ESPAÇO DO LEITOR: MAU ATENDIMENTO DO PSF DO JARDIM VITÓRIA.

18 de Jul / 2017 às 18h00 | Espaço do Leitor

Geraldo,

Em primeiro momento quero deixar claro que não sou contra a gestão do atual prefeito quem vem dando continuidade ao crescimento de nossa Juazeiro. Estou apenas fazendo juz ao meu direito de cidadão.

Quero através deste renomado Blog, o qual sou leitor assíduo, relatar um fato que vem acontecendo no PSF do Bairro Jardim vitória com relação a uma coordenadora da unidade, responsável pela marcação de procedimentos como consulta e exames.

Acredito que muitas pessoas pensam da mesma forma, porém, não manifestam sua indignação por medo ou coisa do tipo. Entendo ser importante apresentar a minha indignação, pois, assim fazendo acredito que a Secretária de Saúde tomará alguma providência. Nós necessitamos de pessoas que possam vir a somar e não como a que está presente na unidade. Percebo quando estou presente no posto que muitas pessoas estão insatisfeitas pela forma que a mesma nos trata. Para melhor entendimento relatarei um fato que aconteceu comigo.

Sabe-se que a obesidade vem crescendo a cada dia por diversos fatores e que se não for tratada acarretará em outras doenças graves. Estou pré-diabético e com obesidade grau 2. Com isso, venho procurando tratamento.

No dia 01/06/2017 fiz uma consulta na Policlínica da cidade e o médico me encaminhou para a nutricionista. Na mesma data, às 12:33h fui ao PSF acima citado e entreguei a coordenadora a guia de consulta para que a mesma fizesse a devida marcação.

Aproveitando ocasião perguntei se já havia marcado a guia de exames que deixei dias atrás. A mesma de forma arrogante me respondeu negativamente alegando que eu não havia preenchido os dados. Eu respondi dizendo que no PSF tinha meus dados e que ela estaria autorizada a usá-lo para fazer a marcação. Sei que os usuários devem preencher suas devidas guias. Entretanto, caso o paciente tenha esquecido não custa nada pegar o prontuário do mesmo para fazer preenchimento da guia.

No dia 17/07/2017 (um mês depois) fui ao referido PSF para saber se haviam marcado minha consulta com o nutricionista e a coordenadora surpreendentemente me cobrou a guia. De pronto informei que já havia entregado no dia 01/06/2017. Ela me disse que não estava com a guia e que deveria consegui uma, pois havia uma vaga para o dia 18/07/2017 e que só poderia marcar com o devido encaminhamento. Pediu para que eu retornasse à tarde para ver se resolvia minha situação. Não retornei, pois, entendo que não caberia a mim resolver. Afinal, não tenho culpa se perderam minha guia.  

Chateado com tamanha irresponsabilidade, no dia seguinte (18/07/2017) voltei ao PSF para saber se a mesma tinha resolvido minha situação, mas infelizmente ouvi um não. Desta forma, tomei a liberdade de falar com o médico que estava em atendimento para solicitar um novo encaminhamento para o nutricionista. Foi a partir daí que a mesma fez a marcação.

Quer dizer que se o médico não me desse uma nova guia iria perder a vaga por irresponsabilidade dos outros? ISTO É UM ABSURDO.

Insta salientar que antes de ir ao PSF me dirigi a Secretaria de Saúde com o intuito de fazer a marcação da mesma por lá. Falei com a senhora Carol que me informou que as marcações são feitas pelo posto de saúde do bairro. Na ocasião havia informado sobre a forma de atendimento da senhora Shirlei.

É importante esclarecer que sempre fui solicito e amigável com todos do PSF.

ATENÇÃO SENHORA SECRETÁRIA DE SAÚDE.

SEI QUE ESTÃO FAZENDO AJUSTES PARA MELHORAR A SAÚDE DE NOSSA CIDADE, PORÉM, PEÇO QUE OBSERVEM, ANALISEM MAIS AS PESSOAS QUE COLOCAM PARA TRABALHAR NOS PSFs. SOMOS SERES HUMANOS E MERECEMOS RESPEITO. FISCALIZEM. FAÇAM PESQUISA DE SATISFAÇÃO.

SOU USUÁRIO DO PSF E AS POUCAS VEZES QUE ESTIVE NO MESMO ME SENTI CONSTRANGIDO PELA FORMA DE COMO FUI TRATADO.

No mais agradeço a compreensão de todos.

E estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Esdras Vieira - Comunitário do Bairro.

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