessidades precisam ter preferência perante as demais. A nova lei também é válida para outros segmentos, como para contendas judiciais. “O Serviço Social está presente na Unidade justamente para garantir direitos e para essa efetivação nós precisamos do apoio de todos, pois não fazemos nada sozinhos”, ressaltou Cynthia aos presentes na reunião.
Um novo momento similar já está sendo planejado para essa semana envolvendo profissionais do Pronto Atendimento (UPA24h) e uma outra reunião está sendo proposta com a equipe médica. “Dessa forma esperamos garantir a prioridade especial em todos os serviços que ofertamos”, finaliza a assistente social.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.