Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas sediarão entre os dias 7 a 10 de setembro, o Seminário do Cariri Cangaço, sendo que o município de Delmiro Gouveia, sediará pela primeira vez o evento. Com o tema "Cariri Cangaço Trilogia", o evento consta de conferências, apresentações culturais, visitas, mesas para debates, lançamentos de livros, procissão de vaqueiros e aboio, encontro de sanfoneiros e missas.
O Cariri Cangaço é um evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico que reúne os mais destacados pesquisadores e historiadores das temáticas; cangaço, coronelismo, misticismo, messianismo e correlatos ao sertão e ao Nordeste, do Brasil e da América Latina. Pesquisadores, historiadores, escritores, documentaristas e cineastas discutirão um dos fenômenos mais complexos da história do Nordeste brasileiro: o cangaceiro Virgulino Ferreira.
O curador e coordenador do evento Manoel Severo e membros do Grupo de Estudos Cangaço Cariri, revelam que o evento terá uma intensa agenda nas três cidades que são envolvidas nos mais históricos fatos da vida e obra de Lampião e seus cangaceiros.
Cinco Estados integram as discussões do Cariri Cangaço, sendo Ceará; com Crato, Juazeiro, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro, Porteiras, Lavras da Mangabeira e Brejo Santo; Paraíba, com Sousa, Nazarezinho, Lastro, Princesa Isabel e São José de Princesa; Alagoas, com Piranhas; Pernambuco, com Floresta e Sergipe com Poço Redondo.
Manoel Severo, é fundador e Curador do Cariri Cangaço, Presidente do Conselho Consultivo, Diretor da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço; Diretor do GECC – Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.