RedeGN - Imprimir Matéria

Ação de limpeza na Ilha do Rodeadouro marca aniversário do Rio São Francisco

05 de Oct / 2010 às 06h30 | Política

Em comemoração ao dia nacional do Rio São Francisco foi realizado ontem (04), durante todo o dia, na ilha do Rodeadouro um mutirão de limpeza e ações de conscientização e preservação ambiental realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – SEADRUMA e de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos – SEIHASP. A ação contou com a participação de técnicos ambientais, agentes de limpeza e voluntários, que coletaram uma grande quantidade de lixo por toda a ilha.

De acordo com Josefa Galdino, supervisora ambiental da SEADRUMA, o objetivo principal da ação foi realizar uma atividade concreta de recolhimento de resíduos sólidos na ilha e no povoado. “Mas é importante informar, que isso não é o suficiente, pois é apenas uma ação emergencial, e a ilha precisa de um programa de monitoramento. A vegetação está comprometida, o rio está assoreado e a erosão está danificando o local. Como a ilha está num espaço de competência nacional temos que buscar a parceira do IBAMA e da Marinha para que a localidade possa ser utilizada de forma adequada, efetivando um programa para que amenize a degradação ambiental”, observou Josefa.

O fiscal do setor de limpeza da SEIHASP Cícero Guilherme da Silva, informou que a equipe formada por 23 homens foi distribuída para a realização da limpeza tanto da ilha quanto do povoado. Além da equipe da prefeitura o mutirão também contou com o apoio de voluntários. O estudante italiano de arquitetura sustentável e engenharia ambiental, Mateus Nigro, falou sobre a ação. “Faço parte de uma ONG em Nápoles - Itália, que trabalha com meninos de rua e a cada ano essa ONG envia um voluntário para desenvolver alguma atividade criativa no PETRAPE (Associação dos Pequenos Trabalhadores de Petrolina), além disso, também desenvolvo um trabalho sobre os direitos ambientais através de um projeto conjunto com a UNIVASF. Quando soube que hoje iriam realizar esse trabalho de limpeza, me dispus a ajudar, e contribuir de alguma forma para a preservação dessa maravilhosa ilha”, destacou Nigro.

Já a presidente da Associação dos Barraqueiros da Ilha, Marlucia Fernandes falou sobre os benefícios da ação. “Está é uma excelente iniciativa, a prefeitura se prontificou a nos ajudar ainda mais em relação à limpeza da ilha, pois esse trabalho já vinha sendo realizado, e agora será intensificado. Estamos trabalhando também em conjunto com os órgãos competentes na questão da segurança e da conscientização dos usuários para que não sujem a ilha. Existem tonéis distribuídos por todo o espaço, e agora a prefeitura também irá instalar lixeiras fixas para contribuir ainda mais para a limpeza do local”, observou Marlucia.

Lene Radina – Assessoria de Imprensa / SEADRUMA

© Copyright RedeGN. 2009 - 2022. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.