É notório que o sistema de saúde público tem sentido a crise vivenciada no país, com mais usuários tendo que utilizar o SUS. Diante disso, os serviços que convivem com dificuldades e a superlotação precisam, em muitos momentos, se reinventar para oferecer um serviço de qualidade à população.
E no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina essa realidade não é diferente. A unidade materno/infantil é referência para 55 municípios da Rede PEBA e é reconhecidamente a que mais faz partos em Pernambuco, com uma média de 600 realizados por mês.
Muitas vezes, o que sobressai é o empenho da equipe em ser resolutiva diante de cenários não tão favoráveis. O Dom Malan, em alguns momentos criticado por não conseguir atender adequadamente à demanda de 140%, é o mesmo que faz a diferença na vida de muitas famílias e que ganha o reconhecimento dos seus usuários.
“O problema é que as notícias boas geralmente têm muito menos impacto do que a negativa. Diariamente nós vivenciamos histórias de sucesso e superação aqui dentro, mas isso é muito pouco comentado. Temos projetos lindos, somos um hospital amigo da criança, temos um grupo de voluntários atuando diariamente no HDM e uma equipe muito comprometida”, pondera a ouvidora Margareth Stelitano.
E é justamente pela ouvidoria que chegam os elogios e agradecimentos, pois esse é canal legítimo de gestão e comunicação entre os cidadãos usuários do SUS e a coordenação da unidade de saúde. “A ouvidoria está aqui para atender às solicitações de reclamações, denúncias, sugestões e elogios, no intuito de aperfeiçoar o serviço prestado”, esclarece.
Por esse canal de comunicação, o hospital recebeu recentemente o reconhecimento de duas famílias, que através de email parabenizaram a equipe pela humanização e o serviço prestado. Janaiara Rosa, mãe de Ediney Valentini, fez várias referências, inclusive aos porteiros, pessoal da limpeza, nutrição e do banco de leite. “Gostaria de agradecer pelo atendimento à minha filha. Aos médicos, que foram atenciosos, dedicados e nos acolheram muito bem. À disposição e paciência da equipe de enfermagem. E todos os demais profissionais que fazem o Dom Malan”, disse no relato.
Gratidão também foi a palavra chave escolhida pelo Arnon Vasques, cuja esposa teve bebê no serviço. “Mesmo com todas as dificuldades encontradas no SUS, o Dom Malan faz bem o seu papel, pois conta com pessoas que vestem a camisa para ajudar outro ser humano. Mando esse agradecimento, pois temos que ser sábios e reconhecer no momento certo”, ressaltou no email também enviado à ouvidoria.
“Esses são alguns dos exemplos que chegam ao conhecimento do quadro funcional, mas não da população. Por isso, achamos importante fazer essa ressalva. O Dom Malan está em Petrolina há quase 86 anos e já fez parte da história de muitas pessoas. É um serviço de extrema importância para 55 municípios e isso precisa ser reconhecido”, finaliza Margareth.
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