Acontece em Petrolina dia 30 de julho a II Caminhada Ágape. As inscrições iniciam dia 01 de junho e serão encerradas em 15 de julho. No período de 01/06 a 30/06 o valor será de R$ 55,00, e de 01/07 a 15/07 a taxa aumenta para R$ 60,00.
A prova terá duração em média de 1 hora e trinta minutos, com distância de 6,4 km. A saída ocorrerá às 7h da Comunidade Terapêutica Associação Ágape (instituição filantrópica que está à frente do evento), seguirá em direção ao Serrote do Urubu e pela trilha que dá acesso a beira do rio, com retorno pela área externa.
Poderão participar atletas, residentes, ex-residentes, familiares e amigos do Ágape, de ambos os sexos. Os participantes deverão chegar 1 hora antes para aquecimento e orientações.
A organização disponibilizará estrutura para estacionamento no local, um percurso seguro, pontos para hidratação, equipe médica para dar o suporte necessário, além de um saudável café da manhã, que será servido após a caminhada.
O objetivo da ação é conscientizar a população para a importância de ter qualidade de vida por meio de prática permanente de exercícios, que além de prevenir doenças crônico-degenerativas, colabora também para o bem físico, mental, psicológico e emocional.
Quem se inscrever também estará contribuindo com as atividades desenvolvidas pelo Ágape, já que o valor arrecadado será destinado para a Comunidade Terapêutica, que acolhe pessoas com dependências de substâncias psicoativas.
De acordo com o coordenador da II Caminhada Ágape, Filipe Pitágoras, esse ano os inscritos presenciarão um novo formato. “Os participantes percorrerão uma trilha ecológica onde terão maior contato com a natureza, passando pela beira do rio e ao lado do Serrote do Urubu”, afirmou.
Pitágoras fala também da relevância social do evento. “Vários estudos atualmente têm demonstrado que a atividade física feita regularmente e de forma correta atua como fator de proteção na dependência química. As pesquisas indicam que o dependente quando inserido no programa de atividade física tem controle maior quanto ao uso, além de estar mais protegido em relação às recaídas”, informou.
O coordenador Filipe Pitágoras finaliza convidando a comunidade de Petrolina e região. “O exercício físico é fundamental no tratamento da dependência, além de outros benefícios documentados na literatura, e deve ser praticado diariamente por todos que pretendem ter uma vida mais saudável. Vamos juntos levantar essa bandeira”, finalizou o coordenador.
A iniciativa não tem caráter competitivo e por isso não haverá premiação em dinheiro. Todos os participantes que cruzarem a linha de chegada receberão medalhas. As vagas são limitadas, podendo fazer parte um total de 200 participantes.
Os interessados devem acessar o site: www.agapepetrolina.com.br e ler o regulamento oficial, que possui as regras necessárias para a realização do evento. As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas pelo email [email protected] ou pelo telefone 87 9 88033589.
Associação Ágape
Desde 1992, a Comunidade Terapêutica Ágape vem acolhendo homens com transtornos decorrentes de uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.
O atendimento é integral e visa reintegrar pessoas ao seio familiar e a sociedade. O serviço possui uma equipe multiprofissional e articula com a rede intersetorial do município, quando necessário.
As atividades desenvolvidas para os residentes são: terapias de campo na área de agricultura, terapias de grupo, educativa e do lar, estudos de casos, ações educativas e atividades físicas.
O Ágape proporciona ainda outros tipos de lazer, como: passeio em chácaras , cinema, por exemplo. Não possui fins lucrativos e está localizada na zona rural da cidade de Petrolina, na estrada das Pedrinhas.
O órgão funciona durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana. A triagem para receber novos usuários que chegam voluntariamente à entidade (apenas adultos do sexo masculino) acontece toda terça-feira, das 8h às 11h30.
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.