O deputado Roberto Carlos (PDT) propôs, em um Projeto de Lei, a renomeação da via BA-210 para Dom José Rodrigues de Souza. No documento, ele informa que Dom José Rodrigues marcou a vida do povo sanfranciscano pela atitude firme e destemida, em defesa dos direitos da população pobre das caatingas, beira do rio e periferias urbanas.
Em 1975, foi ordenado bispo e nomeado para a Diocese de Juazeiro. Durante seu episcopado, acompanhou a Comissão Pastoral da Terra e a Pastoral da Juventude do Meio Popular no Regional Nordeste 3 da CNBB. Foi ainda presidente nacional do Conselho Pastoral dos Pescadores. Desde sua renúncia, em 2003, dom José vivia no Convento Redentorista de Trindade (GO).
Quando chegou a Juazeiro para ser bispo, a barragem de Sobradinho estava em construção. Então, ele assumiu a sorte dos relocados, depois dos pobres em geral e nunca mudou. Com poucos padres e religiosos, chamou leigos para apoiar os 72 mi relocados. “Justificar essa proposição é, pra mim, muito gratificante, uma vez que fui testemunha ocular das obras que o bispo emérito dom José Rodrigues de Souza fez por Juazeiro e toda a região”, disse Roberto Carlos.
“Sem precisar mais me estender, visto que aqui em poucas palavras já expus que é mais do que merecida essa justíssima homenagem a esse grande homem que se dedicou à causa dos menos favorecidos, sobretudo, na região onde está localizada a referida rodovia, por isso, conto com os meus pares para a plena aprovação deste presente projeto de Lei”, justificou o deputado.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.