Minha singela homenagem a todos aqueles que nos ajudam a pensar... Escolhi citar a amizade e fazer recorte do filosofo Martin Buber, Eu e Tu filosofia do diálogo...
A vida é mais bonita quando compartilhamos tanto as alegrias quanto as tristezas. São realidades que não foram feitas para serem vividas na solidão. É compartilhando do que é triste que nos preparamos para superação e é compartilhando da alegria que nos tornamos capazes de prolongá-los no tempo. Nós sempre precisaremos de amigos; gente que seja capaz de indicar direções, despertar o que temos de melhor e ajudar a retirar os excessos que nos tornam pesados.
E bom ter amigos. Eles são pontes que nos fazem chegar aos lugares mais distantes de nós mesmos, Porquê Martin Buber, grande nome da Filosofia Personalista, dizia que do encontro entre duas pessoas sempre nasce uma terceira.
A terceira pessoa é uma forma de derramamento de tudo o que nos sobra, o que pela força do encontro fazemos aflorar. Esse é o princípio simples por meio do qual podemos explicar as regras de nossos amores. O que gostamos uns nos outros é tudo aquilo que antes era solidão em nós e que depois, pela força do encontro, é iluminado, multiplicado e maravilha, somente compartilhando. Amigos são assim, sãos os que multiplicam, assim deixo meu carinho a toda turma.
Saudações feminista e antirracistas.
Katússia Almeida, graduanda em Filosofia pela UFPI Universidade Federal do Piauí, extensão UAB.
"Toda a verdadeira vida é encontro" Martin Buber
Juazeiro 16 de agosto 2017
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.